Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
área gourmet

Sua área gourmet merece revestimento cerâmico

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Quem tem área gourmet afirma com orgulho: é o melhor lugar da casa! Afinal, é muito bom cozinhar e receber familiares e amigos para desfrutarem de momentos agradáveis em um espaço bonito e apetitoso. E quando pensamos nos revestimentos da área gourmet, a cerâmica é a melhor opção.

Mas, antes de apresentarmos os benefícios do revestimento cerâmico para esse espaço, é importante pontuar a diferença entre área gourmet e cozinha. Enquanto a cozinha é o espaço de preparo das refeições do dia a dia, a área gourmet é dedicada a receber visitantes em eventos gastronômicos. Para isso, pode incluir churrasqueira, forno de pizza, adega, chopeira, e não precisa obrigatoriamente abrigar fogão, geladeira e despensa, porque conta com o suporte estratégico da cozinha.

Alguns apartamentos mais atuais já contam com varanda gourmet. É quando a varanda vem equipada com bancada, cuba e churrasqueira e tem espaço para mesa de jantar. Entretanto, é possível criar uma área gourmet também em imóveis antigos, em uma área externa, ou até mesmo na própria sala ou cozinha, criando um cantinho gourmet.

Como equipar a área gourmet depende dos seus gostos gastronômicos. O churrasco é o grande evento culinário em muitas partes do Brasil, então, normalmente, área gourmet é sinônimo de churrasqueira. Mas também vale forno de pizza, forno a lenha, adega, chopeira, cafeteira e máquina de moer grãos, bar, cooktop acompanhado de uma coifa potente. Valorize o que você ama preparar, comer e beber.

Além dos equipamentos gourmet, é bacana ter uma mesa grande para receber os visitantes. A decoração também faz diferença. Aposte em vasos com plantas e até mesmo em utensílios domésticos aparentes. Os revestimentos cerâmicos são o grande atrativo estético da área.

Benefícios da cerâmica

área gourmet com bancada e revestimento cerâmico na parede e chão
Mos Nero, da linha Decora Design, na parede e Clássico Branco, da linha Neutro, no piso, para uma área gourmet elegante, com bancada em vez de mesa tradicional

A área gourmet possui algumas particularidades. Para proporcionar momentos agradáveis, deve ser visualmente bonita, mas sem deixar de lado a praticidade que um ambiente de preparo de alimentos exige. Com inúmeras qualidades estéticas e técnicas, a cerâmica é o melhor revestimento para área gourmet. Separamos seis motivos que comprovam essa afirmativa.  

1 – Beleza

varanda gourmet com churrasqueira
O revestimento cerâmico Coimbra Bege foi o diferencial da decoração dessa varanda gourmet, aquecendo os acabamentos padrões do imóvel

Seja qual for o seu estilo, a Pointer tem uma grande variedade de revestimentos cerâmicos adequados para a área gourmet. Destaque para as reproduções perfeitas de materiais naturais, como madeira, mármores e pedras. Nesta varanda, o revestimento Coimbra Bege, da linha Ouro Preto, fez toda a diferença na decoração ao ser aplicado tanto no piso, quanto na parede, trazendo uma estética rústica e aconchegante. Por se tratar de um ambiente externo, o acabamento EXT oferece a segurança necessária para evitar acidentes.  

2 – Resistência

Uma área gourmet certamente conta com um tráfego maior de pessoas do que um quarto, por exemplo. Além disso, acomoda objetos pontiagudos ou pesados que podem cair. Isso sem falar da exposição maior às condições climáticas, como sol, chuva e umidade. Por isso, o revestimento precisa ser resistente. Mais um ponto positivo para a cerâmica. O Supercerâmico, cerâmica de qualidade superior da Pointer, suporta até 4 toneladas por m², oferecendo alta resistência a impacto, riscos, rupturas e desgaste. 

3 – Impermeabilidade

Diferentemente das madeiras e pedras naturais, o revestimento cerâmico tem uma superfície totalmente impermeável. Isso é possível graças à camada de esmalte que a peça recebe durante o processo de fabricação. Por isso, podemos molhar e lavar a cerâmica à vontade, sem prejudicar o revestimento. Ótimo para um espaço onde se faz comida e, consequentemente, muita sujeira.

4 – Não mancha

varanda gourmet com vestimento cerâmico no chão e parede
Os revestimentos Artesanal na parede e Cimento Branco no piso complementam o estilo rústico dessa varanda gourmet 

Em uma superfície de madeira, apoiar um copo pode significar uma mancha permanente. Imagine essa situação em uma área própria para receber pessoas para um evento gastronômico. No caso da cerâmica, porém, isso não é um problema. Afinal, a camada de esmalte forma uma proteção contra manchas. A cerâmica não mancha com vinho, gordura ou qualquer outro material. Caso alguém derrube um copo com refrigerante, por exemplo, basta passar um pano para solucionar facilmente o caso. A cerâmica tampouco desbota com a ação do sol – é um dos poucos materiais com essa ótima qualidade.

5 – Facilidade de limpeza

Cozinha como área gourmet
A cozinha pode se transformar em área gourmet se tiver mesa de jantar e decoração caprichada. Revestimentos Dominó Azul, da linha Decora Design, na parede e Clássico Branco, da linha Neutra, no piso

Limpar a área gourmet após a reunião com os amigos é uma tarefa rápida e prática para quem possui revestimento cerâmico. Um pano úmido resolve o problema, removendo facilmente toda a sujeira e deixando o local como novo. É possível utilizar produtos de limpeza comuns, como detergente, saponáceos, desinfetante, álcool e uma mistura com 25ml de água sanitária em um litro de água. Já o sabão em pó não é indicado. O amaciante em sua composição forma uma película sobre a superfície, promovendo aquela sensação conhecida como “piso engordurado”.   

6 – Resistência ao calor

Forno a lenha e churrasqueira não são capazes de intimidar os revestimentos cerâmicos. Isso porque a cerâmica já é queimada em um forno de 1200 ºC em sua fabricação. Então o calor de uma área gourmet é insignificante para a cerâmica. Pode revestir a parte exterior da churrasqueira tranquilamente que não vai trincar ou deformar.

Dica importante

cozinha com móveis claros, revestimento cerâmico estampado na parede e representação de madeira no chão
Paredes coloridas, cafeteira, mesa de jantar e utensílios culinários a mostra transformam a cozinha em área gourmet. Revestimentos Avelana Castanho, da linha Mediterrânea, no piso e Cardume Azul, da linha Singular, na parede 

No momento de escolher o revestimento para área gourmet é fundamental levar em conta o acabamento da peça: BR, POL, MATE ou EXT. Essa informação define a superfície do produto. Não existe “melhor ou pior”. Tudo depende da forma de utilização. 

Se a área gourmet fica em um ambiente interno e funciona mais como um espaço social, tanto faz o acabamento polido, brilhante ou mate. Desde que não se cozinhe tanto ali, a escolha é puramente estética. Porém, se a área gourmet é muito usada para o preparo de alimentos, com direito a churrasqueira e chopeira, é melhor optar  pelo acabamento mate, que não fica escorregadio quando molhado.

área gourmet externa com televisão
Riacho Doce e Ilhéus Canela possuem acabamento EXT e, por isso, são ideais para áreas gourmet externas 

Já em áreas gourmet externas, o acabamento da cerâmica precisa ser o EXT, antiderrapante e resistente às variações climáticas. Para conhecer todos os detalhes sobre a sopa de letrinhas dos revestimentos cerâmicos é só conferir um conteúdo especial sobre o assunto.

Com tantas qualidades, a cerâmica é a melhor opção de revestimento para área gourmet da sua casa, principalmente quando estamos falando sobre a Pointer. Acesse o site e conheça todos os detalhes sobre os nossos produtos. Ficou com alguma dúvida? Então deixe o seu comentário.