Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Cores escuras na decoração: como usar sem criar um ambiente sombrio?

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Muita gente evita usar paleta de cores escuras na decoração da casa. O motivo é simples: medo de criar ambientes com um aspecto pesado e sombrio.

Apesar de ousada, a composição com tons fortes pode ter resultados excelentes quando feita na medida certa. Quer ver exemplos positivos? Basta acompanhar o post e se inspirar com as nossas cinco dicas!

122441-cores-escuras-na-decoracao-como-usar-sem-criar-um-ambiente-sombrio

Adicione espelhos sobre fundos escuros

As cores claras são as favoritas quando o objetivo é ampliar visualmente um cômodo. Mas sabia que você também pode conseguir esse efeito em locais decorados com tons escuros?

Digamos que as paredes da sua sala foram pintadas de azul-marinho e ficaram opacas, sem vida. Nesse caso, experimente distribuir diferentes espelhos sobre as superfícies.

O espelho é interessante porque reflete a luz natural e artificial do ambiente, mantendo tudo mais iluminado e dando a impressão de que o cômodo é maior. Para potencializar o efeito, procure modelos grandes e horizontais.

Use preto em uma única parede

Apesar de a cor preta ser a mais sóbria de todas, sua presença é capaz de transformar qualquer ambiente. Se você tem medo de exageros e quer testar possibilidades, comece aplicando o preto em uma única parede da casa.

O processo pode ser feito com tinta ou revestimentos que tragam volume e textura. Basta pesquisar que você encontra uma infinidade de opções em peças de cerâmica, porcelanato e azulejo.

Coloque perto da parede alguns móveis coloridos em tons pastel, como bege, lilás, salmão ou azul-turquesa. Ao optar por mobiliário em madeira crua, priorize espécies claras para criar um contraste com a superfície preta.

Atenção: nas cozinhas pequenas, os eletrodomésticos costumam cobrir boa parte das paredes, então improvise usando armários pretos. Melhor ainda se esses móveis tiverem acabamento envernizado, que dá o mesmo efeito de reflexo dos espelhos.

122444-cores-escuras-na-decoracao-como-usar-sem-criar-um-ambiente-sombrio

Combine tons fortes com acessórios coloridos

Quer diminuir o impacto das cores escuras na decoração? Então aposte em detalhes coloridos e vibrantes para trazer alegria e movimento. Olhe como é fácil:

  • no quarto: use quadrinhos com molduras coloridas, varal de fotos com prendedores em diversas cores, cobertores e mantas estampados;
  • na sala: invista em quadros grandes e pinturas em tela, jogo de nichos coloridos, livros com diferentes capas e objetos decorativos;
  • na cozinha: pendure utensílios, copos e canecas coloridos para que fiquem expostos e façam parte da decoração.

Além de acessórios em cores vivas, tente incluir peças com acabamento metalizado em tons dourados, prateados ou rosé. Podem ser diferentes tipos de luminária, suportes para livros, esculturas, molduras e fruteiras.

122439-cores-escuras-na-decoracao-como-usar-sem-criar-um-ambiente-sombrio

Experimente a decoração em preto e branco

Quem ouve falar da decoração em preto e branco pode até achar essa combinação sem graça. Porém, é importante destacar que essa dupla tem como objetivo criar um fundo neutro para a adição de detalhes coloridos ou que merecem destaque.

A vantagem de investir nesse tipo de decoração é que nenhuma superfície grande ficará totalmente coberta de tons escuros. Com o preto e branco intercalados nos móveis, objetos e revestimentos, você não corre o risco de deixar o visual pesado.

122442-cores-escuras-na-decoracao-como-usar-sem-criar-um-ambiente-sombrio

Crie um degradê de cores claras e escuras

Para não ficar só no preto e branco, que tal fazer um degradê de cores claras e escuras? A solução pode ser feita com qualquer cor de sua preferência, desde que você selecione as tonalidades certas na hora de criar o efeito.

Vamos exemplificar com o básico: um piso preto, paredes cinzas e um teto branco. Nessa combinação, o cinza — que pode ser uma superfície de concreto — fez a transição entre um tom mais escuro e um tom mais claro.

122443-cores-escuras-na-decoracao-como-usar-sem-criar-um-ambiente-sombrio

A partir dessa ideia, você pode criar novas composições: marrom + bege + amarelo; bordô + cor-de-rosa + branco, entre outras. E não precisa se limitar a um trio de cores, viu? Fique à vontade para incluir mais opções e amenizar o impacto dos tons escuros.

E então? Conseguimos convencê-lo de que as cores escuras na decoração também trazem bons resultados? Agora, aproveite as ideias do post em diferentes ambientes da casa!

Para mais dicas de decoração, siga o trabalho da Pointer no Facebook e no Instagram!