Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
decoração com nichos

Decoração com nichos ganha espaço nas casas brasileiras. Veja como fazer!

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Você conhece todo o potencial da decoração com nichos? Muito versáteis, essas peças têm ganhado cada vez mais força no mercado, tanto que já são protagonistas em inúmeras residências. São ideais para casas e apartamentos pequenos, porque ocupam só o espaço vertical, além de darem um toque especial na personalização dos ambientes.

Apresentaremos neste post alguns modelos de nichos com dicas para usá-los em diferentes ambientes. Fique de olho nas ideias que separamos e escolha suas favoritas para colocar em prática!

Tipos de nichos e suas utilidades

Os nichos são volumes vazados que ficam presos a uma superfície vertical. Eles se diferenciam das tradicionais prateleiras por terem formas fechadas: além da base, que oferece apoio para inúmeros objetos, os nichos também apresentam barras laterais e superiores.

Essa característica de peça fechada possibilita a criação de nichos com diversos formatos. Existem nichos quadrados, retangulares, triangulares, hexagonais, em forma de círculos, corações e até peças com contornos irregulares. A propósito, vale destacar que formas imperfeitas estão entre as tendências de decoração para 2019, viu?

Por mais que os nichos costumem ser usados para organizar pertences, também podem ter função decorativa. É comum, assim, que abriguem desde grandes volumes de livros até pequenos arranjos de flores, quadros e assim por diante. Em ambos os casos, o resultado fica incrível e sua casa se vê livre da bagunça!

São vários os materiais empregados na fabricação dessas peças, o que facilita a busca por modelos que combinem com o estilo da residência. Nas principais lojas de móveis, é possível encontrar nichos de aço, madeira, MDF e acrílico, por exemplo. Também dá para fabricar exemplares embutidos em paredes de gesso ou concreto.

Decoração com nichos em diferentes lugares

Assim como as prateleiras e estantes, os nichos cabem em qualquer parte da casa. Vale a pena investir em peças diferenciadas para manter tudo no devido lugar e, de quebra, ainda repaginar o visual dos ambientes. Confira nos próximos tópicos algumas dicas de uso para cada recinto!

Sala

decoração com nichos

Sala de estar decorada com nichos deixando o ambiente com um toque moderno

Faltam móveis para guardar todos os objetos da sua sala de estar? O painel ou o rack não tem compartimentos suficientes para dispor os aparelhos e equipamentos? Pois a solução pode estar em um conjunto de nichos dispostos em uma parede vazia, seja ao lado da TV, acima do sofá ou logo na entrada do cômodo.

Nas salas de jantar, essas peças versáteis se tornam especialmente úteis nos momentos em família. Experimente distribuir nichos lado a lado, em sentido horizontal, para preenchê-los com taças, copos, jarras e garrafas. Um nicho retangular embutido na parede pode atuar como aparador, dando suporte para bandejas e travessas com quitutes. Não parece ideal?

Quarto

Muitas pessoas gostam de ter uma cadeira, um criado-mudo ou uma mesinha ao lado da cama para facilitar a rotina antes de dormir, certo? Esse móvel de apoio costuma abrigar luminária, revistas e outros pertences pessoais, como relógio, óculos, celular e joias. Mas e quando o quarto é muito pequeno?

Uma dica para substituir volumes que ficam no chão junto à cama é instalar nichos na região sobre a cabeceira. Assim, é possível economizar área útil e ter acesso fácil a objetos essenciais no dia a dia.

Modelos individuais também podem ser colocados em outras paredes para expor brinquedos, itens colecionáveis e material escolar. Esses elementos ganham destaque se você incluir pontos de luz dentro das peças vazadas, como spots, fitas de LED e cordões luminosos.

Cozinha

decoração com nichos

Cozinha com nicho para ajudar na organização do ambiente

A decoração com nichos é uma solução incrível para quem sempre sonhou com armários altos na cozinha. Nesse caso, basta medir a região onde serão mantidos os utensílios para adquirir peças com o tamanho e o formato adequados — lembrando desde já que modelos retangulares permitem armazenar mais coisas.

Em cozinhas que já têm armários, os nichos podem ser sobrepostos para criar um móvel vertical repleto de novos compartimentos. Dependendo das dimensões dos vãos, você consegue abrigar até forno, micro-ondas e eletrodomésticos menores.

Se não quiser que determinados elementos fiquem aparentes, como panelas e travessas, basta cobrir alguns nichos com portinhas de correr ou basculantes. Intercalar modelos abertos e fechados pode agregar um visual interessante à sua cozinha.

Banheiro

decoração com nichos

Banheiro com nichos na parede

Esse talvez seja o ambiente que mais se beneficia com a inclusão de nichos. Afinal, diferentemente de quartos, cozinhas e salas, os banheiros geralmente têm pouco espaço disponível para a inclusão de móveis. Não é à toa que muitos contam apenas com um pequeno gabinete ou com uma bancada para apoiar a pia.

A solução mais prática é fixar peças nas paredes e preenchê-las com toalhas, rolos de papel e produtos de higiene. Outra alternativa é criar um rasgo na área do box, a fim de criar um nicho embutido na parede. Esse suporte é ideal para armazenar xampus, cremes, condicionadores, óleos e sabonetes usados no banho.

Se quiser dar um toque a mais de personalidade ao banheiro, você pode cobrir os fundos dos nichos com revestimentos coloridos ou estampados. As pastilhas se tornam ótimas opções aí porque são pequenas e permitem compor desenhos, listras e outros efeitos divertidos.

Lavanderia

A área de serviços sempre demanda um móvel ou cantinho específico para organizar os produtos de limpeza e os tecidos lavados na máquina. Então por que não tirar proveito da praticidade dos nichos também nesse espaço da casa?

Com modelos pequenos, você já ganha novos compartimentos para dispor todos os elementos utilizados na lavanderia, desde cestinhos com prendedores e escovas a esponjas e produtos. Também dá para complementar o conjunto com prateleiras para o apoio de roupas, lençóis e toalhas dobradas.

Varanda

decoração com nichos

Varanda decorada com nichos para colocar plantinhas

Com os nichos, você finalmente terá um espaço adequado para cultivar plantas ornamentais e montar uma pequena horta em casa! Pense nas peças vazadas como quadros em que poderá expor diferentes espécies. Dá para compor paredes inteiras com nichos abrigando folhagens ou pontos focais com flores coloridas. Use a criatividade para deixar sua varanda ou sacada mais verde e bonita!

Se faltar espaço vertical, experimente dispor grandes nichos no chão, encostados nas paredes. Dessa forma, tanto a base quanto a barra superior da peça poderão servir de suporte para vasos e jardineiras.

O que achou das possibilidades trazidas pela decoração com nichos? Aproveite que as ideias estão frescas e selecione aquelas que poderão valorizar sua casa. Depois, é só buscar as peças certas e brincar com os diversos efeitos possíveis!

Por fim, se procura por mais soluções que ajudem a economizar área útil, você não pode perder nossas dicas para mudar os móveis de lugar e conquistar mais espaço!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida