Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Decoração com estampas: 6 dicas para não exagerar

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

As cores sóbrias e as superfícies lisas sempre tiveram seu lugar garantido no universo do design de interiores. Porém, agora elas dividem espaço com as mais variadas estampas. Grandes aliadas da decoração, as estampas são capazes de transformar os ambientes com estilo e personalidade, tornando as composições mais interessantes e convidativas.

Vale destacar que estampas são versáteis e podem ser utilizadas em qualquer cômodo da casa e em diferentes estilos de decoração, desde o rústico até o sofisticado.

Quer saber como fazer uma bela decoração com estampas sem correr o risco de exagerar na dose? Continue lendo este artigo e confira nossas dicas!

1. Aposte no equilíbrio das cores e desenhos

O primeiro passo para criar uma decoração harmônica é buscar o equilíbrio na utilização das cores e formas das estampas. As tonalidades devem dialogar entre si, e os desenhos devem trazer temáticas e formatos que combinem.

Além disso, é fundamental equilibrar as peças estampadas com elementos neutros. Se o papel de parede for estampado, por exemplo, prefira um sofá liso para fazer o contraponto.

99183-decoracao-com-estampas-6-dicas-para-nao-exagerar

2. Invista no mix de estampas

Misturar estampas é um artifício muito usado para compor decorações arrojadas e atuais. Entretanto, essa mistura deve ser feita com cautela.

Não vale mesclar todos os desenhos possíveis sem considerar as cores e temas. Uma dica é escolher tons que se repitam, para criar uma ligação entre os elementos estampados.

Por exemplo: você pode usar cinco almofadas sobre o estofado, todas elas com desenhos distintos, porém com a mesma paleta de cores.

99179-decoracao-com-estampas-6-dicas-para-nao-exagerar

3. Inove na utilização de itens estampados

Ao falar de estampas na decoração, logo vêm à mente as almofadas. Esses itens são bem-vindos, sim, mas você não precisa se limitar a eles para agregar vida e beleza na decoração do seu lar.

Inove no uso de elementos estampados investindo em peças menos previsíveis, como quadros, tapetes, cortinas, poltronas, colchas etc. E se a intenção é inovar de verdade, recorra a estampas inusitadas, como as de temas étnicos.

4. Escolha padronagens que combinem com a decoração

As estampas precisam combinar com a proposta decorativa do ambiente, caso contrário, o resultado visual pode ficar incoerente.

Se a decoração seguir uma linha romântica, as estampas florais são uma excelente pedida. Caso o conceito seja mais clássico e tradicional, as listras são escolhas certeiras. Nas decorações modernas, aposte nos grafismos e desenhos abstratos.

99180-decoracao-com-estampas-6-dicas-para-nao-exagerar

5. Inclua estampas nos detalhes

Mesmo em ambientes discretos e minimalistas, a estamparia pode ser acrescentada sem comprometer a essência da decoração. Nesse caso, é importante ser sutil nas escolhas, inserindo as estampas nos detalhes.

Uma dica é apostar em desenhos miúdos, como flores menores, poás ou pequenas formas geométricas.

99181-decoracao-com-estampas-6-dicas-para-nao-exagerar

6. Evite excessos decorativos

Nada de colocar estampas do piso ao teto! Isso geraria poluição visual, além de fazer os ambientes parecerem menores do que realmente são.

Evite os excessos decorativos e utilize estampas com inteligência e bom senso. Na dúvida quanto às cores e aos temas, prefira investir nas estampas atemporais, elegantes e versáteis, como as listras.

E aí, você gostou das nossas dicas sobre decoração com estampas? Para ficar por dentro de outras informações sobre decoração, não deixe de seguir nossas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!