Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

6 dicas para escolher o revestimento ideal para área de serviço

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Na maioria das plantas dos imóveis, a área de serviço é alocada naquele canto escondido. Por esse motivo, é comum deixar esse espaço de lado ao decorar ou reformar o lar. Afinal, a sensação é que não é necessário mexer em um lugar que as visitas não vão ver, não é mesmo?

Acontece que manter a casa arrumada e organizada por completo é um fator importante para dar a sensação de conforto e bem-estar. O cuidado com a área de serviço é mais que necessário, já que esse ambiente precisa ser funcional.

A escolha principal a ser feita é o revestimento para área de serviço, pois ele deve oferecer uma estética agradável e segurança nas atividades domésticas. Mas como selecionar a opção certa?

Conheça a seguir seis dicas que vão ajudar na hora de decidir qual é o revestimento ideal e a evitar dor de cabeça. Confira!

1. Opte por uma alternativa resistente

A área de serviço é um espaço sujeito à ação da água, afinal, é lá que as roupas serão lavadas e deixadas para secar. Para não se arrepender da compra, tenha certeza de que o elemento é resistente a esse líquido e aos produtos químicos.

É fundamental que o revestimento para área de serviço tenha baixa absorção de água, portanto, informe-se sobre quais opções podem ser utilizadas no local. O mármore, por exemplo, não é uma boa escolha devido à sua porosidade.

Também é importante ter em mente que o item estará em contato direto com produtos de limpeza e alguns deles são abrasivos. Saiba quais são as restrições de uso de cada alternativa, de modo a não acabar com um piso ou com uma parede danificada.

No caso de a área ser na parte externa da casa, o escolhido deve ser resistente à ação da chuva, do sol e do vento.

Linha Piasantina Pointer. Reprodução da pedra natural que ocorre na região de Roma e tem como característica marcante as cores acinzentadas com pequenos grãos negros e veios brancos

2. Confira se o material é resistente ao escorregamento

A área de serviço é um dos locais mais suscetíveis a acidentes domésticos. Por ser um espaço úmido, é uma questão de segurança investir em um revestimento que evita escorregões e quedas. Logo, o ideal é escolher modelos que ofereçam atrito ao caminhar sobre eles.

O indicado é optar pelos pisos com resistência ao escorregamento (comumente chamados de “antiderrapantes”), com textura e que não sejam muito brilhosos. Isso porque os que refletem uma grande quantidade luz, em geral, são lisos e escorregadios demais. Deixe essas alternativas para as paredes e áreas em que não há contato com água ou grande circulação de pessoas.

Que tal entrar em contato com a Pointer e escolher uma opção perfeita com essa característica?

3. Informe-se sobre a limpeza do revestimento

Outro ponto fundamental para acertar na escolha é se informar sobre a limpeza do elemento. Cada modelo deve ser limpo de uma forma e é preciso tomar cuidado com as soluções caseiras. Sem os cuidados certos, é algo que pode acabar com o visual lindo do seu piso ou da sua parede nova.

Logo, saiba como é a manutenção da escolha, quais produtos podem ser utilizados e o que fazer em caso de manchas. Também é necessário ter cuidado com a vassoura usada para evitar riscos nas peças brilhosas.

O revestimento cerâmico, por exemplo, pode ser limpo apenas com água e sabão diariamente. Já a sujeira superficial é removida com uma vassoura de cerdas macias.

4. Escolha uma paleta de cores claras

Ao pensar em qual é o melhor revestimento para área de serviço, é preciso decidir a paleta de cores que será utilizada. Na maioria dos projetos, esse cômodo é pequeno e o ideal é optar por nuances claras, pois elas dão amplitude visual. Além disso, tons nesse estilo também favorecem a sensação de limpeza.

Mas isso não quer dizer que a área deve ser totalmente branca. Para que o ambiente seja atraente, vale dar um toque de cor em detalhes. Uma boa inspiração é utilizar pastilhas coloridas em uma faixa ou na parede atrás da máquina de lavar, por exemplo.

Os revestimentos cerâmicos também apresentam diversas possibilidades por serem encontrados em opções estampadas. Isso permite a criação de um mosaico e ajuda a delimitar os espaços da área de serviço. Para combinar as estampas, escolha uma cor de fundo que esteja presente em todos os pontos, a fim de gerar uma unidade.

5. Harmonize os revestimentos com os eletrodomésticos

Com o objetivo de harmonizar toda a decoração, os revestimentos da área de serviço precisam combinar com os eletrodomésticos. Afinal, se algo destoar do restante, o visual final será comprometido.

Se a sua máquina de lavar, secadora e outros itens forem brancos, não há muita dificuldade. Como essa é uma cor neutra, ela pode ser harmonizada com todas as nuances. Uma ótima inspiração é apostar na cerâmica que reproduz a madeira.

No caso dos eletrodomésticos serem de aço inoxidável, por exemplo, a dica é utilizar alternativas que acompanhem essa tonalidade. Para os objetos pretos, o ideal é equilibrar o resultado com opções claras, o que evita que o ambiente fique sombrio.

Já se os itens são coloridos, com um aspecto retrô, dá para harmonizar o cômodo com aqueles em tom fechado e com toques da mesma cor.

6. Combine os revestimentos da parede e do piso

Para que a sua compra seja um sucesso, também é fundamental alinhar os elementos utilizados na parede e no piso. Não é obrigatório usar o mesmo modelo nos dois espaços e é viável misturar padronagens e materiais, por exemplo.

O principal é escolher revestimentos específicos para cada área, já que uma alternativa de parede não oferece a mesma função no piso.

Para ter um visual harmônico e bonito, opte por um liso no chão e, se desejar estampas, deixe-as para as paredes. Já o piso cerâmico de madeira combinado com a parede branca deixa o ambiente elegante e aconchegante.

Não se esqueça de dar atenção aos rodapés. A dica é que eles precisam seguir a cor base da paleta para não que não quebrem a continuidade e para que não achatem o cômodo.

Ao acertar no revestimento para área de serviço, desempenhar as tarefas do dia a dia será prazeroso e seguro. Com as dicas acima, escolher fica mais fácil e o resultado será incrível.

Entre em contato com a Pointer e descubra a opção ideal de acordo com as suas necessidades!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida