Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Segurança na obra: evite acidentes com atitudes simples

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Para conseguir o visual dos sonhos e garantir que tudo funcione da melhor forma em casa, às vezes é necessário realizar algumas obras. Elas podem ter o objetivo de melhorar a estética ou corrigir pequenos problemas.

Muita gente tem um pé atrás com relação a reformas, mas com planejamento e precauções, é possível passar por essa experiência sem grandes transtornos.

Cuidar da segurança na obra é um ponto fundamental. Além de evitar acidentes e garantir a integridade física de todos os envolvidos, esse é um fator que contribui para uma execução livre de erros. Tomando os devidos cuidados, o resultado das alterações no ambiente vai ser muito mais promissor.

Quer uma mãozinha nessa tarefa? Então continue lendo nosso post! Vamos apresentar a seguir sete cuidados necessários para prevenir acidentes e ter mais segurança em sua reforma.

1. Planeje a obra

Se a ideia é evitar atrasos e contratempos, o essencial é planejar cada etapa com atenção — mesmo que seja um reparo simples ou uma alteração pequena. Reflita sobre as interferências que serão realizadas e estipule um período de duração para a obra.

Considere os materiais que precisam ser comprados e as suas quantidades para elaborar um orçamento. Ele vai servir como um guia para você saber se as alterações são viáveis financeiramente.

Ainda é recomendado anotar o período de execução de cada etapa a ser realizada, como o tempo que determinado material leva para secar, por exemplo. Isso auxilia no momento de conferir se tudo foi feito de forma correta e segura.

Caso a obra seja em apartamento, essa também é a hora de avisar ao síndico e se informar sobre a lei do silêncio, já que é proibido fazer barulho em horários específicos.

2. Prepare a residência antes de iniciar os trabalhos

Além do planejamento da obra, organizar a residência antes de começar uma reforma é imprescindível. Proteja os móveis da sujeira com plásticos, forre o piso com material adequado e tome outros cuidados que ajudem a conservar o ambiente.

Caso vá fazer algum reparo elétrico, desligue o quadro de força, a fim de evitar choques e problemas diversos. O mesmo vale para os consertos hidráulicos: o registro deve estar completamente fechado, para que não haja risco de vazamentos e de alguém escorregar no piso molhado.

3. Adote equipamentos de proteção

Outro cuidado que contribui para a segurança na obra é o uso dos equipamentos ideais de proteção. Mesmo que o conserto pareça pequeno, garanta que todos usem capacete, luvas, calçados adequados e óculos de proteção.

Também certifique-se de que estão sendo utilizados objetos ou ferramentas corretas para cada situação: ninguém deve subir em um banco inseguro ou em um móvel frágil em vez de utilizar uma escada, por exemplo.

Aproveite para conferir se essas ferramentas são adequadas ao objetivo e se funcionam conforme deveriam. Isso oferece mais tranquilidade para você e segurança para a mão de obra contratada.

4. Mantenha a limpeza e a organização do local

A poeira é algo inevitável em uma reforma, assim como os objetos fora do lugar, o que torna o espaço propício à bagunça. Mas não é por isso que a organização e a limpeza devam ser abandonadas.

Além de deixar mais difícil a tarefa de encontrar materiais e ferramentas, um local desorganizado e sujo esconde armadilhas, como pregos, farpas e outros itens perfurantes. Também oferece o risco de alguém esbarrar ou tropeçar em objetos espalhados. Tudo isso representa perigo e pode causar acidentes.

Então, para facilitar o andamento da obra e zelar pela segurança de todos, solicite à sua equipe que limpe o local ao final de cada dia. As ferramentas devem ser guardadas nos devidos lugares, o que não será mais usado precisa ser descartado e os objetos a serem utilizados no dia seguinte podem ser organizados.

5. Contrate profissionais qualificados

Em um primeiro momento, um reparo pode ser avaliado como simples e fácil de resolver. No entanto, ao colocar a mão na massa, a situação muda e o que seria uma obra pequena se transforma em um transtorno.

Por isso, procure ter certeza da capacidade técnica dos profissionais contratados. Mexer em fiação elétrica sem preparo, por exemplo, pode causar acidentes perigosos.

Da mesma forma, alterações que envolvam a parte estrutural da casa exigem cuidado redobrado. Há o risco, por exemplo, de acertar um cano ou até mesmo de derrubar uma parede essencial para a sustentação do segundo andar.

Isso representa um perigo enorme e pode trazer muita dor de cabeça. Nesses casos, consulte um engenheiro sobre a possibilidade de modificar a estrutura. Novamente: sempre conte com mão de obra especializada.

6. Fuja das soluções improvisadas

O que também leva à falta de segurança na obra é optar por soluções improvisadas para resolver algum problema no lar.

Um vazamento começa no banheiro e, em vez de realizar o conserto antes que a situação se agrave, você opta por fazer um remendo no cano defeituoso. Na hora, o problema parece resolvido, mas, depois de um tempo, o que poderia ter sido reparado de forma fácil compromete o piso do banheiro e até a parede.

Investir em uma solução permanente é a opção mais inteligente, ainda que ela pareça mais complexa. Afinal, corrigir algo que foi improvisado é mais caro e pode provocar um rombo no orçamento — além de dar trabalho duas vezes.

7. Tenha cuidado redobrado com animais de estimação e crianças

Um aspecto muito importante ao realizar uma obra é o cuidado com os animais de estimação e as crianças.

Os bichos são sensíveis a mudanças no ambiente, por isso, é fundamental garantir que eles fiquem em um local seguro e longe da reforma. Isso ainda evita que o seu animal de estimação engula algum objeto estranho ou se machuque pisando algo pontiagudo. Avalie a possibilidade de deixá-lo na casa de um parente ou amigo durante a obra.

Já as crianças, principalmente as menores, são curiosas e podem se cortar ou se machucar de outras formas. Mantenha os pequenos longe do espaço que está sendo alterado. Se for viável, instale grades na entrada do cômodo em questão, para que a criança não tenha acesso a ele.

Cuidar da segurança na obra é de extrema importância e garante tranquilidade durante a reforma. Seguindo essas dicas, é possível evitar acidentes e alcançar o resultado esperado sem transtorno.

Agora que você já sabe como deixar tudo seguro, aproveite e descubra por onde começar a reforma do lar!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida