Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
decoração shabby chic

Decoração Shabby Chic

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Uma das formas mais fáceis de decorar é definir um estilo que agrade aos moradores. Assim, a decoração tem uma receita a seguir. Um dos estilos de mais sucesso atualmente é o Shabby Chic. Em resumo, é inspirado em épocas passadas, mas com um toque de modernidade.

A seguir, mostraremos as principais características do estilo e formas de aplicá-lo aos ambientes.

Origens do Shabby Chic

decoração shabby chic

Um dos elementos do Shabby Chic é os móveis com aparência de desgastados. O couro é um tecido que traz esse aspecto para os móveis, além de ter um toque de rusticidade, outra característica desse estilo. O piso revestido com Ilhéus Canela, da linha Tropicália, contribui para compor a decoração deste lindo quarto

O termo, em tradução literal, significa chique desgastado. Ele surgiu nos anos 1970 e designa uma estética inspirada nas casas de campo da Europa, especificamente da Inglaterra e de algumas regiões da França.

O Shabby Chic passou a ser moldado quando os ingleses, interessados em levar novidades para suas residências, começaram a buscar itens modernos e sofisticados. Nesse momento, as famílias mais favorecidas descartaram vários móveis e acessórios de qualidade por considerá-los ultrapassados.

Muitas das peças descartadas, como poltronas, bancos e cadeiras, já estavam gastas e apresentavam sinais de danos em partes da estrutura, nos acabamentos e nos detalhes. Assim, foram parar em lojas de usados, onde ficaram disponíveis à população por um preço mais baixo e, com o tempo, as pessoas adquiriram esses itens e os levaram para casa.

A maioria dos modelos tinha características do estilo rústico ou clássico e quem tinha um exemplar desgastado nem sempre reformava a peça. Dessa forma, os defeitos do mobiliário e dos artigos decorativos passaram a fazer parte da decoração. Aos poucos, essas características viraram qualidade por darem um toque especial.

Daí surgiu o Shabby Chic: um estilo marcante e, ao mesmo tempo, delicado. Sua popularidade cresceu a partir dos anos 1990 e, desde então, tem se tornado preferência de muitas pessoas. Ele carrega como principais características:

  • sofisticação;
  • feminilidade;
  • romantismo;
  • paleta de cores neutras;
  • madeira e ferro nos detalhes;
  • móveis e objetos de épocas passadas.

Passo a passo do Shabby Chic

Ensinamos aqui como aplicar o estilo Shabby Chic em sua casa, num passo a passo detalhado.

Paleta clara

decoração shabby chic

A paleta de cores claras é uma das características da decoração Shabby Chic. Para compor a decoração desse quarto em tons claros, o ideal é o revestimento Madeira Mineira, da linha Raízes

Branco é a base perfeita para o Shabby Chic. Portanto, mantenha as paredes, os pisos e boa parte dos móveis trabalhados em tons claros — no máximo, nuances próximas às cores creme, bege ou cinza-claro.

O toque de cor fica por conta de superfícies menores, que podem trazer tons pastel. Versões suaves de rosa, azul, verde e amarelo são as mais indicadas.

Os revestimentos da casa até podem apresentar texturas e estampas, contanto que também sigam a paleta de cores. Boas alternativas são a Madeira Mineira, da linha Raízes, e a Country Wood, da linha Mediterrânea, reproduções em cerâmica de madeira com pátina. Esse tipo de tratamento da madeira se encaixa perfeitamente no estilo Shabby Chic, tanto em revestimentos, quanto no mobiliário.

Móveis antigos

decoração shabby chic

Os eletrodomésticos inspirado em épocas passadas, combinam muito bem na decoração Shabby Chic. Nessa cozinha, o piso revestido com Madeira Mineira, da linha Raízes, traz um toque de modernidade para o ambiente

Poltronas volumosas, mesas com pernas curvas e cômodas com bordas ornamentadas trazem o requinte e a sofisticação das antigas casas europeias. Vale a pena reformar móveis que tenham esse tipo de design, desde que você não apague totalmente a aparência desgastada.

Ao mesmo tempo, é importante alguns manter modelos atuais para que a composição não fique com um estilo muito clássico. Você pode pensar em estantes que tenham um visual minimalista, em bancadas com linhas retas, em prateleiras lisas e assim por diante.

Eletrodomésticos modernos também são ótimas pedidas para contrastar com itens antigos. O ideal é que tenham acabamento branco ou cinza (aço inox), mas você pode investir em um exemplar com tonalidade suave, como rosé.

Tecidos e estampas

decoração shabby chic

Na decoração Shabby Chic, as estampas são bem vinda na decoração. Você pode utilizá-la no revestimento da sua cozinha que fica muito bonito, como nesse modelo com a parede revestida de Urbana Retrô Azul

A variedade de tecidos não pode faltar em uma composição Shabby Chic. Tapetes grossos, cortinas amplas e trilhos de mesa trabalhados são sempre bem-vindos. O ideal é que essas peças também tenham cores claras e pouco chamativas, a fim de não quebrar o fundo suave das paredes e pisos.

As estampas devem ser utilizadas sem exageros. Como a decoração Shabby Chic é delicada, a dica é priorizar opções como floral e poá. Ambas padronagens podem ser empregadas juntas e em tecidos distintos, desde que se complementem.

Materiais naturais

Uma maneira inteligente de amenizar o branco geral da composição é apostar em itens feitos com materiais naturais. Matérias-primas que puxam para um tom de areia são perfeitas e podem surgir tanto no mobiliário quanto nos acessórios.

Veja alguns exemplos:

  • usar madeira clara nos pisos;
  • compor o balcão da cozinha com cestos e fruteiras de palha;
  • montar arranjos com galhos secos;
  • revestir utensílios com fio ou corda de sisal;
  • enfeitar cômodos com quadros e espelhos que tenham molduras bonitas.

Acessórios delicados

A graciosidade do estilo está principalmente nos detalhes. Portanto, além de levar em consideração os itens mencionados, capriche nos artigos decorativos — eles trarão informação e criarão pontos de destaque nos ambientes.

Entre os elementos favoritos estão os arranjos de flores, que ficam incríveis se trouxerem espécies em tons de rosa, lilás ou amarelo-claro. Da mesma forma, é comum o uso de peças espelhadas ou que tenham muito brilho, como o cristal (você pode substitui-lo por itens de vidro).

Os metais ficam muito bem tanto em objetos antigos quanto em utensílios atuais. Nesse sentido, vale apostar em elementos que tragam esses materiais. Bons exemplos são as placas com imagens retrô, esculturas com a técnica do aramado, gaiolas decorativas de ferro, luminárias com acabamento delicado e bandejas metálicas com porcelanas.

E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre a decoração Shabby Chic? Se pretende transformá-la no estilo principal da sua casa, procure garimpar peças antigas em brechós e antiquários. Com os elementos certos, o visual ficará muito próximo dos ambientes que inspiraram a temática e você terá a possibilidade de economizar.

Gostou do conteúdo e quer acompanhar mais dicas e ideias para compor ambientes diversos? Então assine a nossa newsletter!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida