Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Decoração com prateleiras

Decoração com prateleiras: 13 dicas para investir

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Quem gosta de ver a casa em ordem tem na decoração com prateleiras uma grande aliada. Quando bem aproveitado, este item ajuda a organizar os espaços e promove um ganho estético. Em ambientes pequenos, permite a criação de áreas de armazenamento sem a necessidade de apoiar um móvel no piso, agregando amplitude e melhorando a circulação.

Mas você sabe como decorar com prateleiras a sala, o quarto, a cozinha ou outro espaço? Fique tranquilo que vamos trazer inspirações a partir de agora. Este recurso facilita explorar na composição do ambiente itens como livros, plantas, objetos decorativos, enfim, uma infinidade de possibilidades para personalizar o seu espaço.

Antes das dicas, um detalhe importante: se você acha que prateleira é tudo igual, aprenda que existem opções com diferentes formatos e materiais, como madeira, vidro, cimento e metal. Já os suportes podem ser visíveis (mão francesa e estrutura aparente são os mais comuns nessa modalidade) ou escondidos (também chamados de flutuantes).

Outra informação importante: a instalação é simples, exigindo apenas algumas ferramentas e um pouco de habilidade para trabalhar com furadeira e chave de fenda. Saber fazer corretamente as medições e marcações com a ajuda da trena também é necessário. Isso evitará que as prateleiras fiquem desniveladas e tortas. Em linhas gerais, elas devem ser instaladas em uma altura entre 1,60 a 1,75 metro. Em caso de dificuldades, porém, o ideal é contar com a ajuda de um marceneiro ou instalador profissional.

Agora que aprendeu sobre os tipos e as possibilidades de instalação, chegou a hora de listarmos 13 dicas para a decoração de cada ambiente de sua casa. Afinal, além de contar com uma ótima opção para a organização, uma prateleira pode fazer a diferença para a beleza e harmonia de um lar.

Na sala

Decoração com prateleiras que integra a mesa de jantar
Nesta sala com Ilhéus Canela no piso, a prateleira diferenciada se desdobra em uma  mesa de jantar

Sobre a TV: com uma prateleira acima do rack da sala, na parte superior da TV, pode-se abrigar aparelhos eletrônicos, como os conversores de TV por assinatura ou TV digital e objetos decorativos, como porta-retratos, vaso, planta em vaso e até livros.

Atrás do sofá: cada vez mais utilizada, esta tendência permite o apoio de quadros e outros tipos com gravuras nas prateleiras. Além de poupar a parede de receber diversos furos para pendurar cada item, essa alternativa permite uma migração fácil dos objetos decorativos.

Desalinhadas: lembre-se que as prateleiras não precisam estar perfeitamente alinhadas para garantir o impacto final desejado. Isso pode trazer um ar mais despojado para a casa, aliás. Para os mais descolados, trata-se de uma dica de ouro, como mostra a imagem abaixo.

Na área externa

área externa com sofá e prateleiras
As prateleiras intercaladas garantem um charme especial e facilitam o acréscimo de outros objetos à decoração desta área externa, com Summer Gold no piso

Com planta: quem tem uma varanda e quer ampliar o contato com a natureza pode deixar o ambiente mais verde com plantas em prateleiras. Seja do modelo mais tradicional ou complementando treliças nas paredes, a infinidade de possibilidades é celebrada por quem gosta desse tipo de decoração e não abre mão de ter um vasinho em casa. Lembre-se que alguns arranjos são mais pesados e, por isso, exigem que as prateleiras sejam reforçadas.

Gourmet: quem tem a possibilidade de contar com uma varanda gourmet pode aproveitar parte do espaço e instalar prateleiras para guardar os objetos culinários mais bonitos, como taças ou panelas. Outra opção é apostar em um pequeno bar para abrigar algumas bebidas que costumam regar os encontros entre familiares e amigos.

 No banheiro

banheiro
Prateleiras trazem praticidade para este banheiro com Stars White na parede e Urbana Cinza no piso

Praticidade: aqueles que prezam pela facilidade na rotina podem se aproveitar da presença de prateleiras nas paredes para transformá-las em porta-toalhas ou apoio para o armazenamento de perfumes, cremes e outros itens utilizados para a higiene do corpo. Elas devem ser de material mais resistente a ambientes úmidos. 

Local: em espaços pequenos, as prateleiras podem ficar sobre o vaso sanitário. Já nos banheiros que prezam por um amplo espaço, a opção é trabalhar com a área embaixo da pia para o armazenamento de itens rotineiros, como sabonete e xampu. Ou até mesmo uma prateleira de canto, dependendo do local onde a pia foi instalada na residência.

No quarto

quarto com cama de casal centralizada
De forma prática, prateleira ajuda na decoração deste quarto, com Bianco Alpino no piso

Quadros: cada vez mais os decoradores e arquitetos apostam nas prateleiras para receber quadros nos quartos. Em uma tacada só, esse processo evita uma instalação mais trabalhada de peças pesadas e facilita o processo de renovação do espaço. Ou você nunca desistiu de comprar um quadro por parar e pensar que, após a aquisição, ainda teria o trabalho de tirar da parede os objetos antigos e instalar os mais novos?

Cabeceira: se a pessoa dispõe de uma extensa obra literária, um marceneiro pode elaborar uma espécie de estante, com algumas prateleiras servindo para guardar os livros e outras compondo a paisagem e permitindo a adoção de uma espécie de cabeceira. Com criatividade e dedicação, é possível também comprar as peças e fazer a própria instalação.

Bebê: nos quartos de bebês e crianças um pouquinho maiores, uma prateleira sobre o berço ou mesmo no sentido oposto permite o armazenamento de itens como pomada, talco, álcool e outros acessórios muito utilizados pelos pais com as crianças no dia a dia. Modelos coloridos trazem uma alegria única ao ambiente.

Brinquedoteca: em residências com pouco espaço disponível, é possível armazenar boa parte dos brinquedos em prateleiras na parede. Aos que, mesmo com a evolução tecnológica, não abrem mão de uma história em quadrinhos, por que não transformar uma ou mais prateleiras em gibiteca?

Na cozinha

cozinha com prateleiras
Objetos do dia a dia expostos nas prateleiras desta cozinha com Summer Nude no piso e Tom Bordado Azul na parede

Coleções: Já imaginou como a cozinha ficaria linda ao valorizar determinados objetos rotineiros? Um jogo de panelas pode ficar no alto, em cima de prateleiras, chamando atenção até para a visita mais distraída. Existe a opção, ainda, de colocar os porta-temperos nessas estruturas, ou até mesmo facas de corte e outras peças similares.

Alternativa: quem é suficientemente arrojado ou vê o orçamento acabar antes da obra chegar ao fim pode apostar em prateleiras abertas na cozinha, deixando à mostra tudo o que deve ser utilizado, com panelas, pratos, potes e outros itens. Esta é uma opção charmosa, prática e econômica, já que as prateleiras custam bem menos que os armários completos. 

 Conte com a Pointer

Ficou interessado em dar uma repaginada na casa e apostar nas prateleiras? Se a resposta for sim, é hora de planejar a próxima reforma. Para isso, a Pointer conta com uma grande linha de Supercerâmicos e cerâmicas, revestimentos resistentes, fáceis de limpar e com design democrático. Quer uma dica? O simulador de ambientes em nosso site permite testar combinações e decorações sem precisar sair de casa.