Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
construção enxuta

Aprenda o que é construção enxuta e como colocar em prática na sua obra

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Especialmente nos últimos anos, a construção civil tem buscado agregar modelos consolidados de gestão de processos em suas atividades. Enfrentando enormes desafios com o desperdício, o retrabalho e a dificuldade em se manter no prazo e no orçamento, o setor finalmente percebeu a necessidade de otimizar seus processos para obter resultados mais satisfatórios. Aí é que entra a construção enxuta — também conhecida como lean construction, em inglês.

A incorporação desse conceito na construção civil teve início na década de 1990. Desde então, a prática vem sendo aprimorada e trazendo resultados cada vez melhores para o setor. Quer entender melhor? Acompanhe os próximos tópicos para aprender sobre a construção enxuta e seus benefícios, ainda conferindo dicas para que você possa aproveitá-los na sua obra!

O que é a construção enxuta?

Para que fique claro o que exatamente é a construção enxuta, primeiramente precisamos entender o que é a produção enxuta. De forma resumida, podemos dizer que o sistema de produção enxuta, desenvolvido na década de 1940 pela Toyota, busca enxugar, simplificar e otimizar processos.

Esse sistema utiliza métodos científicos e metodologias de análises de processos para reduzir desperdícios, aumentar a produtividade, definir operações mais simplificadas e, dessa forma, aumentar a eficiência e a eficácia do processo produtivo como um todo.

A construção enxuta é, assim, a aplicação dos conceitos de produção enxuta na indústria da construção civil. Trata-se de uma construção mais bem definida, organizada e, consequentemente, de menor custo. O ponto-chave da construção enxuta está na identificação das atividades que não agregam valor ao produto final, das etapas que geram desperdício e dos erros recorrentes que trazem a necessidade de retrabalho.

A lean construction identifica os processos que causam prejuízos à construção a fim de eliminá-los ou ao menos reduzir sua influência no produto final. Os princípios dessa metodologia envolvem o planejamento, a concepção e a entrega, atuando desde a etapa de projeto até o último contato com o cliente, passando pelo canteiro de obra.

Quais os benefícios da construção enxuta?

Diminuição do desperdício

A construção enxuta propõe a adoção de tecnologias capazes de calcular de forma precisa a quantidade de materiais em uma obra, do adequado treinamento dos funcionários para a execução das atividades, da devida organização do canteiro para a otimização de processos, além da utilização de softwares que automatizem atividades corriqueiras, entre outras medidas.

Existe, assim, significativa redução de desperdício não só de materiais, mas também de tempo e de mão de obra, uma vez que as melhorias implementadas por esse modelo de construção eliminam as atividades não necessárias, melhoram a precisão dos cálculos e promovem a execução adequada das atividades.

Aumento da produtividade

construção enxuta

Engenheiros trabalhando em obra

Na construção civil, a produtividade está relacionada com a quantidade de trabalho realizado em determinado período de tempo. Para aumentar a produtividade, portanto, é preciso produzir mais em menos tempo e sem afetar a qualidade final.

Para isso, a construção enxuta foca na qualificação da mão de obra, na organização da disposição dos materiais e dos equipamentos no canteiro, na adoção de tecnologias que eliminam atividades humanas demoradas, entre outras providências.

Redução dos custos

Algumas pessoas certamente imaginam que a melhoria de processos e a alteração das atividades, incluindo a compra de softwares e a realização de treinamento para os funcionários, só podem resultar em aumento dos custos. Mas a verdade é que esse aumento do custo inicial é rapidamente convertido em redução do preço final da construção.

Como dissemos, entre os benefícios da construção enxuta estão a redução do desperdício e o aumento da produtividade. Dessa forma, a consequência direta da melhor utilização dos recursos humanos, de materiais e de tempo surge em forma de redução dos custos.

Cumprimento de prazos

Outro problema corriqueiro da indústria da construção é a grande quantidade de atrasos nas obras. Esses atrasos podem se dar por parte dos fornecedores de materiais, pela própria execução das atividades, por condições climáticas inconvenientes, pela falta de funcionários e assim por diante. Não é nada difícil, portanto, que as obras não fiquem prontas dentro do prazo.

Ao simplificar processos, automatizar etapas, reduzir o desperdício de tempo, qualificar o pessoal e eliminar atividades desnecessárias, a construção enxuta acaba reduzindo o tempo gasto com a obra. Por isso, então, facilita o cumprimento dos prazos estabelecidos em projeto.

Redução da variabilidade

Além de promover a adoção das medidas citadas até aqui, como a qualificação da mão de obra e o uso de tecnologia, esse modelo de gestão da construção também estabelece critérios de produção e define padrões para que todas as obras atinjam o mesmo nível de qualidade. Como consequência, o fluxo de trabalho se torna contínuo e previsível, reduzindo a variabilidade do produto final.

Como aplicar esses conceitos na sua obra?

Depois de ler sobre todos esses benefícios da construção enxuta, você pode estar pensando que esse modelo de gestão só é aplicável para grandes empresas e construtoras, certo? Pois saiba que isso não é verdade! Os conceitos da lean construction podem beneficiar até pequenas reformas, bastando para isso que alguns cuidados sejam levados em consideração. Entenda!

Comece fazendo um bom planejamento

construção enxuta

Engenheiros planejando a obra

É durante a etapa de planejamento que todos os detalhes de uma obra serão analisados, podendo até sofrer modificações antes da execução. Para fazer um bom planejamento, é preciso levar em conta o orçamento limite, as características da obra e o tipo de profissional que será necessário.

Não se esqueça de conversar com quem executará o serviço, ok? Tenha em mente que a comunicação entre você e os pedreiros, serventes, mestres de obra, engenheiros e arquitetos deve ser muito clara para que todos consigam entregar exatamente aquilo que você deseja e planejou.

Invista em mão de obra qualificada

Profissionais preparados executam as atividades em menor tempo, oferecem um resultado final de qualidade, reduzem a necessidade de retrabalho e evitam o desperdício de material. Por isso, não tem jeito: trate de contratar bons profissionais para executar sua obra.

Pegue indicações com pessoas da sua confiança e não caia no erro de contratar exclusivamente pelo preço. Se a escolha for pela contratação de uma empresa de reformas e obras, não se esqueça de verificar seu histórico no mercado e de procurar saber se seu alvo já aplica os conceitos da construção enxuta nos serviços prestados.

Além disso, lembre-se de que, dependendo do tipo de obra que for realizar, o conhecimento de um arquiteto ou de um engenheiro fará com que você atinja o resultado desejado da forma mais correta e segura possível.

Escolha bem os materiais e fornecedores

Materiais de qualidade representam durabilidade, segurança, resultado estético satisfatório, menor desperdício e, claro, redução de custos. Já os bons fornecedores dão mais segurança, cumprem os prazos prometidos e auxiliam adequadamente caso surja qualquer problema relacionado à compra.

E atenção: se sua obra envolver majoritariamente revestimento de fachadas, paredes, pisos ou acabamentos em geral, a escolha do material se torna ainda mais importante. É justamente nesse tipo de obra que muitas pessoas se perdem ao comprar revestimentos pouco duráveis, frágeis ou que não combinam com o ambiente.

Pesquise bastante, busque por lojas de confiança, veja qual tipo de material mais o agrada, se atende a suas necessidades e se é de qualidade. Mais uma vez, não compre ou contrate apenas pelo preço, combinado? Quando o assunto é material de construção, uma economia não pensada pode acabar se transformando em um custo final muito alto.

Se você gostou do nosso conteúdo sobre construção enxuta e deseja continuar aprendendo para fazer escolhas cada vez mais inteligentes para suas obras, não deixe de ler também nosso post sobre a classificação de cerâmicas e dos diferenciais da classe A para esse tipo de material!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida