Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

6 destinos nada óbvios no Norte e no Nordeste para aproveitar as férias

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Viajar para o Norte e para o Nordeste é um dos passeios turísticos favoritos dos brasileiros. Mesmo no inverno das férias de julho, estados como Ceará, Bahia, Alagoas e Pernambuco são quentes e paradisíacos.

Além dos lugares mais visitados, existem outros destinos nada óbvios, quase secretos, que acabam surpreendendo os turistas — uma excelente opção para aqueles que desejam fugir do turismo de massa.

Pensando nisso, preparamos algumas sugestões de destinos para você descobrir e se encantar nas próximas férias. Confira!

1. Canindé de São Francisco, Sergipe

destinos nada óbvios

Passeios de camatã que são feitos entre os famosos cânions do Xingó, em Canindé de São Francisco no Sergipe

O lugar é marcado pela história do cangaço e apresenta aos turistas as mais belas formações rochosas e paisagens envolvidas por um rio muito famoso no país: o São Francisco.

Os passeios de camatã, realizados entre os famosos cânions do Xingó, são a grande atração de Canindé de São Francisco. Um passeio de barco tranquilo leva os visitantes até uma distância muito próxima desses paredões, sendo possível pegar barcos menores e navegar pelas águas.

O aeroporto mais indicado é o de Aracaju. De lá, é preciso seguir por 200 km até o destino de carro ou ônibus. De carro, o trajeto leva cerca de 3 horas, pela BR-235 e SE-175. Há bastante oferta de ônibus.

A Pousada Cecília São Francisco e o Xingó Parque Hotel Resort são ótimas opções de hospedagem na cidade.

2. Praia do Patacho, Alagoas

destinos nada óbvios

A Praia do Patacho com águas cristalinas de cor bem azulada é um ótimo destino para aqueles que gostam de estar perto da natureza

O estado do Alagoas tem muitas praias maravilhosas, com águas cristalinas de cor azulada e areias brancas com coqueiros à sua margem.

A Praia do Patacho é um exemplo de lugar espetacular que os turistas podem encontrar no estado, um destino muito indicado para aqueles que gostam de estar perto da natureza e da tranquilidade.

A praia fica no município de Porto de Pedras, a aproximadamente 20 km da famosa Maragogi. É um local distante dos comércios e da correria do dia a dia, sendo, portanto, o melhor ambiente para ter dias calmos e românticos. A praia é deserta e há algumas pousadas lindas ao seu redor.

O Aeroporto Internacional de Maceió — Zumbi dos Palmares — é o que fica mais próximo do local. De lá, são aproximadamente 2 horas de carro, cerca de 120 km pelas AL-101 e AL-105, até a Praia do Patacho.

Uma boa dica de hospedagem é a Pousada Reserva do Patacho, que tem uma ótima estrutura.

3. Cabaceiras, Paraíba

destinos nada óbvios

Lajedo de Pai Mateus local onde os visitantes encontram o ápice da beleza natural, localizado em Cabaceiras na Paraíba

Cidade da região do Cariri, Cabaceiras fica na região árida do Nordeste. Estamos falando de um polo cinematográfico, onde 30 filmes nacionais já foram gravados. Um deles é bastante famoso e, certamente, você conhece: “O Auto da Compadecida”, de Guel Arraes, que se inspirou na obra do autor Ariano Suassuna.

Qual seria o motivo da procura por uma cidade tão pequena, de apenas cinco mil habitantes, para ser cena de filmes? A resposta é: pela sua natureza encantadora, surpreendente e exótica, que acaba tornando o ecoturismo uma atividade procurada por lá.

É no Lajedo de Pai Mateus que os visitantes vão encontrar o ápice da beleza natural. O local é composto por mais ou menos cem blocos de granito variados, como a Pedra do Capacete. Outros pontos que atraem as pessoas na cidade são: o Memorial Cinematográfico, a Cadeia Pública e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

O aeroporto mais próximo do local é o Internacional do Recife/Guararapes — Gilberto Freyre. Depois ainda são cerca de 220 km pela Rodovia Terezinha Lins Pessoa sentido interior, numa viagem de 4 horas.

Para hospedagem, ótimas dicas são a Pousada da Ema e a Pousada Familiar Shalom.

4. Alter do Chão, Pará

destinos nada óbvios

A Ilha do Amor, localizada em Alter do Chão, é conhecida como o Caribe amazônico

A vila de Alter do Chão é conhecida como o Caribe amazônico e fica a aproximadamente 35 km de Santarém.

O lugar é sucesso em publicações fora do Brasil, tendo sido citado pelo famoso jornal “The Guardian”. O Rio Tapajós é um ponto no local que precisa ser conhecido — suas águas são mornas e a areia incrivelmente branca.

Alter do Chão fica a cerca de 729 km do Aeroporto Val-de-Cans, em Belém. De lá, é possível fazer uma viagem de barco até a cidade de Santarém, onde há ônibus que saem diariamente para o local. Um local isolado, mas que tem se tornado cada vez mais procurado por turistas brasileiros e internacionais.

Para aqueles que gostam de ficar mais próximos do agito, uma opção é se hospedar no centro. A Pousada Vila de Alter Boutique é uma boa opção de hospedagem.

5. Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco

destinos nada óbvios

A Praia de Calhetas é um dos lugares mais bonitos do país, localizada em Cabo de São Agostinho no Pernambuco

Cabo de São Agostinho é um lugar único, com suas belas praias e belezas naturais que encantam todos que visitam o local. A Praia de Calhetas é a mais famosa.

O local reúne vários monumentos históricos, como a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, o Forte Castelo do Mar, que foi construído com o próprio granito do local, o Engenho Massanganao, as ruínas do Convento Carmelita, a Festa da Lavadeira, entre muitos outros. Além disso, Cabo de Santo Agostinho é rico em artesanato.

Para os aventureiros, é possível fazer rapel, escaladas e voo de asa delta no Mirante da Pedra da Pimenta, aproveitando a paisagem magnífica. Passeios de bike ou caminhadas exploram as matas.

Cabo de Santo Agostinho está a cerca de 30 km da capital Recife. De carro, basta seguir pela BR-101 a partir da Zona Norte de Recife e, depois, pela PE-060 até chegar em Gaibu. Existe também a opção de ir de ônibus, pois há empresas que partem diariamente da capital para a cidade.

Algumas opções de hospedagem são: Vila Galé Eco Resort do Cabo, Hotel Canarius D’Gaibu e Intercity Suape Costa Dourada.

6. Jalapão, Tocantins

destinos nada óbvios

O Jalapão, localizado no Tocantins é o destino ideal para quem é apaixonado pelo turismo e ecoturismo de aventura

Este é um destino ideal para quem é apaixonado pelo turismo e ecoturismo de aventura. A região, que fica localizada no estado do Tocantins, encanta os visitantes por suas águas abundantes, serras com clima de savana e grandes chapadões, além, é claro, da paisagem de cerrado, formações rochosas e rios com cachoeiras incríveis.

Algumas atrações desse lugar incrível são:

  • os povoados da Prata e do Mumbuca: comunidades que possibilitam que as pessoas aproveitem a cultura dos quilombos;
  • a Cachoeira da Velha: imensa queda d’água, em formato de ferradura, com 15 metros de altura e aproximadamente 100 metros de largura;
  • a Serra do Espírito Santo: formação rochosa na qual os turistas têm a oportunidade de apreciar a flora do lugar;
  • as Dunas: são compostas por areias de cor alaranjada e finas que podem chegar a 40 metros de altura — é realmente o cartão-postal do Jalapão;
  • os Fervedouros: é impossível afundar nas águas transparentes dos Fervedouros — uma experiência inesquecível para quem visita o lugar.

No Jalapão há uma grande preocupação com a preservação da natureza local, que é representada por diversos instrumentos, como o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, o Parque Estadual do Jalapão, a Área de Preservação Ambiental, a Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins e a Área de Proteção Ambiental (APA) Jalapão.

De Palmas até o Jalapão são, aproximadamente, 195 km de estradas asfaltadas que levam até a Ponte Alta do Tocantins, porta de entrada principal para o Jalapão. Para chegar à cidade, é preciso seguir pela TO-050 até Porto Nacional e, depois, pela TO-255 até Ponte Alta. A partir desse ponto, há apenas estradas de terra. Para se hospedar no local, é possível escolher entre pousadas simples e campings.

Se você quer fugir um pouco do roteiro tradicional de turismo, não deixe de aproveitar esses destinos nada óbvios no Norte e no Nordeste do Brasil que separamos para você. Não tenha dúvidas de que você fará uma viagem maravilhosa para guardar para sempre na memória! Não se esqueça de levar a câmera fotográfica, pois há muitas belezas naturais nesses lugares!

Gostou de saber mais sobre esses destinos incríveis? Então, aproveite para compartilhar o texto nas suas redes sociais. Assim, seus amigos também saberão poderão aproveitar as férias para conhecer esses lugares!