Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Decoração com essência nordestina

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

O Nordeste reúne tradições e costumes que constroem uma identidade fortíssima, marcada por sons, cores, formas e sabores famosos no mundo todo.

Suas expressões culturais são muito ricas, das manifestações populares ao vanguardista manguebeat. A dança, a música, o vocabulário, a culinária, a religiosidade e a arte estão entre as manifestações mais representativas do povo nordestino e têm diversas influências, principalmente africanas, indígenas, holandesas e portuguesas.

Apreciadores da essência do Nordeste podem incluir a cultura nordestina na decoração. Para construir um projeto autêntico, é importante avaliar bem a origem dos artigos decorativos, de modo a beneficiar os artistas populares que fortalecem a expressão da cultura nordestina em rendas, esculturas, instrumentos musicais, móveis e tantos outros artefatos.

Veja, a seguir, algumas ideias para encher o seu ambiente com essa energia contagiante!

cultura nordestina

Uma forma de incorporar a cultura nordestina na decoração do seu ambiente é aplicar suas expressões visuais no revestimentos, como o Renascença, da linha Decora Design

Paleta colorida

A mistura de cores é a cara do Nordeste. Basta pensar no frevo, nas fitas do Senhor do Bonfim, nas praias paradisíacas e nos coqueirais cheios de vida para ter algumas ideias para a paleta de cores.

Aposte no contraste nos móveis, paredes e revestimentos. A chita, tecido de algodão simples e com temas florais vivíssimos, é uma excelente opção de tecido. Ela pode ser aplicada em detalhes nas almofadas, em quadros, guardanapos e outros elementos.

Para completar, invista em detalhes decorativos vibrantes, nas cores vermelho, amarelo ou laranja. Elas ficam especialmente bonitas se combinados à renda branca, uma das mais típicas expressões culturais do nordeste, como veremos adiante.

Xilogravuras

cultura nordestina

Os folhetos de literatura de cordel podem estar em uma pequena galeria de recordações na sua casa

A xilogravura estampa almanaques, folhetos de literatura de cordel e novenários, retratando temáticas variadas. Ela é produzida, originalmente, a partir do talhar de um pedaço de madeira obtido da árvore cajazeira. Após ser talhada, a madeira recebe uma camada de tinta (geralmente preta) e é usada para estampar diversas superfícies.

A xilogravura se popularizou e ganhou status de arte no Brasil a partir dos anos 60 e 70. Alguns dos artistas mais conhecidos são J. Borges e J. Miguel, sendo o primeiro reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco. Para eternizar a tradição e levá-la para novos diálogos, muitos jovens artistas têm produzido trabalhos em xilogravura com toques contemporâneos.

Essa importante manifestação popular nordestina pode ser aplicada em quadros, tapetes, revestimentos cerâmicos, bancos e banquetas e na estampa de almofadas. Um exemplo é a cerâmica Artesanal Mescla, da linha Cimento. Como fabricante alagoana, a Pointer faz questão de honrar sua origem nordestina.

Artesanato trançado

cultura nordestina

O artesanato da região é muito rico, com trabalhos maravilhosos que podem deixar a decoração da sua casa belíssima

Os trançados em palha de bananeira, brejaúva ou milho são ideais para serem utilizados na cozinha. Eles podem servir como cestos de pães ou para compor a mesa. Os trançados também ficam bonitos em quadros e cestos para armazenar artigos diversos.

Souvenirs regionais

Os souvenirs locais são uma ótima forma de adquirir peças que remetam à região por um preço acessível. Invista em pequenas esculturas, réplicas de pontos turísticos, garrafas decoradas, personagens folclóricos, cestas etc.

Você pode criar uma pequena galeria com essas recordações. Além de enfeitar a residência, esse espaço será carregado de memórias afetivas. Não é difícil encontrar esses itens nas cidades nordestinas. Basta visitar feirinhas regionais e mercados de trabalhos manuais. O roteiro do artesanato na região é muito rico!

Alguns exemplos de locais interessantes para visitar e encher as sacolas de souvenirs decorativos são:

  • Feira de Arte e Artesanato de Boa Viagem, em Recife;
  • Mercado da Ribeira, em Olinda;
  • Pelourinho e Mercado Modelo, em Salvador;
  • Mercado de Artesanato Paraibano, em João Pessoa;
  • Mercado Central de Fortaleza;
  • Feirinha de Artesanato da Pajuçara, em Maceió.

Instrumentos musicais

Você pode inovar em seu projeto de decoração acrescentando objetos musicais relacionados à musicalidade nordestina. Instrumentos trazem mais personalidade para o ambiente, ainda mais se você tiver uma ligação forte com a cultura representada.

Bonecos de barro

Os bonecos de barro e artigos de cerâmica são uma marca forte do artesanato nordestino, retratando, comumente, cenas do cotidiano dos artesãos. Retirantes, cangaceiros, rendeiras, soldados, políticos, rabequeiros e outras figuras são comuns nesse tipo de trabalho. Essas lindas peças de arte podem ser dispostas em aparadores, na mesa de centro, nas laterais do ambiente (dependendo do tamanho), em prateleiras, entre outros.

A arte é mantida por populares e ganhou visibilidade por meio do trabalho de Mestre Vitalino, artista pernambucano cujo legado permanece vivo na comunidade de Alto do Moura, em Caruaru (PE). Zé Caboclo e Zé Rodrigues também se tornaram conhecidos pelo trabalho em arte figurativa em barro.

Outros estados do Nordeste também mantêm a tradição dos bonecos de cerâmica. Nas regiões de Cariri, Vale do Jaguaribe e Ibiapaba, todas no Ceará, além dos bonecos, há também belos utensílios produzidos pelos “loiceiros”.

Renda Renascença

cultura nordestina

A renda nordestina é caracterizada por desenhos concêntricos que se tornam divergentes e sinuosos. O revestimento Renascença, da linha Decora Design, tem como inspiração esse elemento muito utilizado no Ceará

A renda Renascença tem origem em Veneza, na Itália. Foi introduzida no Brasil pelas freiras europeias e ganhou novos arranjos com as rendeiras nordestinas. Suas técnicas são passadas de geração a geração e enchem almofadas, colchas, toalhas, lençóis, fronhas e mantas de romantismo. Hoje é conhecida também como renda nordestina.

É conhecida por ser feita exclusivamente à mão e tem como características os desenhos concêntricos que se tornam divergentes e sinuosos. Ela também se caracteriza por ser produzida em tecido branco, mas pode ser encontrada em tons de laranja, marrom, preto e azul marinho.

Hoje, a produção da renda Renascença, ou renda nordestina, se concentra na região do Cariri, no Ceará. Mas atenção: procure não confundir a renda Renascença com a de fibra de coco, industrializada e sintética.

cultura nordestina

Banheiro com parede revestida de Tom Bordado Cinza, da linha Decora Design, que homenageia rendas artesanais

A Pointer traz a renda Renascença para as paredes, com a cerâmica Renascença, da linha Decora Design. A estampa é inspirada em retalhos maravilhosos de rendas nordestinas. Da mesma linha, Tom Bordado traz desenhos que remetem às técnicas artesanais das rendas.

Belezas naturais

Uma forma elegante de homenagear a cultura nordestina em seu projeto de decoração é optar pelos elementos naturais da região. As lindas praias visitadas em uma viagem podem ser fotografadas e virarem quadros para a parede.

Mais sutis, são as cerâmicas Pointer que lembram a praia. A Pastilha Bossa Mar, da linha Decora Design, traz tons do mar do Nordeste. Já Lençois e Pipa são inspirados nas maravilhosas praias do Maranhão e do Rio Grande do Norte.

Cultura erudita

cultura nordestina

O revestimento Ilhéus Cedro, da linha Tropicália, reproduz o piso da casa do escritor Jorge Amado na Bahia

Além da cultura popular, o Nordeste também é lar de grandes nomes da cultura erudita, como o músico Caetano Veloso e o escritor Jorge Amado. Uma maneira de ter o Nordeste sempre por perto é investir em discos e livros de autores da região.

A Pointer faz homenagem a Jorge Amado com a cerâmica lhéus, inspirada no piso de madeira da casa do escritor baiano. Inclusive, toda a linha Tropicália traz madeiras brasileiras.

E aí, gostou das nossas dicas de decoração para trazer a cultura nordestina para seu ambiente? E que tal explorar um pouco mais de brasilidade em seu projeto? Confira as nossas dicas para levar as expressões brasileiras para o seu ambiente!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida