Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Piso deck: saiba o que é e como usar essa tendência

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

As fabricantes de revestimentos têm investido cada vez mais em estampas, texturas e cores diferentes das convencionais. Entre essas novas opções, o piso deck tem se firmado como uma das tendências preferidas, podendo ser usado em diversos ambientes — assim como outros acabamentos que reproduzem o efeito de madeira.

Além de serem esteticamente agradáveis, os acabamentos que reproduzem texturas naturais têm vantagens funcionais e de sustentabilidade, uma vez que oferecem o mesmo resultado estético e mais praticidade, isso tudo sem abusar da natureza.

Descubra neste post os benefícios do piso deck e invista nessa opção!

Entenda o que é o piso deck

É um tipo de revestimento que reproduz, com cores e texturas, o visual da madeira submetida às intempéries. Seja um revestimento cerâmico, de plástico ou fabricado em outro material, o piso deck pode ser encontrado em diversos formatos: retangulares, quadrados, hexagonais etc.

Os estudos de design realizados para confeccionar esses acabamentos são inspirados em peças de madeira de demolição, exatamente para captar a aparência que a ação do tempo é capaz de conferir a um material natural. Dependendo dos tamanhos e formas, é possível gerar paginações de piso muito interessantes, com uma precisão que a própria madeira não permite.

Os decks plásticos combinam, em sua composição, plásticos reciclados e serragem. São fabricados no tamanhos de réguas convencionais e têm cheiro semelhante ao de madeira, em função da serragem.

O concreto e o PVC também podem ser coloridos e texturizados para decks. No entanto, devido à maior porosidade do concreto e à espessura reduzida do PVC — cerca de 3mm —, ambos são aconselháveis apenas para aplicação em ambientes internos sem umidade.

Os pisos desse tipo contam com diversas opções de montagem, que dependem diretamente do material-base. Podem requerer assentamento com massa cimentícia, no caso da cerâmica, ou exigir colagem específica ou encaixes peça a peça — processo que permite substituir placas de forma fácil.

Veja as vantagens de investir em um piso deck

Um dos maiores benefícios de utilizar o piso deck é a sua versatilidade. Ele vai bem em banheiros, áreas de lazer, halls de entrada e ambientes com grande tráfego de pessoas.

Quando fabricados em materiais cerâmicos que reproduzem a madeira, a sustentabilidade é um grande fator favorável, já que reduz a necessidade da extração de matéria-prima para uso como acabamento de obras.

Além disso, por serem considerados “frios”, permitem uma diminuição significativa na absorção de calor pela superfície em áreas externas ou fachadas, especialmente quando a opção for pelas cores claras. Por isso, proporcionam maior conforto aos usuários dos ambientes externos e conferem proteção aos espaços internos.

O piso deck também propicia segurança e apresenta maior durabilidade: não solta lascas, não sofre deslocamentos frequentes e tem maior regularidade no assentamento, devido à fabricação mais precisa.

Conheça as melhores aplicações

A resistência dos decks em cerâmica favorece a aplicação em paredes e pisos que possuam instalações hidráulicas, inclusive dentro do box de chuveiro. Combinando esse revestimento com peças de diferentes cores e materiais, é possível obter um efeito estético único.

As áreas de lazer externas também são propícias para receber esses revestimentos, tanto no chão quanto nas paredes. O resultado é ainda mais satisfatório quando há uma piscina ou churrasqueira, já que o piso deck oferece design rústico e aconchegante. Pelos mesmos motivos, é muito utilizado em ambientes comuns de condomínios e em casas de veraneio.

O uso de piso deck em academias vem crescendo a cada ano, uma vez que apresenta excelente resistência a tráfego moderado ou intenso de pessoas e ao manuseio de aparelhos e outros equipamentos.

Sua aplicação é recomendada, ainda, em corredores e halls de entrada de edifícios, sejam residenciais ou comerciais, pois oferecem um visual sofisticado e dificilmente apresentam desgastes ou quebras.

Aprendeu tudo sobre as vantagens do piso deck? Gostou do conteúdo? Para receber sempre novas dicas, assine a nossa newsletter!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida