Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Piscina pequena: tudo o que você precisa saber para ter uma na sua casa!

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Uma casa com piscina é o sonho da maioria dos brasileiros. Mas como fazer quando a casa não tem espaço suficiente? A piscina pequena é uma alternativa que vem se popularizando, com opções para áreas reduzidas, mas que não deixam de ser charmosas e convidativas.

Está sofrendo porque seu quintal ou área de lazer não é muito grande? Veja as dicas que a Pointer separou para você ter uma piscina pequena, refrescante e super charmosa na sua casa!

Qual o espaço mínimo para ter uma piscina?

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não existe um espaço mínimo para ter uma piscina. Afinal, há vários modelos, inclusive de mini piscinas, capazes de se adequar a todas as metragens disponíveis.

Contudo, se você estiver pensando em comprar uma piscina de fibra, será preciso confirmar as metragens mínimas com o fabricante. Isso porque essas são piscinas já prontas e podem exigir uma metragem mínima para serem instaladas.

As dimensões padrão das piscinas de fibra são:

  • 6×3 metros, que precisa de uma superfície de 18 m²;
  • 7×3 metros, que exige uma superfície de 21 m²;
  • 8×4 metros, com uma superfície de 32 m²;
  • 9×4 metros, e superfície de 36 m²;
  • 10×4 metros, com uma superfície de 40 m².

Além da metragem é importante que o terreno seja plano e ensolarado.

Algumas marcas de piscina de fibra já estão criando opções de mini piscinas, com dimensões de 3×2 metros, 4×2 metros e 5×2 metros.

Tamanho de piscina x profundidade

O ideal é que a piscina tenha entre 1,30m a 1,40m de profundidade na parte mais funda, caso você queira nadar e mergulhar. Na parte mais rasa, indicada para as crianças e para relaxar, é possível ter uma fundura entre 0,40m a 0,50m.

Normalmente, quanto maior for a piscina, mais profunda ela deve ser. Agora, se você tem crianças em casa, procure deixar sua piscina um pouco mais rasa, pensando na segurança delas.

Quais as opções de piscina pequena?

Para entender se o espaço que você tem permite construir uma piscina da forma que sonha, é importante avaliar os tipos de piscina disponíveis. Assim, é mais fácil encontrar a ideal para suas necessidades.

Piscina de fibra de vidro

Esse é o modelo que já vem pronto. E, por isso, é o mais fácil de instalar. Você só terá que fazer o buraco e a empresa fará a instalação.

Contudo, essas piscinas têm modelos e tamanhos pré-definidos, sendo mais difícil personalizar para caber em um espaço pequeno. Uma vantagem é que a superfície é lisa, sendo fácil de limpar e também bastante resistente a vazamentos.

Piscina de alvenaria

É o modelo mais caro e que demora mais tempo para ser construída. Porém, permite a personalização. Ou seja, você pode criar uma piscina do tamanho que desejar e de acordo com o estilo e o design que mais lhe agradam.

Dentro dessa piscina, será preciso instalar os revestimentos. Eles ajudam a criar efeitos e fazer com que sua piscina fique ainda mais diferenciada. Também é possível instalar hidromassagem e fazer a borda infinita (que está em alta).

A pisicina de alvenaria traz mais poder de personalização, inclusive na escolha dos revestimentos. No detalhe, Atol Milagres, da Linha Atol, da Pointer

Para espaços pequenos, é possível investir nas mini piscinas. Elas são opções bem pequenas com superfícies que variam de 10m², 8m² ou até 6m².

E também há como aproveitar corredores externos para criar sua piscina. Afinal, com a versão de alvenaria, é bem fácil personalizar o seu projeto.

Piscina de vinil

É um tipo de piscina em que a base é feita em alvenaria e o revestimento é feito em vinil. Você terá um pouco mais de liberdade de personalização do que as piscinas de fibra, podendo definir o tamanho e o formato.

Oferece um bom custo-benefício, mas sua durabilidade é menor do que a piscina de alvenaria.

Ofurô

Se você realmente não tem espaço para instalar uma piscina, que tal um ofurô? A instalação é bem prática e a demanda por espaço é ainda menor, pois o ofurô não precisa de motor para funcionar. Por isso, pode ser usado tanto em ambientes abertos como fechados.

Como projetar uma piscina pequena?

Para projetar uma piscina pequena, existem algumas dicas e truques que ajudam a otimizar o espaço e tornar a área de lazer mais interessante. Veja as principais:

1) escolha uma localização adequada, seguindo a orientação do sol, em um lugar que não projete sombras;

2) para ganhar espaço em jardins pequenos, uma boa estratégia é colocar a piscina nos limites do terreno ou até mesmo encostada em um muro;

3) em espaços pequenos, o ideal é que a piscina não seja muito funda;

4) não se esqueça de projetar um espaço para o banho de sol. Deixe uma área de circulação próxima à piscina para colocar um deck, espreguiçadeiras, cadeiras e outros móveis;

5) outro ponto importante é verificar o sistema de filtração e a casa de máquinas, indispensáveis para a manutenção da piscina. É essencial planejar o sistema de filtração para que a construção do tanque já tenha definido os ralos e os canos que devem levar a água até o filtro e trazê-la de volta à piscina. Defina, também, onde ficará a casa de máquinas.

Como dar sensação de amplitude para piscinas pequenas?

A decoração é que fará com que sua piscina pequena pareça mais ampla e seja valorizada. Confira algumas ideias.

Cor do fundo

A cor do fundo da piscina é muito importante para fazer com que ela pareça maior ou mais funda. Em geral, os tons frios como verde e cinza fazem com que o espaço pareça mais amplo.

O azul é uma cor clássica. Você pode optar desde os tons mais claros, que fazem com que a água pareça mais cristalina, aos mais escuros, que adicionam profundidade.

A linha Atol da Pointer é perfeita para piscinas pequenas. Afinal, os revestimentos estão disponíveis em 3 cores: azul mais claro, azul mais escuro e verde.

Planeje também a área ao redor da piscina, para valorizar sua área de lazer. Na imagem, borda composta pelo revestimento Sambaqui, da linha Lazer e interior da piscina com Atol Maragogi, da Linha Atol

Formato

A escolha do formato é imprescindível para fazer com que sua piscina pequena pareça maior. Pense naquele que melhor otimiza o espaço.

Geralmente, as piscinas retangulares são as mais usadas. Isso porque elas conseguem facilmente se ajustar aos cantos das paredes e também aos corredores.

Porém, dependendo do tamanho e do formato da sua área de lazer, outras opções podem ser mais interessantes, como as redondas, que, inclusive, ajudam a criar uma área maior ao redor.

Decoração ao redor

A decoração do entorno e da borda da piscina é muito importante. Lembre-se de deixar um espaço para conseguir transitar em volta da piscina. Isso fará a diferença tanto na hora de usar a área de lazer, como de fazer a manutenção e a limpeza da sua piscina.

Você pode usar decks de madeira, vasos de plantas, pergolados, jardins laterais e outros itens que tragam uma sensação de conforto. No caso de usar plantas, só tome cuidado para escolher espécies que não soltem muitas sementes ou folhas. Porque elas podem cair na água e fazer com que você tenha de limpar mais vezes a piscina.

Caso a piscina fique próxima a uma parede, vale a pena destacá-la também. Por exemplo, usando um revestimento diferenciado ou criando um jardim vertical.

Ao redor da piscina, sempre use um revestimento antiderrapante, para evitar acidentes. As opções em cores claras ajudam a ampliar o olhar e deixam sua piscina maior.

Iluminação

Para usar sua piscina durante o dia e à noite, vale a pena investir em uma iluminação especial. As luzes de LED são as mais usadas, principalmente porque você pode optar por versões coloridas, criando efeitos na sua piscina.

Cascatas

Deixe sua piscina pequena ainda mais interessante, instalando itens adicionais. As cascatas e fontes de água criam um efeito SPA e fazem com que sua piscina pareça ainda mais atrativa.

E a piscina com borda infinita?

A piscina com borda infinita é uma opção atraente e em alta. Esse é um modelo indicado para terrenos com declive, nos quais você pode instalar a piscina na parte mais alta. Nos terrenos planos, o custo para execução pode ser maior, porque será preciso elevar as bordas da piscina.

Além disso, será preciso usar bombas e tubulações específicas para fazer o retorno da água escoada.

Outro ponto é que a piscina precisa estar totalmente nivelada na altura do terreno ou do deck.

Gostou das nossas dicas para ter uma linda piscina pequena? Confira as opções de revestimentos da Pointer e transforme sua área de lazer!