Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Revestimento para casa: saiba como escolher o ideal para cada cômodo

Revestimento para casa: saiba como escolher o ideal para cada cômodo

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Quando falamos em revestimento para casa ou acabamento para apartamento muitas pessoas já começam a ter dores de cabeça, seja por uma reforma mal sucedida ou uma escolha mal feita no futuro.

Escolher o melhor acabamento para cada cômodo é um desafio, pois é preciso levar em consideração várias questões, o que dificulta muito a tarefa.

Além disso, nem todos os profissionais estão aptos a auxiliar nessa questão.

Mas não se preocupe, pois a equipe do Moving Imóveis reuniu neste post algumas dicas muito interessantes para ajudar você a escolher o melhor revestimento para casa. Continue conosco e confira!

O revestimento ideal

Vamos iniciar este post dizendo que o revestimento ideal depende muito do seu gosto, orçamento da obra e as possibilidades da região em que sua casa está localizada.

São vários os tipos de revestimento e alguns deles podem ser indicados para um determinado cômodo, como cozinha e banheiro, mas também podem ser utilizados em outros.

Já outros tipos de revestimentos podem ser mais sensíveis a ação de líquidos, mas não quer dizer que não possam ser utilizados em locais que molham com facilidade e sim que vão demandar mais cuidado.

Em áreas externas é preciso escolher um tipo de revestimento mais rústico, já que estará diretamente sobre a ação do tempo e, com isso, sofrerá um maior desgaste.

Escolher revestimentos adequadamente não é apenas um ponto estético, mas também de funcionalidade e praticidade com as questões de manutenção e limpeza.

Os tipos de revestimento

Existem hoje vários tipos de revestimentos diferentes e cada um deles pode ser aplicado em uma situação. Além disso, também é possível contar com uma infinidade de cores e outras caraterísticas. Entre os mais utilizados estão:

Porcelanato

Perfeito para locais com grande concentração de líquidos como a cozinha e o banheiro de uma casa ou apartamento, o porcelanato é um dos revestimentos mais procurados e valorizados pela sua beleza.

Ele é de fácil manutenção e pode ser instalado em qualquer área da residência. O ideal é optar por cores mais escuras para locais de grande circulação para evitar a necessidade de limpeza constante.

Cerâmica

Também muito utilizado, o piso de cerâmica é uma boa opção e pode ser limpo facilmente, porém, conta com um aspecto mais rústico e não é ideal para quem deseja um espaço com sempre brilhando, pois mancha facilmente.

Azulejo

Os azulejos estão em alta devido à repaginada que os fornecedores deram nesse revestimento, criando estampas que formam diversos desenhos muito interessantes para serem utilizados na cozinha e nos banheiros.

O problema de comprar baseado em desenhos é a questão da reposição em caso de quebra de alguma peça, que pode não ser mais encontrada a venda e demandar a troca total do revestimento.

Madeira

A madeira tem um acabamento lindo e ninguém pode negar isso. Pode-se aplicar em ambientes mais rústicos e também combina muito bem com locais mais modernos.

Contudo, dois pontos são problemáticos na utilização da madeira: seu alto custo e a dificuldade de aplicação, que demanda a contratação de mão de obra especializada no assunto.

Laminado

Os laminados emulam a madeira e podem ser uma opção muito mais barata que a versão original, porém são altamente incompatíveis com líquidos e costumam fazer algum barulho, além da necessidade de troca de tempos em tempos.

Mármore

Esse é um dos revestimentos mais caros que existem e mantém uma alta dificuldade de aplicação e manutenção, mas é uma das mais belas opções para qualquer ponto da casa.

Mesmo que revestir toda a casa possa sair uma fortuna, alguns detalhes em mármore podem dar um charme especial.

As dicas para escolha do revestimento

Para ajudar você a escolher da melhor forma o revestimento ideal para a sua casa, reunimos algumas dicas bem simples.

Esteja atento ao seu fornecedor

Antes de mais nada é preciso escolher um bom fornecedor, já que como a oferta é muito alta, materiais de baixa qualidade são vendidos aos montes e podem prejudicar sua obra e fazer você perder dinheiro.

Pesquise na internet e busque pela experiência de outros clientes. A melhor forma de identificar os melhores fornecedores do mercado é por meio de referências.

Lembre-se de verificar qualidade do material, prazos de entrega e preços.

Escolha pessoalmente

Um erro comum praticado pelas pessoas hoje em dia é a escolha por revestimentos em catálogos ou pela internet. Quando se é leigo no assunto, é preciso ver e sentir a textura pessoalmente, pois uma foto pode não passar todas as características do material.

Verifique a necessidade de cada cômodo

Já dissemos que alguns locais têm demandas diferentes e podem precisar de revestimentos diferentes, como é o caso do banheiro e da cozinha, que não podem ser escorregadios e devem ser fáceis de limpar.

Questões de estética são pessoais e dependem de seu gosto, mas os materiais utilizados nesses locais devem ser frios e pouco porosos por conta do calor e da umidade, além da incidência de líquidos constantemente.

Escolha cores variadas

Lembre-se que o revestimento ideal também deve combinar com a decoração que você imagina ou já utiliza em sua casa hoje. Caso você tenha optado por ambientes claros, poderá encontrar opções nesse estilo.

Hoje é muito fácil existir em lojas especializadas diversos tipos, estilos e cores de revestimentos, fazendo com que seja muito simples escolher algum que se adéque com a sua decoração.

Leve em conta o clima

Outro ponto que costuma ser esquecido, mas é muito importante é o clima da região que você habita. Por exemplo, se você está procurando bairros para morar em Recife, encontrará um clima muito diferente de Florianópolis, e isso impacta nos revestimentos escolhidos.

O Brasil é um país continental e conta com áreas de calor intenso e também de baixas temperaturas. Revestimentos frios devem ser utilizados em locais mais quentes, enquanto que a madeira é uma ótima opção de clima mais ameno ou gelado.

Chegamos ao final deste post e esperamos que ele possa ajudar você a encontrar o melhor revestimento para casa. Lembre-se de seguir todas as dicas e temos a certeza de que sua residência ficará linda.

Curta agora mesmo a página do Moving Imóveis no Facebook e fique por dentro de várias opções para compra e aluguel!