Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Mora no litoral? Veja como tirar ferrugem dos móveis

Limpeza
Autor: Pointer - Data:

Quem mora no litoral ou possui uma casa de veraneio na praia com certeza já se deparou com algum elemento dando sinais de ferrugem, principalmente nas áreas externas e de maior umidade. Nessas horas, a primeira pergunta que vem à cabeça é: como tirar ferrugem dos móveis?

Afinal, trocar o mobiliário nem sempre é a melhor escolha, pois demanda tempo e investimento. No caso de peças enferrujadas, por exemplo, há várias alternativas eficazes para solucionar o problema, preservando a vida útil da mobília, o conforto que ela oferece e seu design característico.

Pensando nisso, listamos a seguir cinco dicas caseiras infalíveis de como tirar ferrugem dos móveis. Assim, você prolonga sua durabilidade e pode investir em outros itens que deixarão a casa com a sua cara.

1. Bicarbonato de sódio

A ferrugem nada mais é do que uma reação natural que acontece entre o ferro e o oxigênio, impulsionada pela umidade. No contato entre esses dois componentes forma-se o óxido de ferro, a popular ferrugem. Para combatê-la, aposte em uma das substâncias naturais mais poderosas que existem: o bicarbonato de sódio.

O bicarbonato consegue interagir com as moléculas orgânicas da ferrugem, ocasionando sua dissolução rapidamente. Basta misturar o bicarbonato de sódio na água até formar uma pasta consistente. Depois, é só aplicar a solução sobre as manchas, deixar agir por poucos minutos e retirar o excesso com um pano úmido.

129499-mora-no-litoral-veja-como-tirar-ferrugem-dos-moveis

2. Vinagre branco

Não há dúvidas sobre o poder do vinagre. Além de apresentar propriedades químicas desinfetantes, o vinagre branco também é eficaz para tirar manchas de ferrugem. É tiro e queda!

O processo é bem simples: com um pano úmido embebido em vinagre branco, esfregue levemente e, com o auxílio de uma lixa polidora, comece a remover a mancha. Para finalizar, basta retirar o excesso com água.

3. Papel alumínio

Corte vários pedacinhos de papel alumínio, de aproximadamente três centímetros cada. Depois é só molhar os papéis e utilizá-los para esfregar toda a região enferrujada, com movimentos leves e circulares. É possível limpar uma extensão de cerca de dez centímetros com cada pedaço de papel.

Se ficar algum resto de ferrugem, utilize uma toalha ou pano seco para a retirada. Mas atenção aos erros comuns do processo: jamais use palha de aço nesses casos, pois, além de exigir mais esforço, esse material pode comprometer o brilho da peça.

4. Bebidas gaseificadas

Pode até parecer bobagem, mas funciona. Isso porque os refrigerantes e demais bebidas gaseificadas contêm ácidos cítricos que são bastante eficazes na prevenção e remoção da ferrugem.

É só umedecer um pano com um pouco de refrigerante e esfregar a mancha com movimentos precisos. Para retirar o resíduo da bebida, enxague a peça com água e sabão neutro e deixe secar bem.

129497-mora-no-litoral-veja-como-tirar-ferrugem-dos-moveis

5. Limão

Assim como no caso das bebidas gaseificadas, o ácido cítrico presente no limão tem um enorme potencial de limpeza.

Funciona assim: corte a fruta ao meio e esfregue-a diretamente sobre a área afetada até conseguir alcançar o resultado. Se as manchas já estiverem grandes, você pode misturar limão e sal, esfregar o local e deixar agir de um dia para o outro.

Outra ótima sugestão de como finalizar o processo de remoção das manchas é utilizar algumas gotinhas de óleo de bebê ou cera automotiva para lustrar o material. Assim, além de proteger seus móveis do clima úmido e da maresia típica das áreas litorâneas, você vai deixar a peça com um brilho incrível.

Após testar essas dicas de como tirar ferrugem dos móveis, seu mobiliário ficará novinho em folha. Mas lembre-se: caso o nível já esteja muito avançado — formando camadas sobre o metal — vale a pena investir em peças novas.

Aproveite e siga nosso Facebook e Instagram e fique por dentro das melhores tendências de design e revestimentos!