Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Piscina Coberta: do revestimento à decoração

Não categorizado
Autor: Pointer - Data:

Ter uma piscina coberta em casa é mais do que simplesmente agregar um espaço aquático: é investir em conforto e lazer. Afinal, com o tanque coberto é possível aproveitar a área externa o ano todo, inclusive quando estiver friozinho ou chovendo, por exemplo.

Além disso, a piscina coberta tende a conferir mais privacidade aos moradores, além de sujar com menos facilidade.

Neste guia, vamos te mostrar as principais vantagens e desvantagens dessa escolha. Além disso, conheça os diferentes tipos de piscinas cobertas, os revestimentos mais indicados, as possibilidades de decoração e a integração com áreas de festa.

As vantagens e desvantagens da piscina coberta

Escolher entre uma piscina com ou sem cobertura sem seus prós e contras. Confira alguns pontos a observar.

Vantagens

  • Uso durante o ano todo: uma piscina coberta permite desfrutar da água independentemente das condições climáticas.
  • Privacidade e segurança: a piscina coberta tende a ser menos visível. Além disso, a segurança é reforçada, especialmente se houver crianças na casa.
  • Manutenção facilitada: a cobertura protege contra sujeira, folhas e detritos, reduzindo a necessidade de certos cuidados com a piscina, como a limpeza constante.

Desvantagens

  • Custo inicial: o investimento inicial pode ser significativo, considerando a estrutura de cobertura e os sistemas de climatização.
  • Espaço necessário: é preciso ter um espaço considerável disponível para a construção da piscina coberta.

O que levar em consideração ao planejar uma piscina coberta?

Depois de avaliar os prós e contras da piscina coberta, se a sua decisão é seguir com esse tipo de tanque, saiba o que mais você precisa considerar.

Tipos de piscina coberta

Manter só uma parte da piscina coberta permite aproveitar o sol. No tanque, revestimento Atol Patacho, da linha Atol. No entorno, cerâmica Iberica Design Deck, da linha Iberica

Há diferentes formas de obter uma piscina coberta. Confira algumas opções na sequência.

Piscina interna anexa

Nesse caso, ela é integrada à estrutura da casa. É a opção ideal para quem busca praticidade e acessibilidade.

Além disso, é uma boa escolha para quem prioriza a segurança e a privacidade. Dá para integrar a piscina coberta a um espaço gourmet ou a um jardim de inverno, por exemplo.

Também é uma opção interessante para quem quer uma piscina pequena. Assim, sobra mais espaço para aproveitar para outras finalidades.

Piscina coberta separada

Já essa é uma construção independente que oferece mais flexibilidade de design e pode ser uma escolha estética diferenciada.

Nesse caso, dá para aproveitar o espaço para incluir uma sauna ou um banheiro reservado aos usuários da piscina, por exemplo.

Piscina semicoberta

E que tal incluir cobertura só em uma parte da área de lazer com piscina? Essa é uma possibilidade interessante para quem está em busca dos benefícios desse tipo de tanque, mas não quer abrir mão de tomar um solzinho nos dias de calor.

Piscina coberta com borda infinita

Sim, é possível ter borda infinita até mesmo no caso de uma piscina coberta. Nesse caso, o fechamento da área deve ser em vidro, permitindo a vista para a área externa e conferindo a sensação de continuidade do tanque.

Quais revestimentos usar em uma piscina coberta?

Revestimentos fazem a diferença em piscina coberta. No tanque, cerâmica Atol Barra, da linha Atol. Do lado de fora, Basaltik, da linha Select

Além de conhecer os principais tipos, também é importante conferir os revestimentos para piscina coberta, que ajudam a compor esse espaço de lazer.

De maneira geral, as piscinas podem ser de fibra ou de concreto. No caso da piscina de alvenaria, é possível revestir com:

  • Azulejos: são duráveis e resistentes à umidade. Essa é uma boa opção para piscinas cobertas clássicas. Além disso, é versátil e fácil de combinar com outros revestimentos.
  • Pastilhas de vidro: adicionam um toque de luxo, refletindo a luz de forma deslumbrante na piscina coberta.
  • Deck de madeira: para um ambiente mais acolhedor, o deck de madeira proporciona um contraste natural e elegante. Se você está em busca de praticidade, sustentabilidade e economia, a melhor opção é o revestimento cerâmico amadeirado, que reproduz o material natural com fidelidade.

Já o entorno da piscina coberta pode receber diferentes tipos de revestimento. Como por exemplo madeira, mármore e, claro, cerâmica. Aliás, a cerâmica pode reproduzir diferentes materiais, incluindo pedra.

Nesse caso, opte por revestimentos com acabamento natural, ou com indicação do fabricante para uso em áreas molhadas. Isso ajuda a evitar acidentes no entorno da piscina coberta, como escorregões.

Tamanho de forma

Depois de escolher o material para a sua piscina coberta, decida de qual tamanho e qual vai ser o seu formato.

Leve em consideração o tamanho do espaço e o local em que a piscina precisa ser instalada. Tente manter o tanque proporcional ao espaço, mantendo um visual bonito e equilibrado.

Possibilidades de decoração do ambiente

Móveis fazem a diferença no ambiente da piscina revestida com Atol Maragogi, da linha Atol

A piscina coberta pode ser a grande estrela do ambiente. No entanto, há outros aspectos que você pode considerar para ter um espaço bem decorado.

  • Iluminação: no projeto, valorize a luz natural. Além disso, escolha lâmpadas indiretas para criar uma atmosfera relaxante e intimista.
  • Jardim interno: integre plantas e vegetação para trazer a natureza para dentro do ambiente. Você pode apostar em uma parede verde, vasos ou um jardim de inverno, por exemplo.
  • Mobiliário confortável: opte por móveis resistentes à umidade, como poltronas e espreguiçadeiras, para garantir conforto.

Integração com a área de festa

A integração da piscina coberta com uma área de festa é uma excelente ideia. Você pode criar um ambiente versátil, onde eventos sociais podem ser realizados com conforto, independentemente das condições climáticas.

Contudo, certifique-se de adicionar elementos como uma área de churrasco, um lounge e uma iluminação vibrante para maximizar a funcionalidade do espaço.

Aquecimento

Já que você vai investir em uma piscina coberta, que tal considerar instalar um sistema de aquecimento?

Assim, você vai mesmo poder usar a piscina o ano todo, independentemente do clima ou da época do ano.

Como vimos, ao planejar uma piscina coberta, você precisa considerar cuidadosamente suas necessidades, estilo de vida e orçamento.

A partir das escolhas certas de design, revestimento e decoração, você pode transformar esse espaço em um oásis privado e luxuoso, pronto para ser desfrutado em todas as estações do ano.

Quer tornar seu espaço ainda mais interessante? Confira as dicas para renovar a área externa.