Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
acabamento de cerâmica

A diferença entre cerâmicas com acabamento polido, brilhante, mate e externo

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A cerâmica é um revestimento extremamente democrático, que atende a diversos gostos, estilos e vontades. Além dos formatos, estampas e texturas, é possível escolher entre acabamentos polido, brilhante, mate e externo.

Essa decisão pode ser estética, mas também técnica, já que ambientes molhados ou externos precisam de acabamentos específicos. É isso mesmo: realmente há uma cerâmica para cada pessoa, cada projeto e cada cômodo.

Só existe um problema nisso tudo: e se você escolher uma opção quando, na verdade, deveria ter escolhido outra? Pensando justamente nisso, resolvemos elaborar este guia para mostrar as diferenças entre os tipos de acabamento de cerâmica e como usar cada um nos seus projetos pessoais. Vamos lá?

Cerâmica esmaltada

Antes de falar dos acabamentos, é importante entender que eles valem para a cerâmica esmaltada. A cerâmica esmaltada, como o próprio nome indica, recebe uma camada de esmalte na sua finalização. Esse material atua como impermeabilizante da peça.

Na prática, a cerâmica esmaltada absorve menos água que outros tipos do mesmo revestimento. Por causa disso, é um revestimento mais fácil de limpar e suja com menos frequência.

Tipos de acabamento

Polido

sala com cerâmica de acabamento polido
O acabamento polido do Supercerâmico Cantabria Gris, da linha Clássica, traz um brilho diferenciado, o mesmo do porcelanato

O acabamento polido proporciona um efeito estético semelhante ao cristal. Isso porque utiliza resinas diamantadas que eliminam todas as imperfeições da superfície, tornando-a mais plana. A Pointer foi uma das pioneiras no mundo a investir no processo fabril que permite este processo na cerâmica, em 2019. Antes uma exclusividade do porcelanato, o polimento é aplicado nos Supercerâmicos, cerâmicas que apresentam uma resistência superior.

Este acabamento é perfeito para quem deseja compor a casa com paredes e pisos brilhantes, pois reflete bastante a luz natural ou artificial, destacando tanto a cobertura do revestimento, quanto o espaço ao redor. Devido à alta refletividade, também contribui para a iluminação indireta, deixando também os ambientes mais amplos.

Entre as vantagens do acabamento polido, podemos citar a praticidade para a limpeza. Basta um pano e uma solução com água e detergente neutro. Isso sem contar a sofisticação que traz ao produto em complemento aos desejados grandes formatos.

Como deixa a superfície extremamente lisa, este acabamento é indicado exclusivamente para pisos de ambientes secos, como salas e quartos, assim como para as paredes de qualquer ambiente. Os revestimentos da Pointer que recebem polimento são encontrados nas linhas: Clássica, C-Motion, Quasar e Neutra.

Brilhante

sala com cerâmica esmaltada e tipo de acabamento brilhante
O acabamento brilhante está presente nesta sala tanto no piso Infinita Bege, quanto na parede, Magic Platinum, da linha Decora Design

Provavelmente, as cerâmicas brilhantes são as mais populares. Como refletem bastante luz, suas cores ficam bem destacadas e ainda oferecem um pouco de iluminação indireta para o ambiente onde estão instaladas. O brilho dessas peças é alcançado pela aplicação de uma camada de esmalte brilhante. Diferente do acabamento polido, o acabamento brilhante envolve um processo mais simples de fabricação, o que torna o valor do produto final mais acessível.

Mas, assim como o acabamento polido, o acabamento brilhante também deixa a cerâmica muito lisa. Por causa disso, é muito escorregadia, não indicada para o piso de ambientes onde pode entrar em contato com a água, como o banheiro ou a cozinha. Já na parede desses espaços é mais que possível aplicar a cerâmica brilhante.

Um exemplo de utilização da cerâmica brilhante da Pointer é a linha Clássica, que reproduz mármores. Este acabamento está presente também nas linhas: Tropicália, Lenho, Alchimia, Bellini, Infinita, Neutra, Decora Branco e Decora Design.

Mate

banheiro com revestimento cerâmico no piso e parede
O acabamento mate é indicado para ambientes internos molhados, como este banheiro, com Ibérica Natural

A cerâmica mate é aquela que não brilha. Por causa disso, costuma apresentar uma textura um pouco mais áspera que as peças polidas. Essa textura específica e a falta de brilho fazem com que a cerâmica mate seja muito utilizada para peças que se propõem a reproduzir materiais foscos, como madeira ou pedra. Também existem peças desse tipo que são brilhantes, mas o toque fica mais característico com a peça mate.

Ibérica Natural, da linha Ibérica, é um exemplo de madeira Pointer com acabamento Mate. Para os amantes de mármore, a linha Clássica oferece peças tanto no acabamento polido e brilhante, mais característico do material, mas também no mate, para revestir pisos de banheiros e cozinhas. Este acabamento é encontrado também em praticamente todas as linhas da Pointer: Tropicália, Mediterrânea, Raízes, Lenho, Zeppelin, C-Motion, Urbana, Alchimia, Metropolitan, Cimento, Bellini, Oxide, Pietra di Basalto, Summer, Pedras Brasileiras, Piasentina, Neutra, Decora Branco, Decora Design, Mônaco e Singular.

Externo

área externa
Com acabamento EXT, Trastevere, da linha Lazer, decora tanto o piso quanto a parede desta área externa

Existe um tipo de cerâmica que é feito exclusivamente para ser colocado na parte externa da casa, pois é um revestimento duradouro em relação às intempéries da natureza. Também identificadas pelo símbolo EXT, essas peças resistem ao escorregamento.

Sua textura é bem mais áspera que o normal, proporcionando uma maior aderência e diminuindo o risco de escorregamento e quedas. É um tipo de cerâmica perfeito para ser usado em varandas, jardins, rampas e outras partes externas da casa. Para esses espaços, a linha Lazer da Pointer é uma ótima escolha, pois traz várias opções com acabamento externo, assim como alguns produtos das linhas Ouro Preto, Tropicália, Lenho e Pietra di Basalto.

Ajuda

Se você se interessou em usar cerâmica na sua casa e já decidiu qual dos tipos de acabamento é o mais recomendado para você, ou mesmo se ainda precisa de uma ajudinha para escolher, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar. É possível fazer isso sem sair de casa, acessando este link!