Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

5 dicas para usar espelhos na decoração corretamente

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Espelhos são, sem dúvida, um acessório democrático. Eles ajudam a compor ambientes de qualquer tamanho e estilo, aliando-se à iluminação, à noção espacial e ao restante da decoração para gerar efeitos incríveis.

No entanto, é preciso algum cuidado ao usar espelhos na decoração para que seu lar fique harmonioso e renovado, como deve ser. Elencamos, no artigo de hoje, 5 dicas que vão ajudá-lo a transformar sua casa com o uso correto desse recurso. Vamos lá?

1. Use molduras como parte da decoração

O espelho em si já é uma carta na manga na decoração de qualquer ambiente, mas a moldura pode ser o toque que faltava para definir o estilo que você deseja adaptar.

Molduras em madeira no estilo provençal, por exemplo, dão um ar de elegância e requinte ao espaço, já uma moldura bisotê pode trazer à decoração um estilo mais moderno e arrojado. As opções são muitas, portanto observe qual delas se encaixa melhor na composição do ambiente.

2. Posicione o espelho para dar efeito espacial ao ambiente

Além de trazer beleza, os espelhos são grandes aliados no que diz respeito à sensação de tamanho e profundidade do ambiente, sendo assim, eles são os melhores amigos de casas pequenas.

Instale, por exemplo, uma peça que vá do chão ao teto no hall de entrada da casa, ou em uma das paredes do corredor, e observe como o ambiente parece dobrar de tamanho.

Outra dica é instalar espelhos na decoração atrás de prateleiras, aparadores ou na parede oposta à janela em uma sala pequena. A sensação de profundidade produzida deixa o ambiente mais amplo.

3. Utilize espelhos na decoração em composição

Se você gosta de fugir do básico, pode fazer uma bela composição com o uso de vários espelhos na mesma parede.

Alguns espelhos redondos, de tamanhos diferentes, ou quadrados e retangulares dispostos em um mosaico, de modo aleatório ou padronizado, com ou sem moldura, podem trazer a personalidade que você deseja e toda a elegância de uma decoração bem planejada.

Se quiser um estilo mais divertido e alegre, use cores vibrantes na mesma parede, para dar um belo efeito de contraste.

4. Use truques de acordo com a iluminação

Se você tem um cômodo escuro, que recebe pouca luz natural, pode abusar do recurso do espelho para trazer mais iluminação ao ambiente. Uma dica bacana é posicioná-lo atrás de objetos como castiçais, luminárias, abajures ou perto de arandelas na parede, para que a luz possa ser refletida.

É possível, ainda, observar de que modo a luz natural entra pela porta ou janela, e posicionar o espelho exatamente nessa direção para banhar todo o ambiente com essa luz.

5. Observe o reflexo antes de instalar

Antes de realizar a instalação, procure observar a posição do espelho em relação à imagem que será refletiva. Evite deixar o acessório próximo à porta do banheiro ou refletindo a cama de casal para outro ambiente, por exemplo, para que não gere desconforto.

Por outro lado, posicionar espelhos na decoração próximos à lugares e objetos bonitos e sofisticados pode destacá-los do modo certo.

Desde quadros, plantas, vasos de flores e objetos coloridos até uma parede revestida ou uma bela paisagem externa, é só usar de bom gosto e criatividade para acertar na decoração!

E então, pronto para inovar na decoração da sua casa? Não deixe de seguir nossas redes sociais para se manter sempre por dentro das dicas! Estamos no Facebook e no Instagram!

espelhos Po 1