Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
cor pantone 2020

Classic Blue: conheça a cor da Pantone para 2020

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Anualmente, os especialistas em cores da Pantone pesquisam novas influências na indústria do entretenimento, nas mídias e na arte e, então, anunciam a cor do momento. Para 2020, foi escolhido o Classic Blue: um tom de azul que remete à tonalidade do céu ao anoitecer.

De acordo com a cromoterapia, a cor tem um forte poder de transmitir tranquilidade, paz interior, serenidade e sensação de estabilidade e proteção. Com uma atitude inédita, a marca considerou aspectos sociais e psicológicos, sendo possível unir a estética à funcionalidade da cor nas tendências de decoração.

Quer saber mais sobre essa novidade? Acompanhe e descubra como usar o azul clássico em sua casa.

A escolha da cor Pantone 2020

cor pantone 2020

A cor Pantone 2020 tem um forte poder de transmitir tranquilidade, paz interior, serenidade e uma sensação de estabilidade e proteção. A cor foi utilizada nessa linda parede revestida com Dominó Azul, da linha Decora Design

Pela primeira vez em 21 anos, a Pantone decidiu basear sua escolha anual em fatores psicossociais, tendo em vista que o mundo enfrenta uma onda de problemas depressivos — no Brasil, por exemplo, lideramos os rankings de ansiedade e depressão. E, neste contexto, toda ação preventiva em relação à saúde mental é bem-vinda.

Nesse sentido, a Classic Blue traz uma proposta de acalmar os ambientes, proporcionando conexão, proteção e confiança. Segundo a marca, o tom de azul escolhido para 2020 representa a tranquilidade e a segurança que precisamos para iniciar uma nova década.

O acolhimento do azul é explicado pela cromoterapia: a cor produz um efeito calmante no organismo, reduzindo levemente a frequência cardíaca e a pulsação, além de inibir a descarga de adrenalina. Logo, temos aplicações que nos ajudam a aliviar a ansiedade, a agressividade e a depressão.

6 formas de usar o Classic Blue na sua decoração

A cor Pantone 2020 é muito versátil na decoração, por isso, não há restrições em seu uso. A tonalidade pode ser aplicada nos espaços de diversas maneiras, adotando uma proposta monocromática ou em detalhes que equilibram o ambiente. Confira, a seguir, algumas ideias para investir em sua casa!

1. Objetos de decoração

Uma maneira prática de implementar uma nova cor na decoração é apostar em objetos decorativos. Além de compor o ambiente de maneira harmônica, eles podem ser trocados com mais frequência e facilidade.

Se você busca por espaços mais refinados e elegantes, tente mesclar o Classic Blue em detalhes, como esculturas, vasos, cachepôs, livros etc. Também vale experimentar o tom em molduras nas paredes, além de quadros ou fotografias em que o azul clássico predomine em sua composição.

Para criar uma harmonia entre os elementos, você pode refinar as combinações com paletas na mesma linha de serenidade da cor Pantone 2020 — invista em tons de branco, tons pastel e no dourado.

2. Mobiliário

cor pantone 2020

Para implementar a nova cor Pantone na decoração, é possível apostar em revestimentos decorados como é o caso do Cardume Azul, da linha Singular

É interessante incluir os móveis no seu “projeto Classic Blue”. Que tal um sofá azul quebrando o gelo das paredes neutras, por exemplo? Além disso, é possível adicionar a tonalidade do ano em mantas sobre as poltronas ou até mesmo em tapetes.

Considere, ainda, as suas mesas de centro, as cadeiras e os armários. Afinal, esses são móveis perfeitos para receber a cor em seus acabamentos. Entretanto, simples pufes alocados estrategicamente no espaço já dão conta do recado e transformam a casa.

3. Almofadas e tecidos

Seguindo a ideia anterior, vale apostar em almofadas azuis pela sala e em tecidos que respeitem as paletas equilibradas com o Classic Blue da Pantone. As cortinas também são outro ponto possível, além dos estofados e das roupas de cama, mesa e banho. Até mesmo uma varanda com detalhes em azul, como uma rede de descanso, fica dentro da tendência.

4. Paredes

cor pantone 2020

O azul clássico é uma excelente alternativa para revestir paredes e preencher o ambiente de cor e tranquilidade. Neste quarto infantil, a cor foi delicadamente utilizada no revestimento Neo Barroco Branco, da linha Raízes

Ao contrário do que muitos podem pensar, usar cores fortes e escuras na decoração é algo totalmente permitido. Por ser uma cor que transmite calma e acolhimento, o azul clássico é uma excelente alternativa para revestir paredes e preencher o ambiente de cor e tranquilidade.

A ideia é muito utilizada para quartos, principalmente pelos efeitos positivos da tonalidade. No entanto, também é permitido investir na cor em salas, banheiros e áreas externas. Por ser um tom mais sóbrio e discreto — apesar de frio e escuro —, o Classic Blue dá certo em praticamente qualquer espaço.

5. Ambientes monocromáticos

cor pantone 2020

Banheiro com a parede revestida de Pastilha Bossa Mar, da linha Decora Design. A cor Classic Blue deixa o ambiente personalizado e muito bonito

Uma das tendências em design de interiores é a pegada monocromática dos ambientes. O propósito é utilizar ao máximo a mesma tonalidade nos objetos, mobiliário e revestimentos. Dessa forma, você torna a cor uma protagonista da decoração.

O azul, nesse quesito, pode ser explorado sem medo, uma vez que não carrega muito a atmosfera e deixa tudo mais moderno e sereno. Experimente colorir todos os elementos e paredes no mesmo tom, deixando apenas alguns detalhes estratégicos em outra cor — criando um equilíbrio delicado na sua composição monocromática.

6. Revestimentos

cor pantone 2020

Cozinha com parede revestida de Tom Bordado Azul, da linha Decora Design, que dá um toque de cor para o ambiente

Nem sempre é possível encontrar todos os objetos decorativos e móveis exatamente na mesma cor. Mas isso não é um problema, afinal, você tem a chance de mesclar outros tons de azul — como nos revestimentos Domino Azul e Tom Bordado Azul, da Linha Decora Design, da Pointer.

A ideia é dialogar com a cor Pantone 2020 de várias formas possíveis: em detalhes nas paredes, no piso ou até mesmo no teto, de modo que você consiga planejar um ambiente dentro da proposta atual do azul clássico.

Nem mesmo a cozinha fica de fora da tendência. Alguns outros revestimentos, como o Neo Barroco Azul, da Linha Raízes, ou o Cardume Azul, da Linha Singular, são capazes de transformar as superfícies com sofisticação e serenidade, proporcionando a segurança e a proteção que a Pantone propõe.

Para aproveitar ainda mais a cor Pantone 2020, uma dica é conferir as paletas lançadas pela marca, que disponibiliza proporções de cores adicionais, com sugestões de distribuição das quantidades adequadas para cada composição e objetivo.

Além de ter direcionado a atenção para um tema importante como a saúde mental, a escolha da Classic Blue traz bônus multissensoriais: também foi lançada uma música inspirada na tonalidade do ano, chamada Vivid Nostalgia.

Gostou da nova cor eleita pela Pantone? Para adicioná-la da melhor maneira em sua decoração, confira agora como definir sua paleta de cores em um ambiente!