Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
móveis para área externa

Mobiliário para área externa

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Ter um espaço ao ar livre para relaxar, receber os amigos e curtir é o sonho de muitas pessoas. Quem conta com esse diferencial em casa deve aproveitar a oportunidade para deixar a área externa bem decorada e confortável.

Além de pensar em cores, revestimentos e paisagismo, é fundamental escolher bons móveis para área externa. Essas peças devem ter características distintas daquelas utilizadas dentro da residência. Afinal, terão contato direto com fatores como luz solar e umidade, que podem desgastar estruturas e acabamentos com facilidade.

Quer saber quais são os melhores modelos e tipos de materiais indicados para o mobiliário externo? Continue a leitura e descubra!

Materiais

As variações de temperatura e outras alterações climáticas interferem mais intensamente em lugares abertos e desprotegidos. Portanto, tudo o que for destinado a esses espaços deve ser de boa qualidade e apresentar alta resistência. Veja alguns dos materiais que funcional na área externa:

  • fibra sintética: é uma excelente alternativa a qualquer tipo de fibra natural. Feita a partir de produtos químicos, evita problemas como ressecamento e a perda de elasticidade da peça;
  • aço inox e o alumínio, que, ao contrário do ferro, não oxidam com o passar do tempo;
  • tecido impermeável: poliéster e tecido acquablock são perfeitos para partes estofadas. Isso porque não se degradam em contato com a água, são fáceis de limpar e têm longa durabilidade;
  • madeira de lei: espécies como o carvalho, o pinho e a cerejeira são mais resistentes a insetos e ao apodrecimento. Outra opção é revestir peças de MDF ou MDP com produtos impermeabilizantes ou com óleos que criem uma camada protetora.

Não deixe de procurar fabricantes especializados em móveis para áreas externas se quiser a garantia de que o produto será funcional. Muitas empresas têm cuidado não só com a qualidade das peças, mas também com o design e o conceito presente em cada produto.

Os móveis essenciais

O mercado moveleiro oferece opções para quem gosta de acompanhar as principais tendências, para quem curte um visual mais simples, para quem prioriza o conforto e muito mais. Quando o assunto é móveis para área externa, alguns modelos são essenciais. Confira a nossa seleção e descubra por que vale a pena investir em cada tipo.

1. Mesas

Uma é fundamental se você pretende fazer refeições na área externa. Um churrasco com os amigos ou jantar especial ao ar livre são ótimas maneiras de curtir a casa.

Para a área externa, os modelos com furo central são perfeitos, já que podem receber ombrelones que protegerão as pessoas do sol forte.

Quanto ao material, a dica é apostar em mesas de madeira maciça para tirar proveito da resistência e da beleza natural dessa matéria-prima. Dessa forma, sua família terá a superfície ideal para degustar um drink ou café enquanto contempla a paisagem do entorno.

2. Cadeiras e poltronas

Leves e versáteis, as cadeiras são fáceis de incluir em qualquer ambiente externo, proporcionando assento para os frequentadores curtirem o ambiente. Versões de balanço ou com ajuste de encosto são mais amplas, portanto, vale a pena colocá-las em pontos estratégicos do ambiente. Como ficarão em evidência, é interessante que tragam acabamentos diferenciados.

Uma cadeira de alumínio, por exemplo, ganha um toque urbano quando tingida em tons escuros, como preto ou chumbo. Já uma opção de bambu ou fibra sintética tem uma aparência mais tropical e pode ficar incrível com almofadas coloridas em tons náuticos — branco, vermelho e azul-marinho.

3. Espreguiçadeiras

Imprescindíveis em áreas externas espaçosas, principalmente em quintais equipados com piscina, as espreguiçadeiras são perfeitas para quem não abre mão de tomar sol em casa. Difícil não desejar um exemplar no deck para poder ler, descansar e até meditar.

Os modelos com estrutura de alumínio e acabamento em fibra sintética são bastante confortáveis. A combinação desses materiais também deixa a peça leve e com visual moderno. Se você prefere algo mais rústico, a dica é investir em espreguiçadeiras de madeira e cobri-las com capas impermeáveis.

4. Bancos

Práticos e funcionais, os bancos se adaptam com facilidade a qualquer espaço. Um modelo com design simples e linhas retas pode preencher um canto inutilizado da área externa. Uma versão longa, por outro lado, é perfeita se você pretende adicionar mais assentos em torno da mesa de refeições.

Uma boa dica é inovar com modelos coloridos ou que tenham acabamentos diferenciados. Bancos com detalhes vazados, por exemplo, criam uma atmosfera divertida que contrasta com qualquer estilo decorativo tradicional.

Estilos de decoração

Rústico é o estilo mais comum quando se pensa em área externa. Mas há vários outros que podem entrar em cena. Listamos as características de alguns estilos mais comuns e como são os móveis neles. Você pode adotar um deles ou reunir elementos de vários para compor o seu estilo pessoal.

1. Rústico

móveis para área externa

No estilo rústico, móveis e revestimentos de madeira são as estrelas. Para modernizar um pouco o mobiliário, vale investir em linhas retas. É uma opção mais prática para o piso é a reprodução de madeira em cerâmica com acabamento externo, que exige menos manutenção, como Ilhéus Canela, da linha Tropicália

O estilo rústico é o mais celebrado nas áreas externas, pois combina bem com a natureza e traz uma atmosfera descontraída. Nesse estilo, móveis e revestimentos de madeira são as estrelas. Para modernizar um pouco o mobiliário, vale investir em linhas retas. Para mais conforto, adicione almofadas com tecido para área externa. E uma opção mais prática para o piso é a reprodução de madeira em cerâmica com acabamento externo, que exige menos manutenção. Nossa sugestão é Ilhéus Canela, da linha Tropicália.

2. Retrô

móveis para área externa

Recuperar características da decoração dos meados do século 20 é tendência atual. Na área externa, as cadeiras acapulco e espaguete são clássicos brasileiros. Peças com estilo modernista também entram, por exemplo, vasos com estrutura metálica delicada. Quanto aos revestimentos, outra tradição brasileira, mais especificamente mineira, é a canjiquinha. A Pointer reproduz em cerâmica na linha Raízes

Recuperar características da decoração dos meados do século 20 é tendência atual. Na área externa, as cadeiras acapulco e espaguete são clássicos brasileiros. Peças com estilo modernista também entram, por exemplo, vasos com estrutura metálica delicada. Quanto aos revestimentos, outra tradição brasileira, mais especificamente mineira, é a canjiquinha. A Pointer reproduz em cerâmica na linha Raízes.

3. Aconchegante

móveis para área externa

Nem toda área externa tem piscina. Pode ser que você tenha apenas varanda ou terraço coberto. Nesses casos, vale investir em um confortável sofá. Mesas de apoio também são úteis. Assim, será possível aproveitar a área externa para descansar, ler um livro ou tomar um café. Um revestimento que esbanja aconchego é o granilite, que tem visual de casa de avó. Bellini revive esse material

Nem toda área externa tem piscina. Pode ser que você tenha apenas varanda ou terraço coberto. Nesses casos, vale investir em um confortável sofá ou em uma deliciosa rede. Mesas de apoio também são úteis. Assim, será possível aproveitar a área externa para descansar, ler um livro ou tomar um café. Plantas também ajudarão a deixar o ambiente bastante convidativo. Um revestimento que esbanja aconchego é o granilite, que tem visual de casa de avó. Bellini revive esse material.

4. Oriental

móveis para área externa

Área externa te faz pensar em lago com carpas? Talvez você se identifique com o estilo oriental. Vale apostar em fonte com água caindo, seixos e garden seats com padrões decorativos. No mobiliário, vale o minimalismo japonês, com peças leves. No piso, Ilhéus Canela, da linha Tropicália

Área externa te faz pensar em lago com carpas? Talvez você se identifique com o estilo oriental. Vale apostar em fonte com água caindo, seixos e garden seats com padrões decorativos. No mobiliário, vale o minimalismo japonês, com peças leves.

5. Contemporâneo

móveis para área externa

Sim, o estilo contemporâneo pode estar também na área externa. Há móveis específicos para área externa com design extremamente contemporâneo – pense em formas orgânicas e materiais tecnológicos -, especialmente os importados. Porém vale equilibrar com revestimentos mais rústicos, para não perder a atmosfera de área externa. Sugerimos uma parede de tijolos aparentes, como Industrial Brick

Sim, o estilo contemporâneo pode estar também na área externa. Há móveis específicos para área externa com design extremamente contemporâneo – pense em formas orgânicas e materiais tecnológicos -, especialmente os importados. Porém vale equilibrar com revestimentos mais rústicos, para não perder a atmosfera de área externa. Sugerimos uma parede de tijolos aparentes, como Industrial Brick.

Essas foram nossas sugestões de peças e estilos básicos para ter em um ambiente de lazer ao ar livre. Independentemente das preferências em relação ao estilo, é importante focar em móveis para área externa de qualidade e que ofereçam conforto para toda a família. Assim, tanto os momentos de descanso quanto os de diversão serão muito mais agradáveis.

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida