Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
cozinha azul

Todo azul do mar! Dicas para construir uma incrível cozinha azul

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Não é à toa que a cor azul é tão popular. Remetendo principalmente à água e ao céu, esse é um tom que transmite sensações de tranquilidade, harmonia e confiança. Mas você saberia aproveitar todo seu potencial na decoração? Neste post, vamos focar na composição de uma cozinha azul, apresentando dicas válidas para qualquer modelo, seja tradicional, do tipo americana ou gourmet.

Ficou com vontade de aderir à ideia? Acompanhe os próximos tópicos para saber como acertar no projeto!

Encontre seu estilo preferido

cozinha azul

Cozinha moderna decorada com tons em azul

A verdade é que, de uma forma ou de outra, todas as cores funcionam nos mais diversos temas decorativos existentes, tornando-se protagonistas em alguns, enquanto servem de complemento para outros. É importante, portanto, pensar em um estilo com o qual você se identifica antes de definir o tipo de azul que será destaque na composição.

Uma estética retrô pede tons suaves, seguindo uma paleta pastel, por exemplo. Nesse caso, vale abusar de itens com acabamento em azul-turquesa ou azul-celeste. Para completar o tema, você pode compor o piso da cozinha com peças pretas e brancas intercaladas, a fim de obter o clássico efeito xadrez.

Já para alcançar um visual moderno, tonalidades mais sóbrias e elegantes, a exemplo do azul royal e do azul-marinho, caem como luvas. Aqui, peças com formas simples e trabalhadas em linhas retas contribuem para a manutenção de um design atemporal, deixando sua casa sempre atual.

Use essa tática ao considerar diferentes estilos para não errar na escolha do tom. Se achar necessário, pesquise imagens de ambientes montados com o tema escolhido. A partir da análise dos elementos, basta identificar qual tipo de azul harmoniza melhor com o projeto.

Capriche no acabamento das superfícies

O próximo passo é cobrir as principais áreas da cozinha com produtos de qualidade. Afinal de contas, ainda que o foco desse trabalho seja a adição de cor, certos fatores não podem ser negligenciados no ambiente — como a segurança e a higiene.

Usada para preparar refeições, é comum que a cozinha tenha contato frequente com umidade, vapor, fumaça, resíduos de alimentos e partículas de gordura. Uma maneira de lidar adequadamente com tudo isso é procurar por materiais que aliem beleza e praticidade para manter a cozinha sempre limpa.

Pisos

Os revestimentos escolhidos para o piso da cozinha devem combinar características de baixa porosidade e resistência a escorregamentos. Dessa forma, você consegue não apenas evitar o surgimento de manchas como também prevenir eventuais acidentes com quedas.

Surgindo em peças com acabamento retificado, cerâmicas são ótimas escolhas. Suas bordas retas e mais precisas, que reduzem a espessura do rejunte, minimizam as chances de a sujeira acumular no encontro entre as placas, otimizando a limpeza e a manutenção do piso.

Paredes

cozinha azul

Cozinha moderna decorada com tons azuis

Podendo receber diversos acabamentos, as paredes normalmente são protagonistas em uma cozinha azul. Pintura e aplicação de adesivos são as possibilidades mais básicas para essa superfície. Mas você pode ir além, investindo em revestimentos resistentes que combinam diversas vantagens.

Sabia que muitas cerâmicas e porcelanatos simulam a aparência e a textura de ladrilhos decorados, pastilhas e até matérias-primas naturais? Vale a pena pesquisar para conferir a ampla variedade de produtos disponíveis.

Você certamente encontrará peças azuis ou com detalhes trabalhados nesse tom para cobrir azulejos antigos ou dar um charme a mais à cozinha nova. Alguns modelos formam desenhos a partir da combinação de linhas diagonais dispostas em diferentes sentidos.

Inove nos móveis e eletrodomésticos

Os móveis representam os principais volumes de um cômodo, certo? Por essas e outras, seja em azul ou em outras cores que combinem com a tonalidade principal, vale muito a pena correr atrás de modelos com acabamentos diferenciados.

Nas cozinhas, a mistura de peças diferentes deve ser bastante cuidadosa, já que os móveis também precisam dividir espaço com os eletrodomésticos. Felizmente, hoje em dia é possível encontrar desde geladeiras até equipamentos menores, como cafeteiras, sanduicheiras e liquidificadores, fabricados em diversas cores.

Você também pode revestir móveis com cerâmicas ou porcelanatos que tragam estampas em tons azulados. A técnica funciona especialmente bem em superfícies retas, como tampos de mesas, bases de balcões e laterais de estantes, que facilitam o assentamento das placas.

Cores que funcionam

cozinha azul

Cozinha decorada com revestimento no tom azul do mar

Uma dica valiosa para você não errar na mão: ao escolher usar azul no mobiliário e nos eletrodomésticos, procure manter pisos e paredes neutros. Os tons que mais harmonizam com o azul-turquesa, por exemplo, são branco, preto e marrom. Já no caso do azul-marinho, pode ser interessante investir no amarelo e no cinza, além do branco.

Siga a mesma ideia ao selecionar qualquer item da sua cozinha, ok? Você pode investir em peças de madeira, como armários e tábuas, para remeter ao marrom, em superfícies de concreto, seja em uma bancada ou parede, para trazer o cinza, bem como em objetos dourados, como luminárias, metais e jarros, a fim de incluir variações do amarelo.

Inclua acessórios e itens de apoio

Apesar de muitas pessoas se esquecerem de prever acessórios para as cozinhas, não podemos esquecer: vários itens de apoio podem cumprir funções decorativas importantes, dando uma nova cara ao ambiente. Confira alguns exemplos de artigos úteis para distribuir pelo cômodo!

Cestos e potes

Já reparou como recipientes personalizados se tornam ótimos organizadores? Permitindo guardar de tudo um pouco, de chás e temperos a molhos e farinhas, esses itens ficam ainda mais interessantes quando indicam o tipo de alimento a ser armazenado.

Você tem a opção de customizar potes de diferentes tamanhos com tinta azul ou adquirir conjuntos já prontos. Cestos de palha, de aço ou qualquer outro material também são boas pedidas.

Ganchos e prateleiras

Aproveite o espaço vertical da cozinha para expor pequenos utensílios e torná-los parte da decoração. Para isso, instale ganchos em diferentes alturas das paredes, pendurando canecas coloridas, colheres, panos de prato, conchas e até frigideiras.

Os nichos e as prateleiras cumprem a mesma função, com a diferença de que aguentam mais peso. Você pode apoiar sobre eles louças bonitas, travessas, copos e garrafas. Se preferir, reserve os nichos apenas para exibir arranjos decorativos, como vasinhos com temperos, flores, quadros e letreiros divertidos.

Tecidos

Por que não apostar em tecidos azuis ou com estampas que tenham essa cor? Essa ideia vale tanto para a cortina que cobre a janela da cozinha como para os tapetes que ajudam a conter a sujeira, mas principalmente para os elementos que compõem a mesa ou bancada.

Invista em uma bela toalha ou em um caminho de mesa para decorar a superfície das refeições. Se preferir manter os tecidos neutros, em branco ou cinza, por exemplo, pode complementá-los com jogos americanos, sousplats e guardanapos azulados.

Gostou das soluções que demos para tirar seu projeto de cozinha azul do papel? Viu como há alternativas para todos os gostos, tanto para quem busca por uma composição discreta quanto para quem quer mergulhar de vez no incrível no tom dos mares? Agora, para se inspirar ainda mais, que tal conhecer as linhas de revestimentos que contêm peças com detalhes em azul? Explore cada modelo e encontre seu preferido!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida