Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
banheiro sustentável

Quer um banheiro sustentável? Veja como construir em 9 passos

Dicas técnicas
Autor: Pointer - Data:

A chamada arquitetura sustentável é aquela que utiliza recursos de forma consciente em todas as etapas da obra e decoração. Diante da necessidade de construir ou reformar um banheiro, você pode garantir a viabilidade econômica com uma solução de projeto inteligente e que permita manter práticas e hábitos ecológicos no dia a dia.

Ficou interessado? Então veja neste post alguns passos simples para construir um banheiro funcional, bonito e, principalmente, sustentável!

1. Pense no impacto ambiental que a obra vai causar

A composição de um banheiro envolve uma grande variedade de peças e revestimentos, e por isso a seleção desses produtos deve ser feita com cuidado. Se for construir ou reformar, procure por peças com características atóxicas e que permitam a reciclagem no futuro.

Na aquisição dos materiais, valorize os fornecedores que têm compromisso com a preservação do ambiente e apresentam responsabilidade socioambiental em cada fase da cadeia produtiva.

As informações podem ser obtidas por meio de uma pesquisa rápida sobre como cada empresa produz e aproveita suas matérias-primas. Assim, você terá uma boa noção de como é o tratamento de recursos importantes, como água e energia.

2. Faça um bom planejamento

Antes de tirar o projeto de construção ou reforma do papel, faça um bom planejamento. Lembre-se de que um banheiro sustentável deve visar a redução do uso de energia, melhoria do conforto térmico e acústico, otimização do aproveitamento de água, minimização de resíduos e consumo consciente no cotidiano.

Para que tudo isso seja possível, você deve listar tudo o que deseja no seu banheiro ecológico, definir as prioridades da obra, estipular um limite de gastos, fazer orçamentos, pesquisar e comparar preços, planejar a decoração detalhadamente, fazer os cálculos corretos para evitar os desperdícios, programar a gestão de resíduos e criar estratégias para economizar água e luz no decorrer da obra. Essas ações vão ajudar a conduzir a reforma ou construção com tranquilidade.

3. Priorize o uso de materiais sustentáveis

banheiro sustentável

Atualmente, o mercado oferece uma série de produtos “ecológicos” que podem ser utilizados no banheiro. Confira a seguir os principais materiais que aliam beleza, funcionalidade e sustentabilidade.

Tijolo ecológico

O tijolo ecológico é um dos curingas da arquitetura sustentável, já que não provoca a degradação do meio ambiente. Sua fabricação é realizada por meio de prensagem, fator que dispensa a queima, evita a poluição do ar e o desmatamento. Além disso, esse material é barato e pode reduzir o custo da obra em até 40%.

Tinta ecológica

As tintas ecológicas colorem os ambientes e, ainda por cima, preservam a natureza. Elas são formuladas com produtos naturais, não são tóxicas e não contêm petróleo na composição. Há três tipos de tintas ecologicamente corretas: as minerais, as vegetais e as que possuem insumos animais. As grandes vantagens dessas tintas consistem em não poluírem a atmosfera, não causarem danos à saúde e permitirem que a parede respire.

Lâmpadas de LED

O uso de lâmpadas de LED pode fazer toda a diferença na sustentabilidade e economia no dia a dia. Elas custam caro, porém duram muito mais e, a depender da marca, podem gerar uma economia que varia entre 40 e 80%, superando assim a iluminação convencional.

Outros materiais

Outros materiais ecológicos que podem ser usados nas fases de construção e decoração do banheiro sustentável são:

  • bambu;
  • madeira de demolição;
  • madeira de reflorestamento;
  • MDF;
  • cola, selador e verniz à base de água;
  • resina;
  • ecoplacas de cortiça e gesso;
  • dispositivos de automação;
  • ecomosaicos.

4. Instale dispositivos para o controle da vazão de água

A água é um dos recursos mais utilizados e também desperdiçados em uma residência, especialmente no banheiro. Para evitar essa situação, você pode instalar dispositivos de controle de vazão em equipamentos e aparelhos convencionais. Veja:

  • pia: substitua a torneira comum por um modelo com temporizador para limitar o tempo de vazão. Se não quiser trocar a torneira, pode equipá-la com um filtro arejador que reduz o consumo ao misturar ar no jato de água;
  • chuveiro: você pode adquirir um modelo moderno e com baixo consumo ou instalar uma peça reguladora de vazão por um preço bem acessível;
  • vaso sanitário: escolha uma válvula de descarga que contenha duplo acionamento. Com essa solução, você controla a quantidade de água a ser despejada para cada tipo de dejeto (líquido ou sólido).

5. Valorize a luz natural no projeto do banheiro

A luz natural deve ser valorizada em qualquer projeto porque, além de ser gratuita, tem um alto poder desinfetante que ajuda a eliminar os fungos e a umidade do ambiente. Se o seu banheiro tem uma abertura de janela muito pequena, uma reforma pode ser ideal para aumentar as medidas e permitir maior entrada da luz solar.

Como o período da noite exige o uso de luz artificial, a dica é substituir as lâmpadas fluorescentes ou incandescentes do banheiro por modelos em LED. Como já mencionamos, esse investimento é compensado em pouco tempo com uma economia considerável de energia elétrica.

6. Troque peças e equipamentos antigos

Assim como outros itens da casa, as peças e equipamentos do banheiro também perdem utilidade com o passar do tempo. Nessas condições, o morador percebe um mau funcionamento da torneira ou do chuveiro, que não param de pingar água.

Em vez de ficar forçando os registros para conter o desperdício, providencie uma troca ou reparo o quanto antes. Muitas vezes, é necessário apenas trocar um detalhe da torneira — borracha ou vedante — para que ela volte a funcionar normalmente e mantenha o consumo de água sob controle.

Outro problema que exige atenção e reparos é o vazamento do vaso sanitário. Se desconfiar de algo, aplique corante no reservatório de água e aguarde alguns minutos. Se a água contida no vaso ficar colorida sem que você tenha dado a descarga, é sinal de que há vazamento e, portanto, desperdício.

7. Tome cuidado com a escolha dos revestimentos

banheiro sustentável

No Brasil há fabricantes de cerâmicas e porcelanatos que se preocupam com a sustentabilidade. Esses revestimentos são essencialmente sustentáveis, já que o custo de compra é acessível, a contratação de mão de obra é econômica, os resíduos gerados são mínimos e os materiais substituem as pedras e madeiras naturais. Além disso, são duráveis, práticos, recicláveis, poupam árvores e reduzem o consumo de derivados de petróleo.

Antes de fazer a sua escolha, verifique se os revestimentos são produzidos com 100% de gás natural, se há reaproveitamento do calor dos fornos, se a iluminação fabril é de LED, se a empresa conta com energia solar e se ela trabalha de maneira consciente para reduzir desperdícios, diminuir a poluição e aproveitar os recursos naturais.

8. Reaproveite a água consumida na casa

banheiro sustentável

A mudança de hábitos também é fator decisivo para a conquista de uma casa mais sustentável; afinal, todo equipamento tem melhor desempenho com o apoio de atitudes conscientes. Lembre-se sempre das velhas dicas: não deixar a torneira aberta, apagar a luz quando sair do cômodo, tomar banhos rápidos e fazer a manutenção das peças.

Uma estratégia interessante e econômica quando se trata do reaproveitamento de água consiste em investir em uma cisterna sustentável. Geralmente produzido com materiais ecológicos, esse recurso é uma forma inteligente de captar e armazenar água da chuva.

Diferentemente de cisternas de alvenaria, as sustentáveis não necessitam de grandes obras para sua instalação. Elas são verticais, acopladas às calhas e não precisam ser enterradas. Por conta disso, o custo é reduzido.

A água pluvial colhida não é potável, portanto, é inapropriada para o consumo humano. Por outro lado, ela pode ser reutilizada em boa parte das tarefas domésticas, como a irrigação de plantas e a limpeza de pisos, carros, calçadas etc.

9. Decore com estilo e sustentabilidade

 

Na decoração do seu banheiro sustentável, aposte em móveis de madeira ecológica, acessórios de bambu, plantas, luminárias de LED, cores neutras e aconchegantes, além de artigos artesanais, como velas. Use vidros no box e na janela para valorizar a iluminação natural, mas se houver necessidade de bloquear a luz solar no ambiente, você pode recorrer às persianas de tecido GreenScreen.

Quer outras dicas de reforma e decoração? Então curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades.

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida