Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
decoração escandinava

Decoração escandinava: conheça mais sobre essa tendência

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

A tendência da vez na arquitetura e no design de interiores é a decoração escandinava. Se você gosta de um ambiente organizado, simples e minimalista, certamente vai se encantar pelo estilo originário da região europeia que abrange a Dinamarca, a Suécia e a Noruega.

Com uma proposta de decoração branca e clean, essa ideia pode ser integrada no seu lar de modo simples e funcional. A sensação de leveza e tranquilidade é somada à elegância e sofisticação, transformando os espaços em verdadeiros refúgios com uma dose extra de conforto e aconchego.

O que é e como surgiu o estilo escandinavo

Para contextualizar a decoração escandinava, é importante destacar a sua forte referência, vinda de países que compõem uma região especial da Europa, a Escandinávia. Todos os detalhes do estilo se relacionam com a condição climática dos países dessa região e dos outros países nórdicos — Finlândia e Islândia.

Definitivamente, o clima desses lugares é uma realidade bem diferente da nossa, aqui no Brasil. Afinal, enquanto aqui temos uma boa iluminação natural o dia todo, sem invernos tão rigorosos, lá os dias são mais curtos e quase sempre nublados. Então, para otimizar os ambientes, eles abusam de cores claras a fim de que os espaços não fiquem tão escuros.

O design escandinavo tomou forma por volta de 1897, com a Exposição de Artes e Indústrias de Estocolmo. Depois disso, a proposta teve seu auge em 1950, graças a artistas e designers escandinavos, como Louise Campbell, Hans Wegner, Nanna Ditzel e Arne Jacobsen. Entretanto, foi com Carl Larsson e Karin Bergoo que a decoração escandinava ganhou o mundo, quebrando até mesmo as barreiras climáticas.

O casal de artistas suecos fez vários experimentos, desenvolvendo trabalhos conjuntos de pintura e design de interiores. Muitas das criações eram testadas na própria residência do casal, mostrando que as soluções eram totalmente possíveis para espaços reais — unindo a funcionalidade à estética simples. A casa dos artistas é, atualmente, um museu e espaço cultural.

Por que a decoração escandinava é tendência

Uma decoração que promete elegância sem muitos esforços ganha adeptos com facilidade. Por isso, podemos dizer que o estilo escandinavo é a tendência do momento, justamente por unir a alta qualidade dos materiais e objetos ao comportamento sustentável e de consumo consciente, algo que têm sido bastante pensado.

Um ambiente que valoriza a iluminação natural e que aposta em uma paleta clara de cores dispensa energia elétrica na maior parte do dia e, com isso, contribui para a sustentabilidade. Além do mais, a pegada minimalista da decoração escandinava mostra que é possível compor espaços incríveis sem muita informação — empregando apenas o que é necessário para uma vida tranquila, leve e sem excessos.

Os principais elementos desse estilo

decoração escandinava

Se você gosta de um ambiente organizado, simples e minimalista, vai se encantar com esse banheiro com parede revestida de Mosaico Bianco, da linha Decora Branco, e piso Clássico Branco, da Linha Neutra

O branco é o ponto-chave da decoração escandinava. No entanto, podemos elencar mais alguns aspectos e características essenciais ao estilo:

  • cores neutras — além do branco, temos uma paleta com bege, nude, off-white, cinza ou rosa millenial e outros tons neutros;
  • conceito minimalista;
  • simplicidade;
  • materiais naturais — como madeira, pedras, lã e algodão;
  • acabamentos de alta qualidade, garantindo resistência e durabilidade;
  • linhas sóbrias;
  • tetos altos e pés direitos duplos;
  • mistura de elementos clássicos e modernos;
  • valorização da luz natural.

Como criar uma decoração escandinava em casa

decoração escandinava

A decoração escandinava promete elegância sem muitos esforços. Nessa sala de jantar, o revestimento com Carrara Statuário, da linha Clássica, contribui para que o ambiente fique claro e elegante

Se você se interessou pelo estilo, saiba que adotar a decoração escandinava é algo totalmente possível, bastando executar as dicas que preparamos adiante.

Usufrua ao máximo da luz natural

A ideia do estilo escandinavo é criar ambientes mais claros. Para isso, aposte em iluminação, principalmente natural, com janelas e portas maiores e mais largas, nichos de vidro nas paredes e até mesmo claraboias no teto. Combinadas ao branco na decoração, essas entradas de luz vão deixar o espaço arejado, claro e com um aspecto revigorante.

Utilize a cor branca de forma predominante

decoração escandinava

O branco do piso Urbana Branco é o ponto-chave da decoração escandinava. E, para deixar a cozinha com um toque modernidade, o revestimento Tom Bordado Cobre, da linha Decora Design

As paredes, principalmente, devem ser brancas para combinar com a decoração clean. E o mesmo vale para os móveis e revestimentos: quanto mais claros, melhor. Nada impede, por exemplo, que você aplique o mesmo revestimento do piso no teto.

As sugestões brancas da Pointer são Calacata Apuano e Carrara Statuário, ambas da Linha Classica. Ideais para uma decoração escandinava.

Contraste outras cores nos detalhes

Para não deixar o espaço muito neutro, vale a pena apostar em leves detalhes de outras cores, a fim de criar um contraste com o branco predominante. É possível adicionar algumas plantas na decoração, livros, esculturas e outros artefatos que possam trazer textura e vida ao ambiente.

Preze pela simplicidade na decoração

Apesar de serem amplos e imponentes, os ambientes escandinavos não têm muito luxo, se comparados a uma decoração mais detalhada e rebuscada, por exemplo. Ao contrário, a referência maior está em tudo que é natural, como a presença da madeira, das pedras, do couro e do metal, além de tecidos de algodão e lã, em mantas jogadas no sofá ou pelegos — reproduções de peles de animais para serem usadas sobre poltronas e bancos ou como tapetes.

Use revestimentos cerâmicos claros e simples

decoração escandinava

O piso e as paredes revestidas de Calacata Apuano, da linha Clássica, trazem claridade e beleza à decoração do banheiro

Já que as cores ficam nos objetos decorativos, como quadros na parede, plantas e tapeçarias, o melhor a se fazer é investir em revestimentos cerâmicos ou supercerâmicos mais claros.

Para quebrar a monotonia da tonalidade, você pode escolher uma cerâmica com textura para a parede, como o Mosaico Bianco, da linha Decora Branco. Outra opção é preservar o branco liso nas paredes e utilizar um piso cerâmico que reproduz madeira. As versões com pátina branca são ótimas, como Madeira Mineira Pátina Branca, da linha Raízes.

Para criar ambientes acolhedores e, ao mesmo tempo, elegantes, a decoração escandinava é uma alternativa bastante inteligente. Mesmo tendo dias bem iluminados e não vivendo em baixas temperaturas, você pode aproveitar as melhores características do estilo e otimizar esses aspectos.

Se você gostou da ideia e quer aplicar a decoração escandinava em sua casa, é interessante também conhecer um pouco mais sobre o minimalismo, unindo as duas propostas. Continue por aqui e entenda mais sobre a tendência minimalista!