Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

A elegância e atemporalidade dos móveis pé de palito

Tendências de Decoração
Autor: Pointer - Data:

Móveis de pé palito são tendência na decoração. Eles surgiram na década de 1950, com o movimento futurista. O início do século trouxe o pé palito de volta, com a alta do estilo retrô. A moda retrô passou, mas os móveis de pé palito seguem tendência, podendo atualmente compor vários estilos, com elegância e atemporalidade.

História

Criados no pós-guerra, os móveis pé de palito tiveram um impacto considerável na história da decoração e do design e, até mesmo, na cultura pop em geral. Por causa do seu estilo, eles conseguiram se tornar símbolos de um conceito de quebra com o passado e esperançosa contemplação ao futuro.

Com os móveis pé de palito, as linhas duras e a seriedade do modernismo saíram de cena, para dar espaço a um estilo de design mais leve e que reproduzisse a visão de futuro que as pessoas tinham naquela época. Por ser capaz de incorporar tão bem essa ideia, esses móveis alcançaram enorme popularidade e resistiram na decoração até hoje — embora simbolizem outros valores atualmente.

O que caracteriza um móvel pé de palito é, como o nome indica, os seus pés. Eles são fruto de uma inovação tecnológica: eventualmente percebeu-se que se os pés dos móveis fossem cônicos e ligeiramente oblíquos eles seriam capazes de lidar melhor com o peso e pressão do seu uso e ainda gastariam menos material para serem produzidos em comparação com os pés retos e grossos dos móveis mais antigos.

Por isso, a sua principal característica acabou se tornando uma maneira econômica e eficiente de produzir um móvel, além de traduzir um importante conceito de design da época. Não é à toa que eles duraram tanto tempo e estão em tendência ainda hoje.

Essas características fazem com que os móveis pé de palito se tornem atemporais, capazes de navegar por estilos de diferentes épocas e lugares. Essa versatilidade permite que você possa contar com exemplares desses móveis em praticamente qualquer cômodo da sua casa, seja qual for a decoração utilizada.

Móveis

Já falamos muito sobre as características que marcam os móveis pé de palito. Mas que móveis são esses especificamente? Em que lugar você pode utilizar esse tipo de mobiliário na sua casa? Confira abaixo!

Quarto

móveis pé de palito

Até camas podem ter pés palito. Repare como o resultado é bem mais leve que o modelo box. No piso, Madeira Mineira Branca, da linha Raízes

No quarto, os pés de palito se destacam em algumas opções interessantes. Embora existam camas nesse estilo, elas não são muito comuns. É mais habitual que os berços sejam feitos em pés de palito.

Além disso, é bem comum encontrar armários, cômodas e mesas de cabeceiras com pé de palito nos dormitórios pelo Brasil. Outra opção para quem gosta de aproveitar o quarto para fazer um pequeno escritório, é usar mesas, escrivaninhas e cadeiras nesse estilo — também opções bem habituais.

 Sala

móveis pé de palito

Sofá e mesa de centro de pés palito deixaram a decoração da sala mais leve. No piso, Bellini Crema, que reproduz granilite material também retrô

Móveis pé de palito são muito comuns em salas, tanto antigamente como após a renovação desse estilo nos últimos anos. Mesas são os principais objetos das salas que recebem esse recurso, mas também é comum encontrá-lo em sofás, poltronas e cadeiras.

Outras opções de mobiliário com pé de palito na sala são os racks, banco, aparadores, puffs, mesas de centro e de canto.

Cozinha

móveis pé de palito

Cadeiras de pés palito são uma boa escolha para a cozinha, trazendo leveza. No piso Castanheira Mel, da linha Tropicália

Existem menos opções de moveis com pé de palito na cozinha, mas as alternativas existentes causam bastante impacto na disposição do cômodo. O principal exemplo são as mesas de jantar, acompanhadas por cadeiras no mesmo estilo. Outras opções incluem armários, despensas e acessórios como fruteiras.

Banheiro

Quando falamos que os móveis nesse estilo podem ser usados em qualquer ambiente de uma casa, não é um exagero. Isso inclui, claro, o banheiro. Aqui, como na cozinha, as opções são poucas, mas significativas: armários, banquinhos e móveis de apoio.

Como combinar os móveis pé de palito na decoração?

Muitas pessoas acreditam que, como os móveis pé de palito são originários dos anos 1950, eles devem ser usados obrigatoriamente em uma decoração retrô, buscando emular a nostalgia de uma época distante — isso não poderia estar mais errado.

Claro que esses móveis podem ser utilizados com esse objetivo no seu projeto decorativo, mas não precisa obrigatoriamente. Pelas suas características próprias, os pés de palito ultrapassaram a barreira de um recurso temporal e se encaixam muito bem em praticamente qualquer tipo de casa.

Por exemplo, uma decoração minimalista — uma tendência relativamente recente — é ideal para o uso desses móveis. Imagine uma sala com um piso de cor sólida escura com paredes claras e móveis geométricos em madeira. Uma mesa com pé de palito e tampo colorido, acompanhada de cadeiras no mesmo estilo, um aparador retangular apoiado abaixo de um espelho simples.

Outra opção é usar os móveis com pé de palito para dar um pouco de leveza a um ambiente mais aconchegante. É fácil pesar a mão em uma sala confortável: piso que reproduz madeira, parede com tijolinho aparente, poltronas pesadas com uma manta decorativa por cima. Usar uma mesa de centro, escrivaninha ou um rack com pé de palito tira um pouco da informação visual do cômodo e o deixa mais leve.

Em compensação, há um estilo decorativo que não comporta muito bem os móveis com esse recurso: o sofisticado. Normalmente, um ambiente nessa classe pede por um mobiliário feito em linhas retas.

Existe maneira de combinar esses dois elementos e adicionar uma leve nota de informalidade a um lugar sofisticado — pense numa sala com piso que reproduz mármore, como o Carrara Statuario, uma parede branca e um aparador ou uma poltrona com pé de palito preto —, mas para funcionar os móveis precisam ser bem tratados e, preferencialmente, em cores neutras e sóbrias, sem tons de madeira.

Os móveis pé de palito são um recurso muito poderoso para a sua decoração. Vão bem com qualquer estilo, em qualquer época e oferecem muita personalidade e carisma para a sua casa. Se você procura por aquele elemento que faltava para deixar o seu lar com a sua cara, achou.

Se você se gostou de ler sobre os móveis pé de palito, que tal aprender um pouco mais sobre o design contemporâneo? Eles combinam muito bem juntos e podem transformar a sua casa se bem utilizados!