Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Realize uma limpeza pós-reforma eficiente em 6 passos

Limpeza
Autor: Pointer - Data:

Finalmente aquela tão sonhada reforma ficou pronta! Agora é só decorar o ambiente e curtir em paz o novo design criativo, certo? Errado! O serviço só termina de verdade depois de fazer aquela limpeza pós-reforma eficiente e completa.

Essa tarefa pode até parecer desesperadora à primeira vista, já que a sujeira da obra demanda uma faxina maior do que aquela que fazemos no dia a dia. Mas tenha calma! Garantimos que é perfeitamente possível fazer uma limpeza completa com agilidade e sem dor de cabeça.

Para isso, bastam algumas dicas simples para otimizar o processo e deixar tudo mais prático. Quer saber como? Então acompanhe este post com os 6 passos certeiros da limpeza pós-reforma!

1. Divida o serviço em etapas

136078-realize-uma-limpeza-posreforma-eficiente-em-x-passos

Antes de colocar a mão na massa, planeje o serviço. Pensar em cada etapa da faxina é essencial para não cair no erro de inutilizar todos os cômodos da casa ao mesmo tempo ou acabar exausto ao fim do processo.

Assim, conforme forem as dimensões da casa e das tarefas a serem feitas, você poderá priorizar os cômodos mais importantes e, se for o caso, poderá até deixar parte do serviço para o outro dia.

Comece pela limpeza mais pesada — da sujeira mais grossa para a mais leve — vindo dos fundos da casa em direção à entrada. A ordem mais adequada da faxina deve ser: teto, vidraças, janelas, paredes e, por último, o chão. Dessa forma, o que já foi limpo permanecerá limpo, evitando o risco do retrabalho.

2. Libere espaço na casa

Sim! Com o espaço livre dos entulhos e ferramentas da obra fica muito mais fácil realizar uma limpeza pós-reforma eficiente. Por isso, tire tudo o que puder ser removido dos cômodos antes de aspirar, lavar ou varrer os locais.

Acredite: o ato de abrir espaço tornará mais leve a execução das tarefas, já que você não precisará interromper o processo para ficar recolhendo as coisas pelo caminho toda vez que se deparar com algum material que restou da obra.

3. Não espalhe a sujeira da reforma

A gente sabe que manter todos os cômodos da casa limpos 100% do tempo é coisa quase impossível, principalmente depois de uma boa reforma, não é mesmo? Mas isso não significa que você pode deixar que a bagunça ou a poeira das obras invadam os demais cômodos que não foram reformados.

Portanto, evite transitar entre os ambientes no momento da limpeza, pois isso certamente carregará lixo e sujeira para os outros cantos da casa, gerando estresse e retrabalho.

Nesse caso, reforçamos aquela ideia de dividir as etapas da faxina. Assim, sabendo exatamente que tarefa você realizará no momento, você não precisará ficar circulando pelos ambientes já limpos.

4. Defina um local para o lixo

Essa é uma dica de ouro tanto para o momento de realização da obra em si quanto para a limpeza pós-reforma. Afinal, fica realmente muito difícil realizar a faxina quando a casa está repleta de lixos, materiais e entulhos espalhados por todo canto.

Por isso, antes de planejar o cronograma de limpeza, certifique-se de recolher o lixo “grosso” do ambiente, definindo um local exato onde será depositado todo o resíduo. Assim, se por ventura você encontrar novos resíduos pelo caminho, saberá de imediato onde depositá-los, evitando que a sujeira vá parar em locais inadequados.

E não se esqueça: ao final da tarefa, recolha todo o montante de resíduos e os destine de forma adequada, atentando-se para os horários da coleta no seu endereço e lembrando-se de separar os materiais que poderão ser reciclados ou até mesmo reaproveitados em reformas futuras.

5. Utilize produtos adequados

136075-realize-uma-limpeza-posreforma-eficiente-em-x-passos

Não tem jeito: em uma limpeza pós-reforma o serviço é pesado! Afinal, como dissemos, a sujeira da obra envolve manchas e demais resíduos difíceis de remover. Nesse sentido, saber que tipo de produto utilizar em cada situação auxilia bastante no processo, poupando o seu tempo e esforço.

Via de regra, a combinação de água e sabão é sempre certeira para retirar o sujo mais grosso. Mas, às vezes, a sujeira pós-reforma poderá deixar resíduos que só saem por completo com a ajuda de produtos específicos. Por isso, listamos abaixo os resíduos mais comuns em reformas e os materiais recomendados para a limpeza. Acompanhe:

  • remoção de ceras e graxas: utilize bicarbonato de sódio, saponáceos ou produtos à base de cloro;
  • remoção de ferrugem: utilize produtos caseiros como bicarbonato de sódio e vinagre branco diluídos em água;
  • remoção de lodo: utilize amoníacos;
  • remoção de cimento, rejunte e gesso: utilize produtos recomendados pelo fabricante da argamassa.

E atenção: jamais utilize esses materiais de limpeza sem conferir previamente as instruções de uso do fabricante. Afinal, a composição química desses produtos é bastante complexa, podendo causar danos às superfícies e também à sua própria saúde se utilizados de maneira incorreta.

Além disso, sempre que possível, procure substituir as versões originais dos produtos de limpeza por suas versões sustentáveis ou por alternativas caseiras. O bicarbonato de sódio e o vinagre branco, por exemplo, são ótimos aliados de todo tipo de faxina, além de demandarem menos água no processo de remoção da sujeira.

6. Proteja-se

limpeza pós reforma

Conforme o que foi dito acima, é fundamental estar devidamente protegido quando for utilizar qualquer tipo de produto de limpeza. Máscaras e luvas de proteção são essenciais para realizar as tarefas mais pesadas da faxina pós-reforma, evitando eventuais desconfortos ou alergias.

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de proteger todos os vãos e frestas da casa no momento de realizar a limpeza. Isso porque, mesmo que você divida a tarefa em etapas e siga corretamente todos esses passos, de um jeito ou de outro a faxina vai levantar poeira.

Protegendo as frestas da casa, você evita que essa poeira pesada se espalhe pelos demais cômodos ou cause irritações respiratórias enquanto você faz o serviço. Uma maneira bem simples de proteger as frestas é colocar panos úmidos nos vãos de portas e janelas, formando uma barreira eficaz contra o pó da obra.

Viu só? Fazer uma limpeza pós-reforma pode ser muito mais tranquilo do que você imagina! E se você tem mais truques sobre como realizar uma faxina eficiente, não deixe de nos contar aqui nos comentários! #VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida