Destinos de arquitetura: 6 lugares para conhecer nas férias
Dicas PointerViajar pode proporcionar experiências incríveis. Além de descansar, dá para aprender mais sobre história e outros assuntos. Um exemplo são os destinos de arquitetura.
Eles são ótimos para quem gosta de saber mais sobre a cultura local por meio de prédios, construções, paisagismo e por aí vai.
O mais interessante é que há destinos de arquitetura no Brasil e no exterior. Assim, dá para aproveitar suas férias, independentemente do tamanho do orçamento.
Quer ver alguns exemplos? Acompanhe a leitura e confira os 6 destinos de arquitetura que separamos!
1. Roma é um dos destinos de arquitetura clássicos
Fontana di Trevi é um dos monumentos imperdíveis em Roma (Foto: Cristina Gottardi/Freepik)
Entre os destinos de arquitetura, a Itália é um encanto. Com destaque para Roma, a capital do país europeu.
A cidade coleciona história e construções que ajudam a entender o passado e o presente. Inclusive, por lá é possível observar muitas edificações com revestimento de mármore.
Muitos deles são fonte de inspiração para cerâmicas que reproduzem mármore com fidelidade, mas de um jeito mais acessível e sustentável.
Se Roma está entre seus destinos de arquitetura favoritos, prepare-se para andar bastante. Contudo, você vai conhecer atrações incríveis.
Entre as mais conhecidas estão o Coliseu, a Fontana di Trevi, a Basílica de São Pedro, a Capela Sistina, a Piazza Navona e por aí vai.
Sem falar na possibilidade de fazer um bate-volta para conhecer o Vaticano com toda a sua história e significado, até para quem não é religioso.
2. No Brasil, Salvador é um dos melhores destinos de arquitetura
Elevador Lacerda é um marco da arquitetura de Salvador (Foto: Raul Golinelli/Wikimedia Commons)
Agora, se a sua ideia é aproveitar os destinos de arquitetura brasileiros, Salvador, na Bahia, é um prato cheio!
A cidade tem construções desde a época da colonização portuguesa e, por isso, coleciona história.
Por causa de uma falha geológica, Salvador está dividida entre a cidade alta e baixa. Esse fator interfere na sua arquitetura e também na organização.
Na época da colonização portuguesa, a parte alta era ocupada por setores administrativos. Já a parte baixa, perto do mar, abrigava o comércio e o porto de Salvador.
Aliás, vale destacar que a região abriga diferentes estilos. Entre eles o barroco, o neocolonial, o neoclássico, o eclético, além do moderno e do design contemporâneo.
Na primeira capital brasileira, um dos destaques são as casas coloridas, as ladeiras e as ruas de pedra. Sobretudo no centro histórico.
Entre os monumentos imperdíveis desse destino de arquitetura estão a Igreja e o Convento de São Francisco, a Catedral e o Palácio do Governador.
3. Atual capital, Brasília é destino de arquitetura de destaque
Congresso Nacional é um dos prédios mais famosos de Brasília, capital brasileira (Foto: Chris Jackson/Flickr)
O Distrito Federal também é um daqueles destinos de arquitetura que não podem ficar de fora da lista.
Totalmente planejada, Brasília tem a assinatura de grandes nomes da arquitetura nacional: Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.
Referência quando o assunto é arquitetura moderna, Brasília também teve um plano urbanístico que lhe fez ser tombada pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. O reconhecimento veio no ano de 1987.
Assim como durante o passeio por outros destinos de arquitetura, na capital federal não é difícil encontrar monumentos importantes.
Entre eles estão os Palácios do Planalto, Alvorada e o Congresso Nacional, por exemplo. Sem falar no Museu Nacional e na Catedral Metropolitana, que tem fachada modernista que se destaca.
4. Machu Picchu é destino de arquitetura para quem gosta de aventura
Arquitetura Inca é um dos principais atrativos de Machu Picchu (Foto: Pedro Szekely/Wikimedia Commons)
Se estar em contato com a natureza e se aventurar é importante para você, um dos destinos de arquitetura que pode agradar é Machu Picchu, no Peru.
Esse é um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo. Parte da arquitetura projetada pelo povo Inca está preservada na área que é Patrimônio Mundial da UNESCO.
Tamanha importância histórica – além da beleza – também fizeram de Machu Picchu uma das 7 maravilhas do mundo moderno.
No passeio guiado, é possível entender como era a organização dessa civilização, além de aprender mais sobre as tecnologias criadas. Sobretudo com relação à agricultura.
E se engana quem pensa que esse é um passeio cheio de perrengues. É possível chegar à cidade Aguas Calientes de trem e, de lá, pegar um ônibus até a entrada de Machu Picchu. Ou seja, tudo de um jeito confortável e sem estresse.
5. Barcelona: um dos destinos de arquitetura com encantos por toda parte
Entre as obras de Gaudí mais famosas, está o Parque Güell, em Barcelona (Foto: Frimufilms/Freepik)
Outro destino europeu, Barcelona, na Espanha, reúne história e modernidade. Além de contar com diversas obras do arquiteto Antoni Gaudí, que enfeitam toda parte.
O Bairro Gótico, por exemplo, tem um ar medieval com ruas estreitas que fazem o visitante mergulhar na história.
Por outro lado, a Barceloneta tem prédios modernos, baladas e, claro, uma praia muito frequentada por espanhóis e viajantes durante o verão.
A cidade é um exemplo mundial de urbanismo. E para quem gosta do estilo das obras de Gaudí, este certamente é um dos melhores destinos de arquitetura.
Entre os monumentos mais visitados de Barcelona, alguns dos mais importantes têm a assinatura do arquiteto.
Um deles é um dos símbolos da capital da Catalunha: a Sagrada Família. Podemos citar ainda a Casa Battló, a Casa Milà (La Pedrera), além do Parque Güell.
6. João Pessoa é um dos patrimônios brasileiros
Centro histórico de João Pessoa é tombado pelo patrimônio (Foto: Rogerio/Wikimedia Commons)
Para fechar a nossa lista, mais um dos destinos de arquitetura no nordeste brasileiro: João Pessoa, na Paraíba.
Seu centro histórico é Patrimônio Cultural e Artístico do Brasil. Nesse destino nordestino, é possível encontrar diferentes estilos como rococó, barroco, art nouveau, art déco e maneirismo, por exemplo.
Os detalhes da arquitetura nordestina aparecem em obras como a igreja de São Francisco, além do Centro Cultural São Francisco, um dos símbolos da cidade.
Outras igrejas para incluir no roteiro são a de Nossa Senhora do Carmo e da Misericórdia. Visite também a praça Antenor Navarro e não deixe de conferir a arquitetura do Hotel Globo.
Se você gosta mesmo é de conferir destinos de arquitetura brasileiros, que tal descobrir como levar o estilo para a sua casa? Conheça cerâmicas cheias de brasilidade para usar em todos os ambientes!