Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

9 soluções para garantir mais conforto térmico em casa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Sabe quando você consegue escutar o vento gelado lá fora enquanto curte sua cama quentinha e aproveita o tempo frio com aconchego? Mas, quando bate aquele calorão, também é gostoso sentir frescor ao entrar em casa, certo?

Como as temperaturas mudam bastante de acordo com a estação do ano, é fundamental ter conforto térmico em casa tanto nos dias frios quanto nos mais quentes.

Isso pode ser feito de duas maneiras principais. A primeira dá para implementar no seu lar agora mesmo: a adaptação dos ambientes para as mudanças de temperatura.

Esse ajuste pode ser alcançado por meio da escolha certeira de objetos, cores e móveis. Você vai ver como pequenas alterações fazem toda a diferença.

Já a segunda forma de garantir conforto térmico em casa é pensar nisso antes de construir o imóvel. Desde a decisão de onde a construção vai ficar localizada no terreno até a escolha dos pisos, há diversas maneiras estratégicas de se preparar para enfrentar as mudanças de temperatura.

E então, quer ficar por dentro do assunto e saber como diminuir o impacto do frio ou do calor no seu lar? Continue a leitura e conheça todas as nossas dicas!

Como adaptar a sua casa para ter mais conforto térmico

As sugestões abaixo podem ser feitas em qualquer ambiente e a qualquer momento. Acompanhe!

1. Invista em tapetes e cortinas

Apostar em tapetes e cortinas é a forma mais prática de trazer conforto térmico para o seu lar. Além de serem muito fáceis de inserir no ambiente, também são recursos excelentes para diminuir o impacto tanto do calor quanto do frio.

No inverno, os tapetes — especialmente os mais espessos — fazem com que você não precise caminhar por pisos frios. Por sua vez, os modelos finos e de tecidos frescos ajudam a diminuir o calor.

Já as cortinas são ideais para reduzir a entrada de calor e luz. Nos dias quentes, use-as também para reter as temperaturas reduzidas da noite dentro dos ambientes.

É só deixar as janelas e cortinas abertas durante a noite para que o ar fresco entre. Então, de manhã, feche-as e impeça a entrada de calor. Isso vai manter a casa fresquinha por mais tempo. Tecidos leves e claros aumentam esse efeito.

Quando estiver frio, faça o contrário e otimize o aproveitamento da luz do sol.

2. Prefira móveis com tons neutros

As cores têm um grande impacto no conforto térmico em casa. As tonalidades neutras refletem a luz, por isso garantem um ambiente iluminado e aconchegante. Como elas não absorvem calor, seu lar também fica mais fresco.

Uma alternativa para não precisar se livrar daquele sofá que você adora é complementar a decoração com capas de tons suaves, feitas de tecidos leves.

Dessa maneira, você aproveita o benefício da cor durante o verão e, quando esfriar, basta retirar a capa.

3. Insira as plantas na decoração

As plantas são uma excelente forma de elevar a umidade do ar e diminuir as temperaturas quentes em casa — além de trazer vitalidade e beleza.

Ao distribuí-las pelo imóvel, você forma corredores de ar fresco e mantém seu lar arejado por mais tempo nos dias de calor.

4. Distribua bem os móveis e objetos

Mudar seus pertences de lugar é outra forma de fazer com que a casa fique mais fresca ou quentinha — o que não tem a ver com o tamanho de cada cômodo.

No calor, é interessante que os móveis e objetos sejam dispostos de uma maneira espaçada. Isso melhora a circulação de ar e cria uma sensação de frescor, diminuindo a impressão de que o cômodo está abafado.

Já nos dias de frio, você pode tentar reformular a decoração para que alguns móveis fiquem próximos — as poltronas da estante de livros, por exemplo.

Isso vai transmitir uma sensação de aconchego. Busque inspiração na internet e experimente vários layouts, analisando como eles impactam o conforto térmico em casa.

Como garantir conforto térmico em casa ainda na fase de construção

É possível planejar uma construção levando em conta características que tragam mais conforto técnico e deixem o imóvel mais bem-adaptado para as mudanças de temperatura. Veja a seguir nossas sugestões.

1. Coloque um piso aquecido embutido no contrapiso

O contrapiso tem o papel de regularizar a laje, criando rebaixos e caimentos, por exemplo. Para ter mais conforto térmico no inverno, uma boa solução é embutir um piso aquecido nesse contrapiso.

Ele funciona por meio de uma tubulação de água quente ou resistência elétrica, que aquece o piso de maneira uniforme.

Trata-se, portanto, de uma ótima solução para quem mora em locais quentes ou sofre com o frio dentro de casa. Ele deve ser incluído ainda no projeto, pois é muito difícil adaptar um ambiente pronto para que o piso aquecido possa ser embutido.

2. Aproveite o frescor da cerâmica

cerâmica é uma boa opção para ter mais conforto térmico em casa. Isso acontece porque ela tem uma baixa inércia, ou seja, o material não retém o calor — não é à toa que é chamado justamente de “piso frio”.

Mas e no inverno? Nesse período, basta contar com os tapetes para garantir o aconchego e o calor no ambiente, mantendo a praticidade de limpeza e manutenção do piso.

Em regiões que a temperatura não abaixa muito nem no inverno, como o Norte e o Nordeste brasileiro, nem é preciso contar com essas alternativas, a cerâmica é o revestimento ideal para qualquer estação do ano.

3. Certifique-se de que as portas e janelas tenham boa vedação

Portas e janelas com boa vedação podem fazer toda a diferença, pois elas evitam que o frio entre com muita força em casa. Se isso acontecer, não tem tapete ou piso aquecido que resolva.

4. Escolha os tipos certos de vidro

Você sabia que o tipo de vidro nas suas janelas impacta a retenção de temperatura?

O vidro duplo é uma excelente escolha para quem mora em lugares onde faz muito frio. Ele tem um colchão de ar entre suas folhas e consegue impedir a entrada do ar gelado. Isso não é um problema no verão, pois as janelas devem ficar abertas durante os dias de calor.

5. Acerte no posicionamento da casa no terreno

Antes de decidir em qual ponto do terreno a construção vai ser erguida, é imprescindível analisar onde bate sol (e em quais períodos do dia), se há espaços úmidos ou com muita sombra e se o vento é excessivamente forte em determinada área.

Com todas essas informações em mãos, é possível alocar o imóvel na posição mais propícia para um maior conforto térmico, pensando também na localização das portas e janelas.

Viu só? Seja na hora de decorar ou de construir seu imóvel, o conforto térmico em casa não deve ser deixado de lado. Mesmo se o sol estiver fervendo lá fora ou se o frio for congelante, é importante que você e sua família se sintam à vontade e aconchegados em seu lar.

Gostou das nossas dicas? Que tal começar pelos pisos e revestimentos cerâmicos? Conheça agora todas as opções que temos para o seu lar!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida