Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Área de lazer com piscina: construa e garanta diversão em 7 passos

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Morar em uma região em que faz sol o ano inteiro é mesmo um privilégio. E, para celebrar essa natureza acalorada, nada melhor do que investir em uma área de lazer com piscina, concordam?

Porém, antes de dar aquele up na área externa da casa, é fundamental estar atento a todos os aspectos que envolvem a construção de piscina e a composição do espaço — além, é claro, dos cuidados de manutenção e segurança do item.

Pensando nisso, trouxemos este post com os sete passos da construção da área de lazer com piscina. Assim, vai ser moleza curtir o clima tropical com a família e amigos o ano inteiro. Pode apostar!

1. Acerte na escolha dos revestimentos

A escolha do revestimento é a primeira coisa a se pensar antes de construir a piscina. Afinal, piscinas são para relaxar, e não para ter dor de cabeça com vazamentos e infiltrações decorrentes de escolhas malfeitas, ok?

Por isso é tão importante escolher o revestimento adequado — tanto para o interior da piscina quanto para pisos e paredes da área externa — considerando que esses ambientes estão constantemente úmidos e expostos ao clima.

Nesse sentido, piscinas de alvenaria revestidas com materiais cerâmicos saem na frente nos quesitos praticidade, beleza e durabilidade, já que são resistentes e suportam agressões de componentes químicos como o cloro.

Outra grande vantagem de optar pela cerâmica é que essa é uma das maneiras mais econômicas e convencionais de revestir piscinas. Além disso, os cuidados de instalação e manutenção são bastante práticos.

Sem falar na versatilidade do material, que é garantida. Disponível em várias cores e padrões, com certeza você vai encontrar a cerâmica que mais combina com a sua área de lazer.

Linha Jardim Mix. Superfícies compostas por pedras naturais com um toque de arte.

2. Contrate mão de obra especializada

Acertar na escolha do revestimento para área externa e piscina já é um grande passo. Mas, se quiser evitar quaisquer riscos no percurso, também é essencial contar com mão de obra especializada para realizar o serviço.

Vários aspectos característicos da obra — como a incidência solar e de ventos, presença de árvores e de lençóis freáticos, inclinação do terreno, entre outros — demandam conhecimento técnico para arquitetar o espaço da melhor maneira possível.

Quando a obra é um pouco mais complexa, qualquer erro no processo de instalação pode gerar prejuízos enormes no futuro. Por isso, o ideal é se planejar financeiramente para investir com segurança na construção da área de lazer com piscina.

3. Reserve um local para a churrasqueira

O tamanho do ambiente é outro importante aspecto a se considerar, já que o espaço da piscina não deve ocupar toda a extensão da área de lazer. É preciso reservar um lugar de convivência para instalar a churrasqueira ou a cozinha gourmet e para colocar espreguiçadeiras, mesas e cadeiras confortáveis.

Essa é a forma mais eficaz de deixar sua área de lazer funcional e harmoniosa, garantindo o conforto e o bem-estar de sua família e amigos em todos os eventos que você realizar no local.

Se o seu espaço é reduzido ou se você não pretende investir em uma cozinha gourmet totalmente equipada, uma boa alternativa é concentrar-se apenas na área da churrasqueira, investindo em bancadas, pia e armários de qualidade para usufruir melhor do ambiente.

Ainda quanto à churrasqueira, prefira os modelos construídos, pois eles oferecem maior durabilidade e rendimento térmico. E lembre-se de que também vale muito a pena construir um lavabo com ducha, mesmo que pequeno, a fim de evitar a entrada de sujeira no interior da casa.

Linha Urbana, da Pointer. Interpretação arrojada do concreto que ganhou brilho e decoração gráfica em branco.

4. Favoreça o clima do ambiente

Quando falamos em área de lazer, a decoração precisa dialogar com a atmosfera desse tipo de espaço, pois isso é o que vai garantir o clima acolhedor do lugar, seja para um almoço em família ou para aquela pool party de tirar o fôlego.

Portanto, capriche na escolha dos itens do décor. Se você tem dúvidas de como acertar na combinação, uma ótima dica é mesclar móveis e objetos de composição natural — madeira, pedras e fibras de bambu, por exemplo. Assim, você trará toda a naturalidade do litoral para dentro da sua própria casa.

Mas lembre-se de que, nas áreas úmidas, os elementos em madeira (como decks ou móveis) precisam receber tratamento impermeabilizante para não absorverem a umidade local, mantendo-se conservados e brilhantes por muito mais tempo. Uma alternativa é utilizar revestimentos que reproduzem a estética do material, aliando beleza e praticidade.

5. Capriche no paisagismo

Além do décor característico do clima litorâneo, o paisagismo também deve ser valorizado. Não há nada como adentrar uma área de lazer onde as espécies vegetais dialogam com todo o entorno, em uma combinação perfeita de natureza e relaxamento, não é mesmo?

Para garantir esse efeito, basta escolher as plantas adequadas e caprichar na ornamentação dos jardins, compondo elementos como grama, madeira e pedra. Se a ideia for refrescar ainda mais a área, experimente montar o jardim principal bem próximo à entrada da casa, de modo a refrescar também o interior da residência.

Linha Canela. Material clean, elegante e que traz aconchego em interpretações de um designer artesão.

6. Cuide da manutenção

Não há como escapar! Piscinas demandam cuidados constantes e manutenção periódica para se manterem sempre funcionais e em perfeito estado. Cuidar da limpeza e verificar a qualidade da água, por exemplo, são atividades que você vai precisar incorporar à sua rotina.

Caso você não tenha tempo livre para essa tarefa, deixe um profissional encarregado de fazer a limpeza periódica. O custo-benefício é excelente, visto que a vida útil da sua área de lazer será preservada. Além disso, esse profissional saberá identificar eventuais problemas na piscina antes de eles se agravarem.

7. Fique atento à segurança da área de lazer com piscina

Todo mundo já sabe, mas não custa lembrar: piscinas requerem atenção redobrada com a segurança, principalmente para quem tem crianças em casa. Fique sempre de olho. Abaixo, trouxemos algumas dicas importantes para auxiliar você nessa tarefa:

  • instale redes de proteção de 1,20m de altura, no mínimo;
  • confira se o ralo está em perfeito estado de funcionamento;
  • certifique-se da profundidade da piscina antes de mergulhar;
  • não entre na água com comidas ou bebidas, principalmente em utensílios de vidro;
  • não corra ou faça brincadeiras perigosas no entorno da piscina;
  • escolha revestimentos que apresentem resistência ao escorregamento;
  • jamais deixe crianças sozinhas na área de lazer.

Pronto! Agora que você já conhece as principais dicas para construir uma área de lazer com piscina, é só convidar os amigos e fazer o brinde, pois a diversão está garantida. Aproveite para conferir nosso post sobre revestimentos para varandas e valorize ainda mais o seu ambiente externo.

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida