Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
7 dicas criativas de como montar um espaço kids em casa

7 dicas criativas de como montar um espaço kids em casa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Se você tem filhos ou netos, sabe o alívio que é vê-los brincando. Melhor ainda é quando os pequenos podem fazer isso com segurança e em um ambiente só para eles. Mas como montar o melhor espaço kids em casa, sem estourar o orçamento?

Pode parecer impossível alcançar aqueles modelos de brinquedoteca dos sonhos que se vê em revistas, mas não se assuste: com boas estratégias, dá para proporcionar um cantinho incrível às crianças.

Pronto para descobrir como criar o seu espaço kids em casa? Acompanhe nosso post e inspire-se!

1. Respeite as fases de desenvolvimento

Caso o espaço da brinquedoteca precise ser dividido por crianças de idades muito diferentes, o mais indicado é que cada uma tenha parte do local com brinquedos, livros, jogos e atividades interessantes para sua faixa etária. Isso ajuda a estimular o aprendizado, a criatividade, a curiosidade, as aptidões e até mesmo a autoestima de maneira lúdica.

Para isso, não é preciso gastar em excesso com uma infinidade de objetos: massas de modelar, papel e lápis de cor, por exemplo, atendem a várias idades, estimulam a coordenação motora e a imaginação.

Outras atividades interessantes envolvem customização de cadernos, fabricação de materiais da moda como os slimes, quebra-cabeças, jogos de memória e outros que acompanhem a evolução psicomotora da criança.

2. Invista em móveis proporcionais

Para que seus filhos ou netos se sintam ainda mais acolhidos no espaço kids em casa montado especialmente para eles, utilize mesas e cadeiras em dimensões que eles podem acessar sem a ajuda de um adulto. Esse passo simples cria um senso de autonomia para a criança e a torna menos dependente.

O mesmo vale para os armários e estantes: os objetos devem ser mantidos à altura do olhar dos pequenos e ao alcance das mãozinhas. Isso contribui inclusive para a reduzir a chance de ocorrerem acidentes, uma vez que as crianças não sentirão necessidade de “escalar” o mobiliário para acessar um objeto guardado no alto.

3. Organize o espaço com nichos e prateleiras

Além dos nichos e prateleiras suspensos, aproveite baús, cestos e caixas para o armazenamento. Uma estratégia legal é setorizar os objetos e adicionar etiquetas: uma prateleira para livros, outra para filmes, uma caixa para bonecos, baú para brinquedos maiores, um cesto só para instrumentos de colorir e por aí vai.

Mais do que impedir que os objetos se misturem e se percam em meio à bagunça, essa solução ensina as crianças a importância da organização, para manter qualquer pertence ao alcance, bem-conservado e pronto para utilização.

4. Priorize cores estimulantes

Seja por meio da pintura, no mobiliário ou na decoração, um ponto importante é focar no uso de cores bem pigmentadas. Elas estimulam os sentidos das crianças e tornam mais fácil memorizar os nomes de cada tonalidade.

As cores primárias — vermelho, amarelo e azul — geralmente são as preferidas, mas o espaço não precisa ser restrito apenas a elas. Existem tapetes de encaixe, próprios para brincadeiras no chão, que aproveitam muito bem os tons de laranja, verde, roxo, rosa e muitos outros. Móveis coloridos como mesas, pufes, colchões do tipo futon, cadeiras e armários também são bem-vindos.

Cuidado: é muito importante dosar a quantidade de cores presentes na brinquedoteca. Caso não seja feito um planejamento adequado de onde utilizá-las, o espaço kids em casa pode passar de sonho a um ambiente desconfortável e confuso.

5. Seja criativo com as preferências das crianças

Antes de começar a compor a brinquedoteca, é fundamental observar quais brincadeiras deixam seus filhos mais à vontade e até perguntar as expectativas deles para o espaço kids em casa.

As meninas geralmente sonham com uma casa para bonecas. Então, uma maneira de incluir esse desejo na decoração é aproveitar as placas menores de amadeirado que sobrarem do restante do mobiliário, criando uma minicasa com vários compartimentos e afixada à parede, que possa ser decorada e usada conforme sua filha desejar.

Se o seu menino gostar de jogar futebol, uma solução criativa é reservar um local com uma minitrave e um tapete verde — para fazer as vezes de gramado, que pode receber customização com tinta branca e ficar ainda mais parecido!

Uma caixa de papelão grande ou um lençol antigo podem virar uma cabana bem lúdica, perfeita para o momento de leitura do dia. Existe uma série de ideias inspiradoras em sites e aplicativos de decoração. Vale a pena conferir!

6. Reserve um espaço para a tecnologia

As crianças, hoje em dia, já praticamente nascem familiarizadas com celulares, tablets e computadores. Embora essa não deva ser a única atividade em um espaço kids, a interação com a tecnologia precisa ser estimulada, desde que com controle e vigilância próxima dos responsáveis.

Os videogames, por exemplo, são perfeitos para manter no espaço kids em casa e ter seu uso restrito a apenas algumas horas por semana. Ter uma TV exclusiva para esse ambiente também possibilita que as crianças vejam seus desenhos favoritos, sem que os adultos precisem renunciar à própria programação.

7. Escolha um bom lugar da casa

Em uma casa ou um apartamento amplo, é mais fácil ter algum local que não é usado com frequência, como nos arredores de uma escada, um cantinho sem função de uma varanda fechada ou um quarto que não é mais ocupado. Se for o seu caso, esse ambiente com certeza vai ser perfeito para o espaço kids.

Por outro lado, não pense que em uma residência compacta é impossível ter uma brinquedoteca: o próprio quarto da criança, seja compartilhado ou não, pode desempenhar essa função e se tornar ainda mais especial. Basta saber como setorizar o cômodo entre cantinhos para descanso, para brincadeiras e para estudo.

Os pais devem estar presentes durante os vários momentos de brincadeiras, desde a pintura, a leitura e o manuseio de massas de modelar, até o uso de tecnologia e redes sociais. Afinal, esse tempo de qualidade faz com que os pequenos se sintam amados, acolhidos e protegidos.

A infância é o período no qual a autoestima e a autoconfiança mais se desenvolvem. Para que sejam pessoas prontas para encarar o mundo com empatia e segurança no futuro, é importante que as crianças aproveitem cada fase e aprendam, com o tempo, a ter responsabilidade consigo mesmo e com os outros. Por isso, o suporte da família é imprescindível nessa fase.

Pronto para criar o melhor espaço kids em casa para seus pequenos? Se você gostou dessa dica, compartilhe nosso post com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima!