Casa de campo na cidade: decorando com ares bucólicos
Dicas PointerRelaxar em um cenário cercado de montanhas e árvores é uma delícia. Mas você sabia que pode levar o ar de casa de campo até para um projeto na cidade?
Alguns elementos são essenciais para criar um clima intimista e acolhedor. Seja em uma casa de campo, chalé, sítio ou mesmo em um apartamento.
Nas linhas a seguir, vamos te mostrar como tornar a casa de campo um verdadeiro refúgio, seja lá onde ela for. Confira!
Escolha o estilo da casa de campo
Detalhes em metal tornam aparência industrial. No piso, revestimento cerâmico Tear Branco, da linha Tear, e na parede, Ondina Cinza, da linha Ondina
Embora seja uma casa de campo, é possível adotar diferentes estilos de decoração. Ou seja, você não precisa se prender a uma estética específica.
Contudo, o mais comum é a casa de campo ter estilo rústico. Nele, predominam tons terrosos e o uso da madeira tanto em revestimentos quanto nos móveis.
Entretanto, também dá para ter uma casa de campo no estilo industrial. Nesse caso, inclua elementos como ferro e couro. Assim, você contribui para uma aparência de galpão antigo.
Outra dica são as paredes com revestimento de pedra ou cimento queimado, vigas aparentes e teto sem forro, por exemplo.
Já para uma decoração de casa de campo vintage, aposte em móveis que remetam a décadas passadas.
Dá até para ter uma casa de campo contemporânea. Nesse caso, aposte em uma arquitetura com linhas retas, explore a luz natural e a vegetação da área externa.
Use materiais naturais na decoração da casa de campo
Revestimento cerâmico Avelana Castanho, da linha Mediterranea, é opção prática à madeira natural
Quando pensamos em uma casa de campo, geralmente imaginamos uma construção cercada pelo verde, com vegetação exuberante.
Essa é justamente uma das características que faz do local um refúgio, ideal para descansar. Afinal, o contato com a natureza aumenta o bem-estar e ajuda a relaxar.
Sem falar que deixa o ar mais puro e pode melhorar aspectos da saúde, como alergias, e até contribuir para a concentração e a produtividade.
Portanto, é sempre bom manter a natureza por perto. Isso pode acontecer não só por meio das plantas e flores.
É possível usar materiais naturais na decoração da casa de campo. É o caso da madeira, que pode aparecer em móveis, no piso, ou em um painel de parede, por exemplo.
Agora, se você quiser mais praticidade e economia, pode escolher revestimentos com aspecto de material natural. Tem cerâmica amadeirada, que reproduz pedra e até ferro.
Outra dica é preferir tecidos naturais para estofados, cortinas, almofadas e roupas de cama. Entre eles estão algodão e linho.
Juta, corda e móveis em fibras naturais podem ainda contribuir para um clima rústico e aconchegante na casa de campo.
Escolha móveis confortáveis
Móveis ajudam a tornar espaços aconchegantes. No piso, revestimento Tear Branco, da linha Tear. Na parede, Ondina Cinza, da linha Ondina
Se a ideia é ter um ambiente acolhedor e relaxante, é fundamental escolher móveis que proporcionem conforto.
Assim, você garante não só um espaço de descanso, como também uma área interessante para receber amigos e familiares.
Nesse caso, explore sofás e poltronas. Para as cadeiras da mesa de jantar, prefira aquelas estofadas, que tendem a ser mais confortáveis.
Você também pode ter puffs e outros objetos que ajudam a criar uma atmosfera aconchegante, como mantas, tapetes e cortinas.
Planeje a iluminação da casa de campo
Aproveitar a luz natural é uma das formas de aumentar o bem-estar nos espaços. Por isso, fique de olho nesse aspecto quando for projetar a casa de campo.
O ideal é ter janelas e portas largas, que permitam a entrada da luz do sol. Isso ajuda a clarear os espaços, sobretudo aqueles com muita madeira, que podem parecer escurecidos.
Para não perder a privacidade, é possível instalar cortinas que ainda permitam a luz entrar, como é o caso do voil.
Já nos quartos, dá para ter um blackout ou uma persiana para bloquear a claridade durante o sono.
Contudo, também é importante projetar a iluminação do ambiente durante a noite. Para gerar aconchego, o ideal é instalar lâmpadas amarelas.
Luminárias e spots também podem formar a iluminação indireta, que é intimista e ótima para momentos relax.
Tenha um espaço de lazer ao ar livre
Revestimento cerâmico Lenho Deck Marfim, da linha Lenho, é ideal para a área externa da casa de campo
Receber na casa de campo é uma delícia! E se você tem uma área ao ar livre, pode planejar um ambiente que proporcione bons momentos com quem você gosta.
É possível criar um solarium, uma área gourmet ou um lounge, por exemplo. E esses espaços podem seguir o estilo de decoração que você quiser.
Tudo vai depender do tipo de móvel que você escolher. O paisagismo também pode interferir, assim como outros objetos de decoração.
Seja lá qual estilo você decidir seguir, vale a pensa considerar essa lista de móveis para área externa:
- espreguiçadeiras;
- poltronas;
- cadeiras;
- bancos;
- mesas.
Contudo, na hora de comprar, você precisa ficar de olho nos materiais. Afinal, os móveis precisam ser resistentes, sobretudo se ficarem expostos ao tempo.
A fibra sintética, por exemplo, não resseca e tende a ser mais resistente às intempéries do que a natural.
Já o aço inox e o alumínio são boas opções ao ferro, uma vez que não oxidam. Quanto aos tecidos, prefira os que são impermeáveis. Entre os exemplos estão poliéster e tecido acquablock, que ainda são fáceis de limpar.
Agora, se a ideia é usar móveis de madeira na área externa, prefira as madeiras de lei. Carvalho, o pinho e a cerejeira são resistentes ao apodrecimento e aos insetos.
Com essas dicas, você certamente vai ter uma casa de campo acolhedora. Mas se ainda quer mais sugestões, continue no blog para descobrir o que é o design biofílico e como ele ajuda a aumentar o bem-estar!