Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Bacteriostático

Bacteriostático: por que você deveria se importar com esse palavrão?

Limpeza
Autor: Pointer - Data:

Antigamente um assunto praticamente exclusivo dos profissionais de saúde ou da arquitetura hospitalar, o termo bacteriostático virou o assunto do momento na arquitetura. Mas por que é tão importante conhecer esse “trava-língua”? Porque materiais bacteriostáticos são desejáveis na prevenção da Covid-19 e de outras doenças.  

A pandemia do coronavírus demonstrou a importância de contar com materiais que evitam a proliferação de vírus e bactérias. É exatamente isso o que acontece com produtos bacteriostáticos, como é o caso dos revestimentos cerâmicos.

“O revestimento cerâmico é bacteriostático por natureza. Isso significa que não mata bactérias, mas auxilia impedindo o seu crescimento e proliferação”, ensina a arquiteta Caroline Werner, especialista de capacitação e produtos da Portobello Grupo. Esse, aliás, é um dos motivos que elegeram a cerâmica como o revestimento do futuro, a principal aposta de material pós-pandemia.

Bacteriostático X Bactericida

revestimento cerâmico com característica bacteriostática
Assim como todos os revestimentos cerâmicos, Bianco Alpino, da linha Clássica, é bacteriostático

As superfícies bacteriostáticas são estudadas, desenvolvidas e aperfeiçoadas há anos. Entretanto, passaram a ser ainda mais valorizadas no uso doméstico devido à pandemia do coronavírus. Os revestimentos cerâmicos possuem a tão desejada caraterística bacteriostática. Outros materiais da arquitetura também, como vinílicos, linóleo, latão.

Também existem algumas superfícies que eliminam as bactérias sem a necessidade de limpeza. São materiais bactericidas, o que é diferente de bacteriostático. Para isso, as peças recebem um tratamento com substâncias químicas especiais. Esses revestimentos, porém, são utilizados atualmente para finalidades específicas, e tem preço bastante elevado. 

Para uso residencial ou comercial leve, basta um revestimento bacteriostático para evitar a disseminação de microrganismos perigosos à saúde, como o coronavírus.

Vantagens da cerâmica

sala com revestimento cerâmico
C-Motion Grey: revestimento cerâmico tem superfície lisa e impermeável, evitando o alojamento de sujeira e microorganismos

Mas qual a diferença do revestimento cerâmico para materiais naturais? Madeiras, mármores, concretos e pedras possuem superfícies porosas, que naturalmente apresentam uma absorção elevada. Além de não inibirem a proliferação de fungos, vírus e bactérias, tornam-se mais difíceis de limpar completamente. Já cerâmica é bacteriostática em sua essência.  

Basicamente, o revestimento cerâmico é uma mistura de rochas e argilas, podendo conter água ou não em sua composição. “É preciso moer toda a matéria-prima para formar uma massa homogênea que depois é prensada e queimada”, explica Carol. Durante esse processo de fabricação, as peças recebem uma camada de esmalte, o que deixa a superfície extremamente lisa e impermeável.

Fácil para limpar

banheiro com revestimento cerâmico bacteriostático
Stars White na parede e Urbana Cinza no piso: fácil de limpar com produtos convencionais que eliminam vírus e bactérias

Além de impermeabilizar e proteger, a superfície esmaltada facilita a limpeza dos revestimentos cerâmicos. Para eliminar sujeira e possíveis vírus e bactérias, é necessário passar apenas um pano umedecido com algum produto de limpeza facilmente encontrado em uma residência, como desinfetantes em geral e água sanitária.  

A higienização também pode ser feita diversas vezes ao dia, de forma rápida e prática, sem danificar as peças. Isso porque os revestimentos cerâmicos têm alta resistência aos materiais de limpeza convencionais. Com relação à água sanitária, que mata o coronavírus, é indicado misturar uma medida pequena do produto com aproximadamente um litro de água. Aliás, preparamos um material especial que explica como manter a casa limpa na pandemia do coronavírus.

A garantia de limpeza completa e a característica bacteriostática dos revestimentos cerâmicos é comprovada pela sua indicação até para ambientes hospitalares. A Anvisa determina que revestimentos cerâmicos com índice de absorção de água de até 4% podem ser aplicados em unidades de saúde. Impermeáveis, eles são totalmente higiênicos.

Com essas informações, agora ficou fácil entender a importância de conhecer e, principalmente, utilizar produtos bacteriostáticos em sua residência. Isso ajudará a proteger você e a sua família tanto contra o coronavírus como contra outros problemas de saúde. Para saber outros detalhes sobre os revestimentos cerâmicos, acesse o site da Pointer.