Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
Classificação de cerâmicas: veja os diferenciais da cerâmica classe A

Classificação de cerâmicas: veja os diferenciais da cerâmica classe A

Dicas técnicas
Autor: Pointer - Data:

Na hora de reformar ou construir, tão importantes quanto uma boa mão de obra são os materiais que serão usados. Escolher bem esses produtos faz toda a diferença no resultado e garante a durabilidade do seu investimento. Por isso, conhecer a classificação das cerâmicas e entender como elas funcionam é primordial para ter um revestimento bonito.

Algumas características são mais levadas em consideração, como texturas e cores. Porém, outros aspectos técnicos devem ser lembrados. Neste post, você vai encontrar informações sobre os parâmetros que são utilizados para diferentes classificações e no que se diferencia a cerâmica classe A.

Para ficar por dentro da classificação de cerâmicas, basta ler tudo com bastante atenção. Vamos lá?

Quais são os parâmetros utilizados para especificar uma peça de cerâmica?

PEI ou Índice de Resistência à Abrasão

Revestimento cerâmico com acabamento mais liso e simples o que agrega modernidade e atemporalidade ao ambiente.

A sigla PEI corresponde, na realidade, ao Porcelain Enamel Institute — Instituto de Esmalte de Porcelana. Essa instituição forneceu a regulamentação para classificar os revestimentos conforme a resistência de seu esmalte à abrasão. Para cada classificação, existe uma recomendação de uso diferente.

Primeiro é preciso entender o que é essa resistência. Ela mostra o quanto o esmalte de uma peça se desgasta conforme é usada, pelo atrito com partículas esfoliantes, como areia. Caso ela seja baixa, facilmente vão surgir riscos na superfície. A classificação dela é separada em cinco categorias e é feita da seguinte maneira:

PEI 0 – Baixíssima: significa que o revestimento é indicado apenas para paredes, pois esta é uma superfície menos sujeita à abrasão.

PEI 1 – Muito baixa: revestimento indicado para cômodos de uso ocasional, como banheiros, que não tenham porta externa. Assim, não há entrada para sujeiras abrasivas.

PEI 2 – Baixa: pode ser usado em ambientes com uso moderado, como quartos e banheiros, que não tenham portas externas.

PEI 3 – Média: o uso de peças de cerâmica com essa classificação pode ser feito em qualquer cômodo residencial, desde que não haja portas externas.

PEI 4 – Alta: pode ser aplicada em qualquer local da residência, com portas externas, desde que não permita a entrada de partículas muito abrasivas como a areia. Também pode ser usada em pequenos estabelecimentos comerciais, sem portas externas.

PEI 5 – Muito alta: seu uso pode ser feito em qualquer estabelecimento comercial e residencial, além de algumas indústrias, pois consegue suportar bem a abrasão gerada por alguns maquinários mais leves.

Absorção de água

Essa característica é importantíssima ao decidir qual revestimento será aplicado e onde. Ela se relaciona diretamente com a porosidade do material. Quanto mais poros houver em uma peça, mais espaço terá para que a água seja absorvida.

Isso é prejudicial: com esse acúmulo de umidade, a cerâmica dilata. Essa dilatação faz com o que espaço disponível para a peça não seja suficiente e, então, ela se solta. Assim, aparecem grandes gastos com reformas e reposições.

Portanto, entender a classificação de cerâmicas em relação a absorção é essencial. Ela é dada por meio de uma porcentagem, que indica o quanto de umidade a peça chega a absorver, além de sua nomenclatura. Veja abaixo:

IA – Absorção entre 0% e 0,5% – Porcelanato

IB – Absorção entre 0,5% e 3,0% – Grés

IIA – Absorção entre 3,0% e 6,0% – Semigrés

IIB – Absorção entre 6,0% a 10% – Semiporoso

III – Absorção maior que 10% – Poroso, azulejo e azulejo fino.

Resistência a manchas

Ao contrário do que o nome pode sugerir, esse critério define a dificuldade para que um revestimento manche, ou seja, ele mostra o grau de dificuldade para limpar as manchas. A classificação é feita em cinco diferentes categorias, como mostrado abaixo:

Classe 5 – Máxima facilidade de remoção, bastando o uso de água quente.

Classe 4 – Boa facilidade de remoção, bastando o uso de produtos de limpeza comuns como detergentes.

Classe 3 – Dificuldade moderada de remoção, necessitando de uso de produtos mais fortes.

Classe 2 – Alta dificuldade de remoção, necessitando de produtos como ácido clorídrico.

Classe 1 – Não existe possibilidade de remoção.

Alguns outros critérios, como resistência ao gelo, ao ataque químico, ao gretamento e à dilatação térmica também têm suas devidas classificações. Porém, por serem mais profundos, necessitam de atenção apenas quando o seu uso é específico.

Como a classificação de cerâmica se relaciona com a classe A e quais são as suas vantagens?

Alto padrão de qualidade em suas especificações

Revestimento cerâmico em tom contrastando com a decoração em tons de cinza.

Não necessariamente uma cerâmica classe A apresenta todos os parâmetros citados. Não faria sentido, por exemplo, que um piso para uma sala de estar apresentasse resistência a gelo, já que isso é indicado apenas para locais muito frios.

Porém, ela apresenta vantagens que se relacionam com os critérios adotados. A principal delas é o alto padrão de qualidade pelo qual elas são produzidas. Assim, ao encontrar as especificações certas para o revestimento que você precisa, a classe A garante que elas serão fielmente cumpridas, conforme as normas estabelecidas pelo Inmetro.

Tamanhos regulares

As peças de classe A apresentam tamanhos regulares. Com isso, você consegue uma aparência mais simétrica e ainda facilita a aplicação e eventual substituição de peças. Uma outra vantagem é a economia, já que evita peças quebradas ou que não se encaixem.

Melhor acabamento

Para que as peças sejam consideradas classe A, pelo menos 95% delas não podem apresentar defeitos que sejam visíveis à distância de um metro. Isso garante um melhor acabamento para elas, fornecendo um material de qualidade.

Alta resistência

A alta resistência desse tipo de peça evita que ela quebre, se destaque ou seja manchada permanentemente. Assim, você garante que comprou um produto duradouro, com economia em longo prazo.

Uma casa não é um produto descartável. Ela é um bem de longa vida útil e deve ser construída de maneira a aumentar o seu prazo de funcionalidade. Por isso a classificação de cerâmicas é tão importante, visto que com peças de alta resistência você garante durabilidade e segurança para tráfego naquele local, além de baixa absorção de água e proteção contra agente químicos. Pesquise bastante com ajuda de profissionais para garantir que seus recursos estão sendo investidos da melhor forma possível.

E então, ainda tem alguma dúvida sobre a classificação de cerâmicas? Entre em contato com a gente por meio do nosso canal de atendimento!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida