Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Decoração branca: o estilo que nunca sai de moda

Decoração branca: o estilo que nunca sai de moda

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Procurando ideias para redecorar seu espaço ou compor a casa nova? Saiba que a decoração branca é uma excelente aposta, uma vez que nunca sai de moda e sempre demonstra um enorme bom gosto!

As vantagens de um ambiente predominantemente branco são muitas: é fácil combinar os outros móveis, o visual fica mais leve, uniforme e transmite a tranquilidade que uma casa deve ter para nos receber após dias cansativos de trabalho.

Pronto para aprender a compor uma decoração branca perfeita para sua casa? Acompanhe nosso post e inspire-se!

Aposte na decoração branca sem erro

O branco pode se tornar cansativo quando há um excesso de detalhes espalhados pelo ambiente. Dessa maneira, o mais indicado é apostar em decorações minimalistas, que deem mais destaque aos móveis principais de um ambiente, como sofá, estante, cama, mesa etc.

Para que a claridade excessiva da cor branca não se torne incômoda, uma boa estratégia é permear o ambiente com outras tonalidades, sejam elas neutras, sejam marcantes: afinal, por ser tão versátil, o branco pode funcionar como um excelente fundo para todos os estilos e paletas de cores.

As texturas diferentes e a iluminação também são excelentes formas de interromper a possível monotonia e aquecer visualmente um espaço que, na primeira impressão, parece frio demais. Para isso, a luz branca amarelada é muito bem-vinda, ainda mais em cômodos como quartos e salas de estar.

Quando o projeto equilibra esses pontos, o resultado é uma decoração branca que traz amplitude e tranquilidade, eliminando a impressão inicial de ambientes impessoais e, para todos os efeitos, incompatíveis com o que se espera de uma casa.

Defina o estilo da decoração branca 

Assim como em qualquer tipo de decoração, é necessário que se defina um estilo a ser seguido, para manter a coerência entre ambientes e obter espaços que traduzam a personalidade de seus ocupantes.

Branco total

A decoração totalmente branca é a que mais transmite amplitude. Sendo assim, é mais aconselhada para espaços muito compactos, como pequenos studios e kitnets. Tem inspiração na arquitetura nórdica, que valoriza muito a cor branca por questões de iluminação e para transmitir uma atmosfera pacífica.

Para compor, é necessário investir em móveis, revestimentos, tintas, cortinas e outros acessórios cujas tonalidades de branco não variem muito entre si. Isso porque, especialmente no caso dos tecidos, podem ser confundidos com sujeira e que estão encardidos, o que prejudica a percepção do resultado.

Preste atenção na sua proposta, pois ambientes 100% brancos podem transmitir impessoalidade ou uma frieza excessiva. Essas impressões trazem consequências sobre o bem-estar psicológico dos ocupantes, muitas vezes, tornando os espaços desconfortáveis.

Preto e branco

O estilo preto e branco é perfeito para transmitir modernidade e sobriedade em um ambiente, uma vez que as tonalidades, embora ambas neutras, são muitas vezes consideradas como totais opostos.

Essa combinação, mesmo que o preto seja conhecido por inibir o apetite, fica excelente e é uma das favoritas hoje em dia para as cozinhas. Orna muito bem com quaisquer tipos e cores de eletrodomésticos, traz racionalidade e permite concentração total no preparo de alimentos — que trazem contraste por serem vistosos e coloridos por natureza.

Amadeirado e branco

A madeira, assim como a cor preta, também é muito utilizada em combinação com a decoração branca. Os tons marrons, mesmo os mais claros, são capazes de aquecer qualquer ambiente, tornando a permanência neles mais confortável e convidativa.

Dependendo das formas e padrões escolhidos, essas duas cores podem brindar os moradores de uma casa com ambientes em muitos estilos diferentes: rústico, boho chic, retrô, clássico etc. Tudo depende da criatividade e do gosto pessoal dos moradores.

A madeira vai muito bem, nesse caso, no revestimento de piso e no mobiliário. Quando combinada a um bom projeto de iluminação, que valorize as linhas principais e forneça claridade adequada a cada ambiente, fica ainda mais poderosa.

Branco e toques de cor 

Cada combinação entre branco e uma família de cores tem a capacidade de compor espaços únicos. Com o azul mais escuro, por exemplo, remete a uma paleta de tema náutico, enquanto que com o azul mais claro e tons de turquesa, facilmente lembram um estilo mediterrâneo. O verde, por sua vez, trazido com tecidos, tintas e plantas, estimula proximidade com a natureza.

O rosa antigo e o cinza, ao serem combinados com o branco, trazem uma decoração escandinava à tona: sóbrio, mas, ao mesmo tempo, leve e intimista. Já tons mais marcantes, como o amarelo, o laranja e o vermelho, trazem à mente de forma imediata uma atmosfera urbana, jovem, agitada e cheia de vida. Mais uma vez, tudo depende da personalidade de quem ocupa o espaço.

Escolha móveis e acessórios que harmonizem com o branco

Depois de selecionado o estilo a ser seguido pelo projeto de interiores, é importante escolher mobiliário e acessórios que harmonizem entre si, de maneira a evitar um visual confuso e desconfortável.

Por essa razão é que definir tanto a paleta de cores, quanto as inspirações de formatos, estampas e linhas gerais é fundamental. É bom também que facilita para que seja mantida uma coerência nas composições de um ambiente para outro, tornando a casa toda ainda mais agradável.

Móveis grandes como cama, sofá, poltronas, mesa, cadeiras e armários podem manter a tonalidade branca, quebrar a monotonia com off whites ou criar fortes contrastes com coloridos intensos. Já os vasos de plantas, colchas de cama, tapetes, almofadas e outros objetos decorativos são excelentes para dar os toques de cor e imprimir aos ambientes brancos, normalmente neutros, o estilo de vida de seus ocupantes.

Invista em revestimentos brancos

As paredes e o piso estão dentre as maiores superfícies em ambientes internos. Em locais como banheiros e cozinhas, por estarem em contato constante com umidade, requerem revestimentos resistentes.

Nesse sentido, a cerâmica se apresenta como uma excelente opção, uma vez que oferece uma infinidade de modelos em geometrias diversas e tons de branco muito interessantes. Os grandes formatos de cerâmica são excelentes para o piso, já que potencializam ainda mais a uniformidade do ambiente.

É preciso ainda ter o cuidado de escolher modelos mate e que não escorregam para espaços úmidos. Para áreas sociais, os revestimentos com brilho ou acetinados ficam incríveis. Os modelos que reproduzem pedras como o mármore contribuem muito para a decoração branca, trazendo a elegância de um material nobre de uma forma mais acessível para dentro de casa.

Nas paredes, a liberdade criativa é maior: permite a predominância do acabamento com brilho, que beneficia a iluminação além de formas mais ousadas que, ainda que utilizadas em uma decoração totalmente branca, dão um visual nada monótono.

Gostou das inspirações de como compor uma linda decoração branca? Que tal começar escolhendo revestimentos de qualidade como os da Pointer para sua obra? Visite nossa página e saiba tudo sobre nossos produtos!