Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
pet e casa

Crie um cantinho especial para seu pet em casa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Os animais de estimação estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Eles são carinhosos, companheiros e tratados como parte da família, porque trazem alegria aos lares. Sendo assim, por que não valorizar a presença do seu pet oferecendo a ele um lugar especial na casa?

Ter um local exclusivo para as mascotes é uma solução que traz inúmeras vantagens. Dessa forma, é possível incrementar as brincadeiras, agilizar a limpeza e proteger seus animais de perigos, fazendo com que você tenha mais tempo para curtir o dia livre de preocupações.

Ficou com vontade de colocar a ideia em prática? Então, acompanhe as nossas dicas e confira o passo a passo!

Defina o melhor local

Nem todo espaço da casa é adequado para os pets. Afinal, cômodos apertados ou com excesso de móveis e objetos, por exemplo, limitam seus movimentos. Além disso, ambientes que recebem muito sol também devem ser evitados, pois causam desconforto e estresse nos animais de estimação.

Uma ótima dica é pensar no tamanho e nos hábitos da mascote. Cachorros gostam muito de correr e cavar, ao passo que gatos preferem pular, escalar e arranhar superfícies. Se você tem ambos e quer evitar conflitos, vale considerar a possibilidade de separar uma área para cada espécie.

Também é preciso considerar que alguns bichos são mais sociáveis e exigem contato mais próximo com as pessoas. Nesses casos, um lugar bastante frequentado pelos donos, como a sala de estar, pode ser ideal. Outras opções que costumam funcionar são os quartos de visitas e varandas fechadas.

Sinalize o ambiente

É fundamental compor o canto reservado com itens relacionados ao mundo animal. Para isso, procure deixar claro que se trata de uma área exclusiva para pets, principalmente se você recebe visitas. Essa prática agrega um visual interessante e evita conflitos com pessoas que não pretendem interagir diretamente com a mascote.

Cercadinhos e gaiolas são ótimas opções nesses casos porque permitem que o bichano brinque livremente sem interferências. Também é possível sinalizar a área com elementos da decoração — tipo uma parede com pintura divertida — e com os próprios itens utilizados pelo pet.

Um bom exemplo é dispor um armário ou cômoda com adesivos em formato de patas, ossos, ratinhos e outras imagens temáticas. Quem bate o olho logo percebe que é um lugar dedicado aos bichos, sem contar que você ganha compartimentos, como gavetas e portas, para guardar brinquedos.

Organize os acessórios

Todo pet tem seus costumes, necessidades e artigos favoritos. É com base nessas características que você vai compor um espaço adaptado e personalizado. Portanto, após escolher o lugar ideal, procure organizar os seguintes acessórios.

Cama do pet

pet e casa

Caminha para o pet em casa

Identifique a superfície que seu animal de estimação prefere na hora de dormir e providencie os materiais necessários. Pode ser uma manta no chão, um conjunto de almofadas ou até mesmo uma casinha. Há, inclusive, mobília apropriada para os bichos, a exemplo de camas com dois ou mais andares.

O espaço de dormir deve ficar, preferencialmente, em um canto — encontro de paredes. Assim, você proporciona a eles mais privacidade, um sono tranquilo e maior segurança.

Recipientes para a alimentação

pet e casa

Gatinho comendo ração

Os potes de água e ração também podem ficar no espaço do pet. Assim, você consegue visualizar diariamente a quantidade disponível, repor a comida no momento certo, além de evitar bagunça com líquidos e alimentos em outras áreas da casa.

Os recipientes devem ficar em uma região de baixo fluxo, ou seja, fora da rota de passagem do animal. Para isso, você pode apostar em cantos isolados ou em plataformas elevadas — feitas com caixotes, pallets ou com piso emborrachado.

Itens de higiene

Os animais fazem suas necessidades a qualquer momento. Sendo assim, é fundamental disponibilizar um espaço adequado para a coleta das fezes e da urina. Pisos frios e impermeáveis, como o porcelanato, evitam que os resíduos fiquem incrustados no chão.

Outro produto interessante para manter dentro de casa é a grama sintética. Ela é lavável e, quanto aplicada no piso do cantinho pet, previne a proliferação de fungos e bactérias, mantendo os bichinhos livres da sujeira e de possíveis parasitas.

No caso dos gatos, a caixa de areia também funciona e ajuda a prevenir maus odores. Para os cachorros, os tapetes higiênicos são ótimas alternativas. Há versões laváveis ou descartáveis que absorvem completamente os excrementos.

Atenção! O local de higiene não deve ficar próximo da água e do alimento, a fim de  evitar a contaminação. Logo, se o espaço pet for pequeno, o ideal é manter caixinhas e tapetes em um ambiente afastado — banheiro, área de serviço ou sacada, por exemplo.

Brinquedos

pet e casa

Bulldog Francês com seu brinquedo favorito

Esses são protagonistas de qualquer cantinho pet e devem ser escolhidos com carinho, conforme as preferências do animal: bichos de pelúcia, arranhadores, bolinhas coloridas, novelos de lã etc. Peças pequenas e leves são ótimas para manter as mascotes distraídas, visto que podem ser carregadas com facilidade.

Além de disponibilizar brinquedos, procure montar cenários para aguçar a curiosidade dos bichanos. Nichos e prateleiras dispostas em diferentes alturas completam a diversão dos gatos, ao passo que túneis e cabanas atraem cachorros brincalhões.

Pense em segurança

Avalie a configuração do cantinho pet ao fazer a decoração da casa. Se ele dá acesso a locais considerados perigosos, será necessário investir em recursos de proteção. Em janelas, por exemplo, é importante instalar redes ou grades para que o animal não fuja ou tenha contato com a rua.

Escadas também são estruturas que podem causar acidentes e quedas. Desse modo, o ideal é limitar o acesso a elas com portinhas ou, pelo menos, adequar o revestimento dos degraus para evitar escorregões. Já os armários contendo produtos de limpeza devem ser trancados com chave ou cadeado, a fim de que seu animal não encontre os recipientes.

Outro cuidado tem a ver com objetos pontiagudos e cortantes, os quais podem cair sobre o animal durante as brincadeiras. Para evitar machucados, retire artigos de vidro — como jarros, cinzeiros, bandejas — e peças pesadas do cômodo utilizado pelo pet, a fim de que ele evite derrubá-las.

Cuide da limpeza

Assim como os humanos, os animais também merecem um local de convívio limpo e agradável. Por isso, o cantinho dedicado a eles deve ser higienizado com frequência. A dupla escova e aspirador de pó é básica para remover pelos acumulados no piso, nos tecidos e estofados.

Os cobertores, caminhas e almofadas devem ser lavados a cada 15 dias com sabão de coco, para que não acumulem sujeira. Também é importante higienizar os recipientes de água e ração semanalmente, a fim de evitar odores causados por alimentos umedecidos.

Se o bichinho urinar fora do tapete ou da caixinha, procure limpar a área rapidamente com produtos adequados e que não causem danos à sua saúde. Isso porque soluções muito fortes, como sabão em pó e água sanitária, podem causar alergias.

O ideal é procurar fórmulas específicas com ação bactericida, fungicida e viricida em lojas de ração ou pet shops. Muitos desses produtos são desenvolvidos de modo a minimizar riscos quando aplicados em diferentes superfícies da casa.

Pronto! Seguindo essas dicas, você terá um cantinho pet incrível para divertir as mascotes no dia a dia. Então comece, a partir de hoje, a observar as atitudes de cada animal, para montar um espaço personalizado e adaptado a diferentes necessidades.

Agora, seguindo a proposta do artigo, já pensou como também pode ser legal ter um ambiente dedicado somente às crianças? Acesse o próximo conteúdo e descubra como montar um espaço kids especial para os pequenos!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida