Utilizamos cookies para melhorar sua experiência enquanto utiliza nosso site e personalizar ações de marketing e publicidade. Ao ACEITAR, você concorda com a utilização e compreende nossa Política de Privacidade.




  • Saiba mais
Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Faça você mesmo: decoração para festa de São João

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

O mês de junho está chegando, e com ele vêm as festividades tradicionais. Além das comidas típicas, as prendas, o repertório musical e as roupas características, outra coisa que merece atenção é a decoração para festa de São João.

Alguns historiadores dizem que, no começo, as festas juninas eram chamadas de “Joaninas” — em homenagem a São João.

Porém, aos poucos as pessoas aproveitaram o mês para comemorar também os dias de São Pedro e Santo Antônio. Dessa forma, elas acabaram dando origem a uma das principais tradições brasileiras.

Desde as bandeirinhas até a fogueira, cada detalhe faz a diferença para que tudo fique perfeito. Para ajudá-lo a deixar a ornamentação de sua festa de São João muito criativa, preparamos este post. Vamos lá?

Comece a decoração para festa de São João pela toalha

mesa certamente tem um grande destaque nas festas juninas, afinal, é nela que encontramos todas as delícias características dessa comemoração. Sendo assim, é importante caprichar na sua decoração, a começar pela toalha.

Como sabemos, as festas juninas remetem à vida e aos costumes do campo. Por isso, um dos elementos mais cotados para essa decoração é a chita, um tecido tradicionalmente estampado, colorido e alegre.

Você pode optar pelo florido ou pelo quadriculado clássico, vermelho e branco. E, se quiser deixar o ambiente bem temático, que tal aplicar alguns remendos falsos por toda a sua extensão?

Para isso, basta comprar um tecido de estampa diferente e colorida, cortar pedaços quadrados e aplicar aleatoriamente sobre a mesa com cola para tecido. Se quiser tornar o remendo mais realista, passe uma linha grossa pelas bordas do tecido colado, para que ele pareça costurado.

Crie um belo centro de mesa

Já pensou em fazer um centro de mesa temático para enfeitar o ambiente ainda mais? Que tal construir uma minifogueira de São João? É preciso apenas ter palitos de sorvete para simular a lenha e papel celofane nas cores vermelho e amarelo para fazer o fogo.

Se quiser algo mais elaborado, experimente colocar uma luminária sem a cúpula por baixo dos palitos. Assim, a fogueira parecerá acesa e iluminará a mesa toda.

Capriche nos enfeites

Além de deixar a toalha bonita, não se esqueça de espalhar adereços temáticos para que a mesa fique divertida.

Você pode, por exemplo, utilizar chapéus de palha para dispor guardanapos ou quitutes embrulhados, ou ainda customizar latas e potes de vidro com tecido ou corda de sisal bem fininha, para armazenar garfos e facas descartáveis.

Abuse também das estampas quadriculadas, santinhos e bandeirinhas nas paredes, que também podem receber quadrinhos de xilogravura — antiga técnica de gravura em madeira que, no Brasil, virou símbolo da cultura nordestina.

Para tornar a decoração da mesa ainda mais sofisticada, que tal fazer uma linda bandeja de revestimento? Ela pode ser usada para servir a comida ou para organizar os utensílios na mesa.

Não se esqueça das paredes

Embora a mesa seja o foco principal na festa de São João, é importante lembrar-se de decorar o restante do ambiente adequadamente. Sendo assim, pendure bandeiras e lanternas coloridas por todo o teto e enfeite também as paredes com imagens típicas.

Para alegrar o espaço, que tal utilizar uma das paredes como fundo para fotos divertidas? Crie um cenário de fazenda ou qualquer outra imagem que você considere ideal para que as pessoas tirem selfies e guardem consigo a lembrança da festa.

Não deixe, é claro, de separar um espaço aberto para dançar a quadrilha e fazer as prendas! A dica é enfeitar o ambiente utilizando pisca-pisca com luzes brancas, assim você pode aproveitar para aplicar as bandeiras coloridas e deixar tudo ainda mais iluminado e festivo.

Crie o clima com a fogueira

As festas juninas surgiram na Europa, muitos séculos atrás. Sem energia elétrica, o único recurso para iluminar o ambiente era a fogueira. No contexto religioso, o fogo também é um símbolo de poder e purificação.

Quando a tradição das festas juninas chegou ao hemisfério Sul, as fogueiras ganharam ainda outra função: aquecer o local nos dias frios do inverno.

O fato é que, muito além dessa necessidade de iluminação ou aquecimento, as fogueiras se transformaram em um símbolo dessas festividades. Por isso, trata-se de um elemento de decoração essencial para criar o clima ideal para sua festa.

O que talvez você não saiba é que cada santo tem uma fogueira específica. Veja quais são elas:

  • Santo Antônio: a homenagem a ele pede uma fogueira com base quadrada, formada com toras de madeira intercaladas;
  • São João: sua fogueira deve ser praticamente cônica, com a base redonda e as pontas unidas no topo;
  • São Pedro: a fogueira deve ter a base triangular, com as toras intercaladas formando um prisma.

Aposte nas comidas típicas

Uma boa comemoração de São João exige mais que uma decoração impecável — pois a data também faz alusão à fartura. Isso significa que, como se diz no interior, ela deve ter muita “comilança”.

No Brasil, a festa junina coincide com a época da colheita do milho. Por isso, ele faz parte de muitos pratos típicos. Mas como o Brasil é um país miscigenado, a festa agregou características da cultura de povos indígenas, africanos e europeus. Ingredientes como amendoim, batata-doce e vinho também entraram no cardápio.

Quer saber quais são os principais pratos para a festa de São João? Confira agora.

Alimentos salgados:

  • milho verde cozido ou assado na brasa com manteiga temperada;
  • pipoca;
  • amendoim torrado e salgado;
  • tortas salgadas;
  • bolinho caipira;
  • pinhão cozido ou assado na chapa;
  • pastéis.

Alimentos doces:

  • canjica;
  • bolos: de fubá, de milho, de cenoura etc.;
  • curau;
  • arroz-doce;
  • pé de moleque e pé de moça;
  • pipoca caramelizada;
  • paçoca;
  • cocada;
  • maçã do amor;
  • maria-mole;
  • queijadinha;
  • rapadura;
  • quindim.

As bebidas mais comuns nas festas juninas são o quentão e o vinho quente. Para as crianças e as pessoas que não consomem álcool, o suco de milho verde e o chocolate quente também são ótimas opções.

Além das opções tradicionais, você também pode incluir em seu cardápio comidinhas como cachorro-quente, caldos ou espetinhos de frango e carne, de acordo com sua preferência.

Anime a festa com brincadeiras

Vamos nos lembrar que, na festa junina, sempre acontece um casamento! Por isso, não podem faltar a noiva, o noivo e o padre. Além desse grande evento, vale movimentar os amigos com brincadeiras simples, mas muito divertidas:

  • jogos de argolas: devem ser arremessadas com o objetivo de encaixá-las em garrafas;
  • pescaria: com um anzol, o jogador fisga peixinhos de papelão ou lata confeccionados com uma argola na boca;
  • corrida do saco: dentro de um saco, os participantes pulam até a linha de chegada, competindo pelo primeiro lugar;
  • ovo na colher: o objetivo é chegar à linha de chegada equilibrando um ovo cozido na colher, sem deixá-lo cair. Em algumas variações, a colher é segurada com a boca.
  • correio elegante: o convidado escreve seu recado em um bilhetinho, que será levado ao destinatário. É interessante confeccionar bilhetinhos personalizados, cortando corações em cartolinas coloridas, por exemplo;
  • cadeia: a qualquer momento, os participantes podem ser presos por uma “autoridade”. Para saírem, precisam pagar uma prenda (ou mico).

Gostou das nossas ideias de diversão e decoração para festa de São João? Está animado para chamar seus amigos e criar um evento inesquecível? Então conheça outras dicas para comemorações ao ar livre e surpreenda seus convidados!