Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
organização pessoal

8 dicas para organização pessoal

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

A organização pessoal faz toda a diferença para um bom planejamento das atividades diárias, semanais e mensais. Essa disciplina orienta as pessoas a conseguirem cumprir as funções com mais atenção, a fazer uma gestão mais eficiente do tempo e a serem bem mais produtivas no trabalho e na vida pessoal.

Logo, estimular este tipo de organização é uma forma de lidar com as demandas de modo mais eficaz, sem deixar que a bagunça tome conta do seu dia a dia. Afinal, quando tudo está em desordem, fica mais difícil tomar atitudes que nos ajudem a colocar as coisas no lugar.

Entretanto, a organização pessoal vai muito além de manter objetos em seus devidos lugares ou ter um painel com todos os compromissos anotados. É preciso ter uma ordenação mental, na qual as crenças, ideias, sentimentos e valores estejam alinhados com as ações cotidianas, proporcionando tranquilidade, prazer, satisfação e bem-estar.

Quer saber como garantir uma organização pessoal efetiva? Então, continue acompanhando o texto e confira!

1. Entenda o que atrapalha você

Quando se fala de organização pessoal, a primeira dica para conseguir alcançar esse objetivo é identificar os fatores que interferem no andamento da sua vida, como depender de pessoas que não conseguem cumprir seus prazos ou os atrasos para chegar ao trabalho, por exemplo.

Quando você souber exatamente quais são esses desafios, você poderá traçar um plano para combater todos eles. Caso o seu problema seja atrasar, por exemplo, um bom caminho é passar a dormir e acordar mais cedo em sua rotina.

2. Crie uma lista de tarefas

organização pessoal

Para se organizar e ter uma vida tranquila, uma boa dica é criar uma lista de tarefas diárias

Ter uma lista de tarefas é indispensável para se organizar e levar uma vida mais tranquila. Fazer tudo sem muita organização e disciplina pode fazer com que a sua vida se torne um verdadeiro caos. Então, crie sua própria lista de tarefas.

Não se esqueça de observar a lista ao longo do dia para verificar se as tarefas foram realizadas. Ao fim do dia, se você conseguir concluir tudo, continue com esse foco. Se ficou “devendo” algo, procure terminar ou, então, anote como prioridade para o próximo dia. Mas, atenção: não se pressione demais, afinal, nem sempre é possível fazer tudo do jeito que planejamos.

3. Classifique e determine prioridades

Com tantas tarefas do dia a dia para realizar, é bem comum ficar perdido. Se desdobrar entre os estudos, afazeres do trabalho, família, academia e filhos, por exemplo, é algo que demanda muita dedicação e planejamento.

Saber classificar é fundamental para um fluxo de trabalho bem organizado e, claro, para o aumento de sua produtividade.

Para isso, reúna todas as suas demandas e analise quais devem ser resolvidas imediatamente (urgentes), quais podem ser feitas amanhã (importantes) e aquelas que são para o próximo mês (circunstanciais).

Dessa forma, você vai conseguir se planejar e focar em excluir as tarefas importantes e urgentes e diminuir as circunstanciais.

4. Use um quadro de avisos

organização pessoal

Utilize quadro de avisos em locais estratégicos da casa. Esse hábito ajuda a manter as tarefas em dia

Ter um quadro de avisos em locais estratégicos é uma forma simples e rápida de lembrar dos acontecimentos, tarefas e emergências. Mas não adianta ter um painel se você não der atenção alguma às informações organizadas nele. É preciso realmente criar o hábito de inserir as tarefas, afazeres e avisos e se manter consciente para acompanhar tudo o que foi planejado.

Este hábito pode ajudar você a manter as tarefas em dia e a aliviar o estresse, afinal, ao escrever no quadro, você libera a sua mente da obrigação de ter que se lembrar de tudo a todo tempo.

5. Tenha um espaço dedicado ao home office

organização pessoal

É importante ter um espaço dedicado ao home office para poder trabalhar com foco e tranquilidade

Para as pessoas que têm a oportunidade de trabalhar em casa, contar com um cantinho em casa dedicado a esse fim é extremamente necessário. Afinal, quando se trabalha em casa, é comum perder o foco, o que prejudica a produtividade.

Por isso, o ideal é separar um espaço da casa, organizar uma mesa e ter alguns itens para não misturar os objetos domésticos com os objetos profissionais. Dessa forma, você entra no clima do trabalho facilmente, fazendo com que ele renda. Então, não deixe de ter uma rotina no home office para não fugir da organização.

6. Mantenha sua mesa organizada

Não é necessário etiquetar todos os documentos ou separar tudo por cor, mas o mínimo de organização é essencial, pois uma mesa bagunçada afeta a produtividade. Sabe aquele momento em que você perde tempo procurando um documento? Pois é! Você poderia aproveitar para cumprir aquele compromisso importante. Com organização, você otimiza o seu tempo.

7. Evite deixar para depois

A procrastinação, principal responsável pelo efeito “bola de neve”, é um fator de desorganização que pode prejudicar a vida das pessoas em vários sentidos. Uma tarefa bem simples pode se tornar um problema com alguns dias de atraso. Então, se você está adiando aquela organização da casa, comece agora mesmo!

Portanto, além de organizar todas suas prioridades, é imprescindível que você faça o que deve ser feito em tempo hábil. Não se esqueça de distribuir bem as atividades para evitar alguns dias ociosos e outros muito sobrecarregados, que acabam gerando desgaste e estresse desnecessários.

8. Transforme a organização pessoal em rotina

organização pessoal

Se você transformar a sua organização pessoal em rotina, as tarefas do dia a dia ficarão mais fáceis de serem executadas

Você já reparou em como fazemos as tarefas do dia a dia no “piloto automático”? Comer, respirar, beber água, ler e-mails. Temos uma sorte muito grande de ter um cérebro tão evoluído que nos poupa de ter que pensar para fazer as tarefas corriqueiras.

Pois bem, é preciso utilizar essa capacidade para transformar a organização pessoal em rotina. Todas essas dicas devem ser seguidas diariamente para que as ações se tornem hábitos. Mas é importante lembrar que não há receitas infalíveis, mas o desenvolvimento de práticas relevantes.

A organização é um conjunto de métodos e de hábitos que podem melhorar muito o desempenho pessoal. Quando somos organizados, podemos fazer tudo o que desejamos, com economia de tempo e de energia. Além disso, o dia a dia passa a ser mais leve e produtivo.

Então, aproveite todas essas dicas que citamos aqui e coloque-as em prática. Tenha bastante disciplina em seu dia a dia e em seu planejamento e estabeleça metas para conquistar a organização pessoal que você precisa para tornar sua vida ainda melhor!

Gostou do texto? Então, aproveite a visita em nosso blog para conferir também as 8 dicas de organização de Marie Kondo!