Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Portas e janelas coloridas: saiba como usar essa tendência

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Os projetos de arquitetura, design e decoração estão mais ousados do que nunca. Atualmente, com tantas referências à nossa disposição — que encontramos em perfis do Pinterest e blogs, por exemplo —, entrar em contato com inspirações modernas e inovadoras para o nosso lar tornou-se algo simples.

É esse o caso das portas e janelas coloridas. A tendência está claramente em alta, e é possível entender o porquê: essa é uma maneira fácil e charmosa de dar mais vida e energia à sua casa. O investimento não precisa ser tão alto, mas os resultados são sempre incríveis. Este é o famoso detalhe que faz toda a diferença.

E aí, quer saber como inserir portas e janelas coloridas na decoração de seu cantinho especial? Continue com a gente e confira!

129354-portas-e-janelas-coloridas-saiba-como-usar-essa-tendencia

Analise a decoração de cada cômodo

As portas e janelas coloridas fazem sucesso exatamente por serem um detalhe. Como representam uma pequena parte do cômodo, é essencial que elas estejam em destaque. E isso só é possível se você atentar à decoração do espaço em questão.

117487-portas-e-janelas-coloridas-saiba-como-usar-essa-tendencia

Por exemplo: se a sua sala de estar tem o estilo vintage, as portas e janelas devem seguir a mesma linha de raciocínio. O que vai deixá-las em evidência é a cor, e não o design incoerente com o restante do cômodo.

Nesse caso citado, uma porta moderna feita em metal não seria uma boa escolha, mas uma peça mais romântica de madeira cairia bem.

Procure harmonizar as cores do espaço

Portas e janelas não precisam ser apenas itens funcionais. Elas podem verdadeiramente fazer parte de sua decoração. E é por isso que as cores devem ser exploradas, mostrando como cada ponto do cômodo foi pensado em conjunto.

Porém, para que essa coesão realmente exista, é fundamental considerar a paleta de cores do ambiente e usá-la como base de escolha dos tons das portas e janelas. Se a decoração de sua casa é mais sóbria — repleta de branco, marrom e cinza —, você pode definir colorações bem fortes. Vermelho e amarelo têm feito um grande sucesso.

Por outro lado, se sua casa já tem objetos decorativos e móveis coloridos, uma boa ideia é pintar as janelas e/ou portas com cores neutras. Mas essa nem sempre é uma escolha sem graça ou pouco ousada: peças pretas envernizadas, por exemplo, são arrojadas e atípicas.

122631-portas-e-janelas-coloridas-saiba-como-usar-essa-tendencia

Saiba que as texturas também importam

Estamos falando sobre portas e janelas coloridas, mas as cores não são o único ponto de atenção ao definir esses detalhes de sua casa. As texturas e materiais também podem fazer a diferença, principalmente se você está buscando por algo que se distancie das decorações comuns.

Revestimentos são excelentes escolhas nesses casos. Várias opções diferenciadas estão disponíveis no mercado e, com elas, você pode compor o espaço com um toque a mais de estilo.

Alguns modelos, inclusive, podem ser utilizados para fazer o acabamento de portas e janelas, como uma alternativa interessante de decoração do batente ou da própria peça. Se não quiser ousar tanto, basta pintá-las com a cor vibrante de sua preferência e escolher revestimentos para os pisos ou paredes que harmonizem com ela.

117485-portas-e-janelas-coloridas-saiba-como-usar-essa-tendencia

Leve o seu próprio estilo em consideração

É possível que você acredite que portas e janelas coloridas são parte apenas de decorações mais descontraídas e divertidas. Mas, na verdade, a tendência pode igualmente ser usada em projetos elegantes e sérios.

Os revestimentos também costumam ser uma boa opção nesses casos. E as cores escuras cumprem bem o papel de trazer sobriedade — como a porta preta, que citamos acima. Se o seu estilo combina mais com esse caminho, aposte nele. Lembre-se sempre de que é você quem está no comando: a sua casa deve ter a sua cara!

E aí, gostou de entender como inserir portas e janelas coloridas em sua decoração? Já sabe como colocará o seu projeto em prática? Conte para a gente nos comentários!