Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
organizar os armários

13 dicas para organizar os armários da cozinha, banheiro e área de serviço

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Manter a casa arrumada é uma tarefa difícil, mas importante. Não à toa, existem dezenas de gurus da arrumação, como a autora best-seller Marie Kondo, dando dicas de como organizar os armários, as estantes e o guarda-roupa sem dificuldades ou sofrimento.

Se você quer manter seus armários organizados, não precisa seguir os ensinamentos de grandes gurus da arrumação — pelo menos não obrigatoriamente. É possível ordenar as estantes de todos os cômodos da sua casa com apenas algumas simples dicas. Quer saber como? Veja a seguir!

Como organizar os armários da cozinha

organizar os armários

A cozinha é o ambiente da casa que mais precisa de armários para organizar os objetos. Nesse local, a parede revestida com Tom Bordado Cobre, da linha Decora Design, combina perfeitamente com os móveis e com o piso Urbana Branco, deixando o ambiente clean e organizado

A cozinha é um dos ambientes mais funcionais de uma casa, ao mesmo tempo que é um espaço com muitos armários para armazenar comida, louça e utensílios. Por isso, costuma ser o cômodo que mais dá trabalho para organizar. É possível, entretanto, superar o desafio com algumas dicas. Veja!

1. Saiba a diferença entre limpeza e organização

O primeiro erro que grande parte das pessoas comete ao tentar organizar os armários da cozinha é confundir os conceitos de limpeza e organização. É importante fazer as duas coisas, mas elas não são iguais.

Comece a sua organização pela limpeza: remova os objetos dos compartimentos, limpe o lugar adequadamente e só então pense em como guardar aqueles itens.

2. Diminua a quantidade de itens

É provável que o armário da sua cozinha esteja cheio de potes de plástico em tamanhos diferentes, daqueles coloridos. Quanto mais objetos você tiver, mais difícil será organizá-los adequadamente. Por isso, faça uma revisão honesta dos itens guardados nos compartimentos da cozinha e entregue para a reciclagem aqueles que você não vai usar mais.

3. Classifique os objetos por tipo, e não por lugar

Uma das dicas mais famosas de Marie Kondo para manter a casa arrumada é classificar os objetos por tipo, e não por lugar. Dessa maneira, você tem uma visão mais fiel da quantidade de itens de determinado tipo que existe na sua casa.

Faça o mesmo na sua cozinha: em vez de manter os utensílios no mesmo lugar, experimente novas combinações por tipo para saber o que funciona melhor.

4. Use organizadores para facilitar o trabalho

Os armários da cozinha apresentam um desafio: ao mesmo tempo que não podem ter muitas prateleiras para não impedir o armazenamento de panelas fundas, a ausência de divisórias dificulta o aproveitamento máximo do espaço disponível. A solução? Buscar organizadores em lojas de produtos para casa. Assim, é possível customizar a configuração interna dos compartimentos e aproveitá-los ao máximo.

5. Separe os itens em ordem de prioridade

Quem cozinha sabe que existem itens que usamos todos os dias e outros que só em momentos especiais. Podemos ter 50 panelas, mas usamos diariamente aquele conjunto favorito: uma para o arroz, outra para o feijão, aquela para a carne etc.

Pode ser um problema tentar organizar as panelas por ordem de tamanho ou guardar todos os utensílios no mesmo lugar. Uma solução é separar um espaço nos armários para os itens que são usados frequentemente. Dessa forma, você não desorganiza os outros objetos quando for pegá-los para cozinhar.

Como arrumar os armários do banheiro

organizar os armários

Prateleiras são um ótimo recurso para organizar os itens no seu banheiro. Além disso, a parede revestida com Metro Carrara Statuario e o piso com Urbana Grafite deixam o ambiente moderno e urbano

A cozinha talvez seja o ambiente com mais itens nos armários, portanto, o maior desafio de organização, mas o banheiro não fica atrás. O cômodo é usado para guardar uma série de itens e ainda sofre com a falta de espaço, já que tende a ser o menor ambiente da casa. Veja como organizá-lo a seguir!

6. Divida o espaço entre armazenamento e uso cotidiano

Uma das funções dos armários do banheiro é armazenar uma série de itens que compramos em grande quantidade, mas usamos durante um longo período. Exemplos são o papel higiênico, as toalhas, os lenços e os sabonetes. A primeira dica para organizar o espaço é separar uma parte para atuar como um depósito e outra para guardar os itens que estão em uso.

7. Verifique a validade dos remédios guardados

Muitas vezes os remédios perdem a validade por ficarem acumulados por muito tempo e ocupam espaço na gaveta. Sendo assim, descarte aqueles que não são mais úteis e compre novos.

8. Otimize o espaço disponível no banheiro

O banheiro é um cômodo com pouco espaço disponível. Por isso, é importante otimizar as superfícies ao máximo. Um exemplo é usar aramados e ganchos nas portas, laterais e paredes para ganhar mais lugares onde pendurar toalhas e guardar pequenos objetos.

Como arrumar os armários da área de serviço

A área de serviço é outro ambiente com muitos armários que precisam de organização. Ali, costumamos guardar os produtos de limpeza, sacos plásticos e outros objetos, além das roupas sujas. Veja como arrumar esse ambiente com as dicas a seguir.

9. Recicle as embalagens e os sacos velhos

Um dos problemas que dificulta organizar os armários da área de lavar é o acúmulo de embalagens antigas, além dos sacos de supermercado acumulados. Esses objetos são volumosos, por isso diminuem o espaço disponível para organização. Sendo assim, recicle os plásticos armazenados nesse ambiente para mantê-lo arrumado.

10. Aposte em cestos para separar as roupas

Em relação às roupas sujas, é importante comprar alguns cestos ou organizadores para separá-las por cores antes da lavagem. Assim, evita-se que as roupas fiquem jogadas ou ocupando espaço no banheiro.

Como organizar outros armários da casa

organizar os armários

O quarto é um ambiente que precisa de muito espaço para guardar os objetos pessoais. Usar nichos, guarda-roupas e criados é uma ótima opção para deixar o local organizado. Além disso, ter um piso que combine com os móveis, contribui para que o local fique visualmente organizado, como a cerâmica Avelana Champagne, da linha Mediterrânea

Além do banheiro, da cozinha e da área de lavar, existem outros armários espalhados pela casa que merecem um cuidado especial na organização. Se você quer saber como organizar o guarda-roupa ou a estante da sala, confira as dicas a seguir!

11. Doe as roupas que não servem

Todos nós temos no guarda-roupas aquelas peças de 10 anos atrás e que não servem mais, mas de alguma forma não conseguimos nos livrar delas. Esses itens ocupam espaço no armário e ainda impedem que você compre novas roupas para manter o estilo atualizado. Separe um fim de semana para provar todas as suas peças e doe aquelas que não servem mais.

12. Dobre as roupas corretamente

Quando for guardar as roupas depois de testá-las, aproveite para dobrá-las adequadamente. Em vez de arrumar as meias em bolinhas, prefira dobrá-las ao meio. Assim você conserva o elástico das peças, além de diminuir o volume que elas ocupam. Faça o mesmo com as camisetas e as calças. Com as blusas de frio, vale a pena comprar sacos de embalagem a vácuo para diminuir o espaço que elas ocupam no armário.

13. Venda ou doe os livros já lidos

Se a estante da sua sala está abarrotada de livros, pode ser uma boa ideia se livrar de alguns deles para abrir espaço. Uma alternativa é vendê-los para um sebo ou doá-los para alguma ONG que se interesse pelo material.

Essas são nossas 13 dicas de ouro para organizar os armários da casa. Ao segui-las, você vai notar que a arrumação ficará mais fácil e o seu lar estará mais bonito e ajeitado.

Quer saber mais dicas para arrumar a sua casa? Que tal conferir 4 passos para construir organizadores de parede e ver como eles podem ser úteis?