Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
6 formas mudar os móveis de lugar e conquistar mais espaço

6 formas mudar os móveis de lugar e conquistar mais espaço

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

O truque de mudar os móveis de lugar é bastante utilizado para otimizar os espaços internos e, muitas vezes, é também uma ótima maneira de repaginar o ambiente que já se tornou monótono e sem graça. Independentemente do motivo, saiba que prever a disposição adequada do mobiliário ainda contribui para manter a casa arrumada e com um aspecto mais bonito.

É claro que não existem regras para as mudanças, mas determinados arranjos podem fazer a diferença no resultado final. Quer saber como tirar proveito de cada centímetro sem comprometer a estética dos ambientes? Então, fique de olho em nossas dicas e saiba como começar!

1. Faça um planejamento prévio

Tudo fica melhor com um pouco mais de planejamento, certo? Por isso, o passo inicial é tirar as medidas de todos os cômodos que vão passar pela mudança. Não importa se você deseja apenas alterar a disposição dos móveis do quarto ou repaginar toda a casa: é importante fazer uso da fita métrica.

Enquanto mede a distância entre paredes, vá anotando os resultados em um papel. Aproveite para marcar os pontos onde começam e terminam as aberturas (portas e janelas). Com esses dados, você já consegue criar um esboço de planta baixa para ter noção da área total a ser ocupada com móveis e outros equipamentos.

Para quem não gosta de desenhar a lápis, é possível baixar aplicativos de reforma, que auxiliarão desde a etapa de verificar as medidas, até o momento de representar os espaços. Desse modo, é importante utilizar as ferramentas certas e levantar o máximo de detalhes possíveis, para que a fase de experimentação (parte prática) se torne mais fácil.

2. Teste diferentes posições ao mudar os móveis de lugar

Casal decorando sala de estar

Nem sempre ficamos satisfeitos com o primeiro arranjo escolhido para um ambiente. Portanto, não se preocupe se o resultado que você imaginava para o cômodo ficou totalmente diferente após realmente mudar os móveis de lugar. Afinal, quando a disposição não agrada, a saída é testar novas possibilidades até encontrar a solução perfeita.

Quer evitar o retrabalho? Então, antes de ir trocando novamente a posição das peças, aproveite o rascunho de planta baixa que você fez e proponha ocupações diferenciadas para o ambiente. Também é interessante realizar outras cópias do desenho e, sobre cada uma delas, representar os móveis em vários sentidos (linear, diagonal, circular).

Outra dica é: pedir a opinião dos seus familiares. Quem sabe você descobre os melhores tipos de armários para a sala ou uma nova utilidade para aquela antiga mesa de canto? A contribuição das pessoas que utilizam o local é importante e aumenta as chances de encontrar uma disposição adequada, que otimize a rotina dos moradores.

3. Comece sempre pelos mobiliários maiores

Casal reformando, planejando e mudando os móveis de lugar

É muito difícil tentar encaixar grandes elementos em uma composição já pronta. Por isso, o ideal é que você comece a mudança definindo a posição dos móveis e equipamentos maiores. Em um quarto infantil, por exemplo, procure partir do guarda-roupas. Em seguida, pense em acomodar peças como cama, penteadeira, cômoda e pufe — sempre na ordem do maior para o menor.

Respeitando as diferenças nas dimensões dos modelos, você conseguirá um visual mais equilibrado e ainda poderá tirar proveito de cantos inutilizados. Quem sabe, até prever a adição de novos itens enquanto estiver compondo o restante do projeto com objetos e acessórios decorativos.

Mas, atenção! Para evitar frustrações, lembre-se de considerar os elementos fixos, como colunas, painéis e lareiras, sempre que sentir vontade de mudar as coisas de lugar. Além disso, procure revestir os pés dos móveis com tecidos macios, para evitar causar manchas ou riscos no revestimento do piso durante o ato de arrastar.

4. Aproxime os móveis e desencoste-os da parede

Quando nos deparamos com um ambiente menor, a tendência é querer encostar todos os móveis na parede para deixar o máximo de espaço livre no centro. Porém, nem sempre o efeito fica interessante, já que você acaba criando uma nova área inutilizada entre mesas, armários, estantes e outras peças.

Para evitar esse efeito, procure ocupar os ambientes de maneira inteligente. Aproveite o momento de mudar os móveis de lugar para posicioná-los de modo que fiquem alguns centímetros distantes das paredes e rodapés. Esse tipo de arranjo dará continuidade e profundidade, e você terá a impressão de que há mais área disponível.

Depois que conseguir eliminar o aspecto de lugar apertado, experimente manter algumas peças encostadas. Duplas como: sofá e poltrona, estantes e racks, criado-mudo e cama funcionam bem quando colocadas umas próximas das outras. Além de economizar espaço, são soluções que permitem esconder fios, como os de TV a cabo, entre os vãos.

5. Respeite as áreas de circulação

Quarto decorado de forma harmônica com área livre para circulação

O segredo de um ambiente confortável e harmônico está no equilíbrio entre espaços ocupados e livres. Portanto, não negligencie as áreas de circulação quando propor uma nova disposição do mobiliário. Afinal, você e os outros moradores vão querer transitar com conforto por todos os cômodos, certo?

Corredores principais e pontos de encontro entre ambientes devem ter, pelo menos, 90 cm livres para passagem. Já os espaços menores, como a área entre o sofá e a mesa de centro, ou o vão entre a cama e a porta de um guarda-roupas aberto, por exemplo, podem ter o mínimo de 60cm de distância.

Nesse planejamento, fique de olho também nas aberturas. Portas e janelas não devem ser bloqueadas com móveis altos e robustos, pois isso impediria a passagem da luz, que é essencial para conseguir amplitude. Se quiser, aproveite ainda para criar pontos focais com quadros ou móveis coloridos ao final de cada corredor.

6. Pense em praticidade

Existe algo mais prático que dar mais de uma função a um objeto? Você também pode fazer isso com o mobiliário! Em residências com planta de conceito aberto, é comum que peças como sofás, mesas e aparadores sejam utilizados na posição elementos divisores.

Ao posicionar um móvel bem no limite de dois espaços, você consegue integrar ambientes com discrição. Ou seja, é possível separar cômodos distintos sem isolá-los das demais áreas. E o melhor de tudo é que qualquer modelo escolhido para fazer essa divisão continua cumprindo muito bem a sua função.

Conseguiu perceber como tarefa de mudar os móveis de lugar também pode ser baseada em truques e estratégias? Assim, com um tempo livre para avaliar os ambientes e planejar a disposição das peças, você logo encontrará a solução ideal para otimizar e valorizar ainda mais os espaços na sua casa.

Se você gostou das dicas deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais. Assim, seus amigos também poderão aproveitá-las, aplicando-as em casa!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida