Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Apartamentos pequenos

Apartamentos pequenos: 11 erros comuns e como evitá-los

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Cada vez mais consolidados como tendência de mercado, os apartamentos pequenos são a realidade no setor imobiliário. Isso porque estes imóveis caíram no gosto e no bolso dos que buscam realizar o sonho da casa própria. Por conta da metragem reduzida, a otimização dos espaços é fundamental para o melhor aproveitamento. Não há margens para erros.

Pensando nisso, listamos os principais erros que vemos em projetos de apartamentos pequenos, seguidos pelas soluções para que eles não se repitam no seu cantinho adquirido com tanto carinho. São orientações sobre amplitude, móveis planejados e muito mais. Aproveite!

1 – Não ter um projeto

Ignorar a criação de um projeto para o apartamento pode representar um grande erro, principalmente em imóveis menores, onde o segredo é aproveitar cada espaço. Por isso, arquitetos e designers de interiores são uma verdadeira mão na roda. Se contratados, oferecem soluções interessantes para a otimização de espaços e recursos. Antes que você pense que gastar com este item é bobagem, saiba que a economia do início da obra pode se tornar um terrível prejuízo ao precisar adaptar ou refazer algo.

2 – Não investir em marcenaria planejada

apartamento pequeno com móveis planejados
Nesta cozinha com Urbana Branco no piso, os móveis planejados aproveitam melhor cada espaço

Fica aqui um ensinamento para a vida: se o apartamento é pequeno, nem pense em bater perna por aí em busca dos móveis. Se possível, a dica é investir em marcenaria planejada, com tudo feito sob medida. Graças a essa técnica, é possível ter armários até o teto, aproveitando cada cantinho da casa. Ou, ainda, apostar em uma bancada 3 em 1, por exemplo, que consiga dividir a sala e a cozinha, servindo como apoio para refeições e oferecendo espaço de armazenamento.

3 – Compartimentar os ambientes

Via de regra, quanto menos paredes, melhor. Este mantra da arquitetura se encaixa como uma luva em imóveis com metragem reduzida. Muitas paredes em um ambiente impedem a integração que muitas vezes pode significar a amplitude que tanto procuramos em apartamentos menores. Se for possível derrubar alguma parede em sua residência, vá em frente. Claro, desde que haja a supervisão de um engenheiro e a emissão dos laudos necessários para a obra ser autorizada.

4 – Esquecer a mobilidade

sala de jantar de um apartamento pequeno
Ônix Ouro no piso e Mos Ônix na parede: móveis devem ter o tamanho adequado

Se o espaço é curto, seja funcional. Não priorizar a mobilidade das pessoas da casa é um tremendo gol contra. Para obter um equilíbrio entre tudo o que você deseja ter e o espaço de circulação, decore o apartamento de forma dinâmica, sem exageros e com móveis com tamanhos adequados.

5 – Acumular coisas

Acumular itens de decoração ou até objetos supostamente úteis é besteira em apartamentos pequenos. Por isso, sem delongas, livre-se do que não estiver usando. Deixamos essa mensagem até mesmo mais curta que as demais para causar o impacto necessário e fazê-la entrar na sua cabeça.

6 – Apostar em cores escuras

As cores escuras, em linhas gerais, retiram a amplitude, principalmente se forem utilizadas tanto nas paredes, quanto no piso. Aposte em tons claros, que dão uma sensação de amplitude aos espaços. Siga esta dica e você perceberá que o imóvel de pequeno porte ficará “gigante”.

7 – Utilizar cortinas e tapetes diminutos

corredor
Instalar cortinas do teto ao chão é indicado, como neste ambiente com Zeppelin Beige no piso

Um erro comum em apartamentos, sejam eles grandes ou pequenos, é instalar o tamanho errado de cortinas e tapetes, transmitindo uma sensação de que a decoração foi feita de qualquer jeito. Pode parecer que como o apartamento é pequeno, cortinas e tapetes tambén deve ser. Pelo contrário. Indicamos instalar cortinas do teto ao chão, jamais permitindo que elas parem na altura das janelas, e priorizar tapetes maiores.

8 – Diminuir o pé-direito

Abusar do forro rebaixado é um caminho sem volta para quem escolhe o lado errado da força. Até porque, geralmente, a primeira intervenção com gesso leva à segunda, que em seguida leva à terceira e se torna uma grande reação em cadeia. Quem duvida disso pode conferir como é feita a instalação de um mero ar-condicionado no quarto, interferindo em boa parte dos ambientes da casa. Se o objetivo é fugir das dores de cabeça, utilize o forro apenas em locais que realmente necessitam da passagem de infraestrutura, como fiações e tubulações suspensas.

9 – Não investir em iluminação

sala de estar
Sala bem iluminada com Travertino Roma Bege no piso

Se você leu atentamente cada tópico, já sabe que a escuridão é um erro. Principalmente em um apartamento pequeno, é necessário avaliar com cuidado as melhores opções. As lâmpadas brancas deixam o ambiente mais claro. Já as amarelas promovem a sensação de conforto. Distribua corretamente a iluminação, trabalhando também com luminárias de chão e abajur. Lembre-se ainda de explorar a luz natural, como já mencionamos anteriormente. A natureza agradece e seu bolso também, por causa da redução de gastos com a próxima conta de luz.

10 – Abusar de espelhos

Em geral, os espelhos conferem um toque de elegância e sofisticação ao imóvel. Mas abusar desta opção promove o resultado inverso. Por isso, o posicionamento precisa ser correto. Como a finalidade é refletir o espaço, a dica é colocar o espelho em uma parede que consiga destacar boa parte do ambiente.

11 – Não caprichar nos revestimentos

Seja pela vontade de finalizar o serviço do modo mais rápido ou por limitações financeiras, usar revestimentos sem graça não colabora em nada com seu dia a dia. Quando possível, opte pelos modelos com texturas e relevos, que promovem uma sensação de profundidade ao ambiente.

Ajuda

Ao colocar essas dicas em prática, é muito importante contar sempre com produtos de qualidade e que priorizam o design democrático, deixando sua casa bonita por muito mais tempo. A Pointer conta com uma grande variedade de Supercerâmicos e cerâmicas, com opções para todos os estilos e gostos. Para facilitar a sua escolha, vale conferir em nosso site o simulador de ambientes. E continue acompanhando em nosso blog dicas e novidades sobre decoração, reforma e obra.