Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Dia do Arquiteto: parceiros da Pointer falam sobre a profissão

Não categorizado
Autor: Pointer - Data:

O Dia do Arquiteto e Urbanista é comemorado no Brasil no dia 15 de dezembro. A escolha da data é em homenagem ao profissional que marcou a história do país: Oscar Niemeyer. Esse é o dia do nascimento de Niemeyer.

Essa é uma data não só para celebrar, mas também para valorizar arquitetos e urbanistas, que se empenham em construir sonhos. Isso sem falar nas missões de tornar as cidades mais inclusivas e sustentáveis, o que beneficia a todos nós.

Em comemoração ao Dia do Arquiteto e Urbanista, entrevistamos 3 profissionais que são parceiros da Pointer. Audrey Nascimento, Tallyson Albuquerque e Thaís Alcântara, falam sobre a profissão e mostram seus projetos preferidos em parceria com a Pointer. Confira!

Audrey Nascimento

Ela nasceu em uma cidade repleta de referências de arte e arquitetura. No Recife (PE), sempre admirou os sítios históricos, as igrejas e monumentos, o que levou ao desejo de cursar Arquitetura e Urbanismo. Formação que complementou com uma pós-graduação logo em seguida.

Depois de alguns anos trabalhando em empresas e até em uma construtora multinacional, abriu seu próprio escritório. Hoje, atua no desenvolvimento de projetos arquitetônicos e de interiores. 

Audrey Nascimento atua no nordeste brasileiro e se inspira na arquitetura de sua cidade natal: Recife

O que mais te encanta na profissão de arquiteta?

Audrey Nascimento: Perceber que temos um papel importante na evolução da qualidade do ambiente construído. Estamos em um mundo de transformações tão rápidas e constantes, que temos o poder de impactar no modo como o ambiente construído é planejado, projetado, fabricado, usado, equipado, configurado e mantido. Tudo isso de acordo com o juramento que todo arquiteto faz no dia da formatura, visando cidades sustentáveis e uma sociedade mais justa.

Em quais regiões você atua e como é o mercado nesses locais?

Audrey Nascimento: Tenho atuado na região Nordeste, sobretudo no estado de Pernambuco, na região Metropolitana do Recife. O mercado nessa região tem melhorado nos últimos meses, pelo aumento do financiamento imobiliário e pela demanda de serviços. Além disso, há a desaceleração do aumento dos preços dos materiais de construção, o que me traz otimismo nesse momento.

O que você diria para um jovem que quer seguir na profissão?

Audrey Nascimento: Usaria as palavras de um dos arquitetos e urbanistas brasileiros mais influentes de todos os tempos, por ocasião da palestra magna de abertura da II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo em outubro de 2017. Jaime Lerner, infelizmente, nos deixou em maio de 2021. 

Ele disse: “não precisamos de ego-arquitetos, precisamos de eco-arquitetos. Temos que ter a coragem de fazer coisas simples e imperfeitas. A arquitetura, às vezes, é um compromisso com a simplicidade e imperfeição. Temos que ter orgulho da nossa constelação de arquitetos-estrelas, mas precisamos mais de uma constelação de arquitetos preocupados com as cidades. Menos ego-arquitetos, mais eco-arquitetos”.

Como é sua relação com a Pointer?

Audrey Nascimento: Conheci a Pointer, através da divulgação feita pelo arquiteto Mauricio Arruda nos seus trabalhos na TV e nas redes sociais. Desde então, passei a especificar a marca nos meus projetos e a aceitação por parte dos clientes sempre foi muito fácil. Tanto pelo custo quanto pela qualidade dos produtos. O match é perfeito!

Projeto de destaque

Audrey Nascimento: Há pelo menos seis projetos com a Pointer que destaco. Um deles é a requalificação do muro de uma casa em Laurentino, em Olinda (PE). Usamos Zeppelin Steel. Na fachada, os detalhes ficam com E-Motion Wood, da linha Tropicalia, e Zebra Cinza, da linha Classica. 

Uma fachada repleta de produtos Pointer: Zeppelin Steel, E-Motion Wood, da linha Tropicalia, e Zebra Cinza, da linha Classica

Tallyson Albuquerque

O Dia do Arquiteto é pouco para ele, que também é designer de interiores e light designer. Tallyson Albuquerque tem foco em decoração e reformas. Sua atuação principal é no Rio Grande do Norte. Mas, como um profissional sempre em movimento, desenvolve projetos em todo o Brasil.

Profissional completo, Tallyson Albuquerque desenvolve projetos principalmente para interiores e reformas

O que mais te encanta na profissão de arquiteto?

Tallyson Albuquerque: O que mais me encanta na minha profissão é ter a possibilidade de transformar os sonhos dos clientes em realidade e, assim, conseguir acrescentar nas suas vidas. Porque arquitetura pra mim é isso, a possibilidade de contribuir na vida das pessoas, tornando-as ainda mais felizes. Arquitetura é amor.

Em quais regiões você atua e como é o mercado nesses locais?

Tallyson Albuquerque: Eu atuo presencialmente em Natal e Mossoró (RN), mas também faço projetos para todo o Brasil. O mercado é complexo e exige dos profissionais desenvolver habilidades inovadoras, bem como estar atento às novidades para oferecer aos clientes o que há de mais atual e moderno.

O que você diria para um jovem que quer seguir na profissão?

Tallyson Albuquerque: Diria para ele que é a profissão mais gratificante do mundo. Poder entrar na vida das pessoas para transformá-las com melhorias é muito gratificante. Eu me sinto honrado por cada cliente que me permitiu participar da construção de seus sonhos. Ah, também diria para este jovem ser persistente, não desistir e estudar bastante!

Como é sua relação com a Pointer?

Tallyson Albuquerque: A minha relação com a Pointer é de cumplicidade, de amor. Desde que conheci a marca, me apaixonei por seus produtos e pela empresa. A Pointer sempre está atenta às maiores tendências da arquitetura. É uma empresa responsável, do Grupo Portobello, e seus produtos têm uma qualidade excelente. Ainda podemos contar sempre com preço justo.

Projeto de destaque

Tallyson Albuquerque: O projeto que gostaria de destacar é o do apartamento L&B, onde usamos o revestimento Vitoria Gris Ombre Mate, da linha Decora Design, na sala. Um revestimento moderno, escolhido juntamente com o cliente para trazer uma pegada jovem ao apartamento. Também foram colocados spots de LED superiores, para realçar ainda mais o revelo e os detalhes do revestimento.

Revestimento Vitoria Gris Ombre, da linha Decora Design, tem relevos ressaltados pelos spots de LED

Thaís Alcântara

Quando estava no quarto ano da faculdade de Engenharia Civil, Thaís Alcântara percebeu que não estava no caminho certo e ingressou no curso de Arquitetura e Urbanismo. Logo no primeiro de aula, sentiu que tinha feito a escolha certa.

Hoje, concentra sua atuação na Paraíba, onde transforma sonhos em realidade. É uma profissional com brilho nos olhos, que busca arrancar sorrisos de seus clientes ao pensar em cada detalhe do projeto. Um trabalho intenso, mas feito com muito amor.

Depois de trocar a engenharia pela Arquitetura, Thaís encontrou a profissão pela qual é apaixonada

O que mais te encanta na profissão de arquiteta?

Thaís Alcântara: A Arquitetura me encanta em cada centímetro devido ao seu potencial de transformar e qualificar vidas com relação ao espaço. Arquitetura vai muito além de criar espaços físicos; é sobre criar experiências de vida, proporcionar um espaço que traduza a essência de quem o irá compor, onde cada detalhe está relacionado a um porquê.

E como sou grata por cada história, cada sorriso de satisfação e pelo sentimento de pertencimento dos meus clientes! E é exatamente esta gratidão que me motiva diariamente a lutar com tanto amor pelos nossos sonhos!

Em quais regiões você atua e como é o mercado nesses locais?

Thaís Alcântara: Atuo em todo o estado da Paraíba, em especial Campina Grande, Sumé e Monteiro com projetos arquitetônicos e interiores; residenciais e comerciais.

O que você diria para um jovem que quer seguir na profissão?

Thaís Alcântara: Se tem amor em transformar um espaço para que seja vivido intensamente, da melhor forma possível, a Arquitetura é a sua profissão ideal!

Como é sua relação com a Pointer?

Thaís Alcântara: Simplesmente sou encantada com os produtos da Pointer! Seja em ambientes externos ou internos, sempre presente em meus projetos devido ao seu design inovador e atual, revestimentos que traduzem nossa essência, brasilidade e com qualidade; tudo que anseio para compor o projeto arquitetônico. Uma relação de encantamento em cada detalhe!

Projeto de destaque

Thaís Alcântara: Como destaque, um escritório corporativo com a sobriedade e elegância do mix preto e cinza nos planejados. Mais um toque especial do piso amadeirado Avelana Ambar, da linha Mediterranea. Um resultado incrível!

Projeto de escritório ganha aconchego com piso Avelana Ambar, da linha Mediterranea, que reproduz madeira

Agora que você já sabe mais sobre a profissão e a imporância do Dia do Arquiteto, que tal descobrir como eles se inspiram? Conheça as tendências para 2022 e entenda o que vai estar em alta na próxima temporada!