Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
4 formas para usar o aramado na decoração da sua casa

4 formas para usar o aramado na decoração da sua casa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Uma das tendências decorativas atuais é o aramado, que agrada ao público pela sua versatilidade, boa qualidade e estética. Capaz de organizar diferentes cômodos em uma casa, dar toques diferenciados para o ambiente e otimizar espaços pequenos, o aramado se mostra como um ótimo custo-benefício para quem deseja ficar por dentro das novidades, sem gastar muito.

Ficou interessado pela tendência? Então, entenda melhor como ela funciona e aprenda agora mesmo a utilizá-la na sua casa!

O que é a tendência do aramado?

aramado

Quarto moderno decorado com a tendência do aramado

O aramado é uma peça feita de arame, podendo ter vários tamanhos, cores, formatos ou funções. Nesse sentido, seja para organizar, desde a cozinha até o seu closet, seja para decorar, sustentando suas plantas no jardim, por exemplo, essas peças unem beleza e usabilidade, complementando o ambiente.

Em relação à organização, o aramado se destaca por ser compacto. Como sua estrutura é normalmente fina e de fácil disposição, é possível encontrar os que sejam adequados para cantos ou lugares que normalmente não seriam aproveitados. Assim, você otimiza seu espaço, organizando livros, panelas e muito mais.

Quanto às suas qualidades decorativas, essa nova tendência decorativa traz um ar moderno e despojado ao ambiente, especialmente se for feito de um bom material e tiver cores interessantes. Desse modo, bastará unir suas habilidades criativas às suas preferências para criar um ambiente completamente personalizado.

Onde usar o aramado em casa?

O aramado é um objeto bastante diversificado, que pode ser utilizado em qualquer cômodo da casa. Confira algumas dicas:

1. Na cozinha

A cozinha é um ambiente que precisa de muita organização. São muitos objetos que precisam de lugares específicos, como pratos, que podem quebrar, panelas, que são mais pesadas, potes de condimentos, que precisam ficar mais visíveis. Assim, é possível combinar diferentes tipos de peças, de acordo com seu espaço e estilo.

Essas armações podem ser utilizadas suspensas na parede, para organizar temperos ou servir como suporte de toalhas; no chão, em fruteiras e organizadores de panelas, por exemplo; em cima da pia, como um escorredor de pratos ou talheres. Além disso, você ainda pode colocar suportes de aramado nas portas dos armários da cozinha e ganhar ainda mais espaço.

Como a cozinha é um ambiente com muita umidade, o ideal é utilizar materiais com proteção de aço inox. Dessa forma, suas peças não irão enferrujar, descascar e ficar feias com o passar do tempo.

2. No banheiro

Assim como a cozinha, o banheiro também é um ambiente úmido e abriga muito objetos que precisam ser separados para manter a higiene e impedir alguns deles estraguem. Dessa forma, você pode usar o aramado e ter um lugar reservado para seu secador de cabelos, maquiagens e escovas de dente, por exemplo.

Você pode avaliar a melhor disposição e abusar da criatividade, usando o aramado suspenso na parede, para pendurar toalhas ou vidros de shampoo, no chão, como organizador de revistas ou papel higiênico, em cima da pia, como suporte para saboneteiras. Além disso, também é possível usar a peça como divisor dentro de armários, separando seus ítens como preferir.

3. Na sala

aramado

Sala moderna com pendente em aramado

É na sala que veremos as mais diversas possibilidades decorativas dessa nova tendência. Aqui, o recurso deixa de ser quase que exclusivamente organizacional e ganha funções estéticas também. Afinal, você pode explorar seus diversos formatos, como mesa de centro, bancos, fruteiras ou floreiras.

Para esse cômodo, você pode usar vários materiais, de diferentes cores, combinando conforto e beleza. Ou seja, se você tem bancos em aramado, pode usar almofadas e mantas, e para as mesas de centro, tampos de madeira ou vidro, por exemplo. Já na estante, ele pode ser inserido em gavetas ou portas para separar revistas, cadernos, livros e outros.

4. No quarto

aramado

Quarto tropical com detalhes da decoração em aramado

Uma ótima maneira de aproveitar as peças tendência no quarto é com as araras e suportes para pendurar roupas, bolsas e bijuterias. Desse modo, além de acomodar bem seus objetos pessoais, você pode deixá-los expostos de forma sofisticada.

No guarda-roupas, o aramado pode funcionar como um organizador de sapatos, ternos ou vestidos, além de ser um excelente separador de meias e roupas íntimas. Para completar, as peças também podem dar um destaque no design, com abajures ou luminárias, alterando até mesmo os elementos mais comuns, como a iluminação. Outras opções de uso decorativo para o aramado são os quadros de avisos e murais de fotos.

5. Em ambientes externos

O aramado também pode ser aplicado do lado de fora da casa, mas com diferentes funções em cada ambiente exterior. Na lavanderia, por exemplo, ele é mais funcional, podendo ser encontrado em suportes para produtos de limpeza, toalhas, cestos de roupas.

Na varanda ou no quintal, é legal usá-lo como peça decorativa na iluminação e para suporte de plantas. Além disso, pequenas esculturas de aramado, especialmente em um jardim com piscina, são interessantes para dar mais vida e aconchego ao exterior da sua casa.

Como encaixar o aramado na decoração?

aramado

Sala de jantar com detalhes de tijolinhos na parede e pendente moderno

A pergunta mais comum, que muitas pessoas se fazem quando conhecem a multifuncionalidade do aramado, é: “Será que ele combina com a minha casa?”. Então, como o aramado é muito versátil, ele tende a encaixar muito bem em vários estilos decorativos. Sendo assim, o segredo é encontrar a peça que represente o seu perfil e exalte o potencial do seu lar.

Por exemplo, uma residência decorada com o estilo industrial, pode usar o aramado mais natural, em arame de cobre mesmo. O resultado é espetacular, especialmente se o cômodo em questão for complementado com revestimento de tijolinho.

Em uma casa com decoração elegante e sofisticada, o ambiente pode ficar ainda mais requintado com essa tendência. Portanto, é interessante investir em um acabamento em aço inoxidável, ou similar, para harmonizar bem com o estilo da residência.

Outro fator interessante a ter em conta ao aplicar o aramado na sua decoração é combinar as cores da peça com a paleta montada para o cômodo onde ela será aplicada. Um estilo industrial, por exemplo, funciona melhor com tons de terra, como o cobre. Já uma decoração contemporânea, com mais cores, pede peças mais diferenciadas, para combinar com o espaço.

Como você pôde ver, o aramado é uma tendência muito criativa e versátil, que é capaz assumir diversas funções dentro da sua casa. Então, se ficou interessado e pretende usar essa tendência para deixar seu lar ainda mais aconchegante, confortável e renovado, confira nossas linhas de revestimentos e escolha aquele que melhor combina com seus ambientes!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida