Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Passo a passo: como organizar o guarda-roupa e ganhar mais espaço

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Quando se trata da organização da casa, o guarda-roupa é uma das maiores fontes de reclamações. Problemas como falta de espaço, dificuldade de encontrar uma peça e esquecer que comprou uma blusa por ter ficado perdida na confusão são sinais de que é hora de repensar a forma de arrumar os itens.

Sendo assim, investir em uma boa disposição nesse sentido é fundamental para evitar a bagunça e manter tudo sempre limpo.

Para colocar tudo isso em prática, saiba como organizar o guarda-roupa em 5 passos e tenha mais espaço!

1. Esvazie o guarda-roupa

organizar o guarda roupa

O primeiro passo de como organizar o guarda-roupa da maneira correta é esvaziá-lo por completo. Com tudo vazio, fica mais fácil visualizar o espaço disponível e ter noção das roupas que você tem.

Esse também é o momento de limpar as prateleiras e gavetas, além de conferir se os cabides estão em boas condições ou se precisam de troca.

2. Separe as peças por tipo

 

organizar guarda-roupa

Enquanto for esvaziando o guarda-roupa, separe cada peça por tipo. Isso evitará que fique uma bagunça enorme no quarto com o andamento da organização.

Para facilitar, faça pilhas com meias, blusas, vestidos, calças, shorts, roupas íntimas, agasalhos e assim por diante, conforme for retirando do armário.

Não se preocupe, nessa fase, em separar as coisas especificamente. Ao cuidar das blusas, não é preciso dividir as de alça das que têm manga, por exemplo.

3. Faça uma triagem

organizar o guarda roupa

Com o guarda-roupa vazio e as peças separadas, faça uma triagem.

Como o espaço estava desorganizado, é normal ter itens que não servem mais ou que não condizem com seu estilo atual.

Por isso, separe tudo em três opções: as que ainda serão usadas, as que estão desgastadas ou rasgadas e as que não voltarão ao armário.

Para saber como fazer esse desapego, experimente as que causam dúvidas e veja se cabem, confira o caimento e analise se elas combinam com suas outras roupas.

As que não serão usadas podem ser doadas para ajudar outras pessoas e dar mais espaço ao seu guarda-roupa.

4. Encontre o seu tipo de organização

organizar o guarda roupa

Agora que já foi feita a triagem, é o momento de arrumar as peças que ficaram.

É possível separá-las por subtipos, por exemplo. Sabe a pilha de blusas? Organize todas por modelo, como sem mangas, de alças, de manga comprida e assim por diante.

Outra opção é dividir os tipos por cores, começando pelo branco, passando pelo colorido e terminando no preto.

Também há a alternativa de categorizar as roupas por estação ou por ocasião. Para acertar, é preciso que a organização faça sentido e facilite o seu dia a dia.

5. Setorize o seu guarda-roupa

Para finalizar, setorize o seu guarda-roupa, definindo que tipo de item ficará em cada parte do armário.

As gavetas servem para acomodar peças íntimas, meias e pijamas, por exemplo. Utilize organizadores, de modo que os itens delicados, como calcinhas e sutiãs, não fiquem perdidos ou embolados.

Já as prateleiras podem guardar camisetas e blusas casuais dobradas em pilhas. Shorts e roupas de ginástica, por exemplo, também são dispostos dessa maneira. Isso economiza espaço e deixa os itens à vista.

As áreas com suporte são ideais para pendurar vestidos, blusas delicadas, jaquetas e calças compridas. Evite utilizar um cabide com diversas roupas, pois isso só fará com que as que estão embaixo fiquem esquecidas. Prefira uma quantidade maior de cabides e que sejam resistentes.

Quanto aos sapatos, disponha os pares nas prateleiras, sempre limpando a sola antes de guardá-los. Outra solução é investir em uma sapateira para manter tudo arrumado.

As partes altas do guarda-roupa são perfeitas para acomodar roupas de cama, malas e itens que não são tão usados. Uma boa dica é deixar os casacos pesados dentro das malas durante o verão, criando mais espaço.

Viu como não é uma missão impossível se livrar da bagunça? Com esses passos de como organizar o guarda-roupa, mantê-lo bonito e espaçoso será simples.

Gostou das dicas? Então, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais para que eles também possam manter um armário arrumado.

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida