Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu
rebocar parede

Vai rebocar a parede? Veja as principais dicas para um trabalho bem feito

Dicas técnicas
Autor: Pointer - Data:

Pretende colocar a mão na massa na sua obra? O orçamento não permite contratar uma equipe especializada? Alguns serviços podem ser feitos por você mesmo, e rebocar parede está entre os trabalhos mais comuns de qualquer reforma ou construção.

O reboco, ou massa fina, nada mais é do que uma camada que prepara a superfície da parede para receber pintura ou revestimento cerâmico. Essa camada pode ser feita de argamassa de areia e cal, industrializada ou não, ou ser substituída por massa corrida.

Para que o reboco seja aplicado corretamente, é fundamental que as ferramentas certas sejam utilizadas e estejam em boas condições. Também é preciso respeitar os prazos mínimos para começar sua execução. Tem curiosidade em saber como fazê-lo? Então, continue a leitura!

Por que rebocar a parede é importante?

Você já se perguntou por que nós devemos rebocar parede quando fazemos uma obra ou reforma em casa? Na verdade, a razão disso é muito simples.

O reboco é o processo de finalização da construção da parede. Ele serve para impermeabilizá-la — quando usamos um aditivo impermeabilizante na massa — e deixá-la pronta para receber o revestimento que vamos aplicar — seja uma tinta, uma cerâmica ou outra opção.

Sem o reboco, nossa parede fica rústica, áspera, pois ficaríamos em contato direto com os tijolos — ou com o rabisco e emboço, que falaremos mais a seguir. Além disso, a parede poderia absorver água e apodrecer muito rapidamente.

Antes de ensinar como aplicar o reboco na parede, vamos ver 3 dicas importantes para garantir que o trabalho será bem feito. Confira!

1. Determine as superfícies que serão trabalhadas

A aplicação do reboco é um importante processo de finalização da construção da parede

As argamassas para reboco são compostas de água, agregados miúdos (areia), aglomerantes inorgânicos (cimento e cal) e eventualmente aditivos. Sua composição e traço variam de acordo com o ambiente, sendo diferentes para paredes internas e externas.

Para quem não quer ter trabalho com dosagem dos componentes, é possível adquirir argamassa pronta, que exige apenas a adição de água antes do uso.

É fundamental seguir as recomendações do fabricante em relação ao volume de água a ser adicionado. Caso contrário, você poderá ter problemas como trincas e fissuras que surgem durante a secagem da massa.

Para evitar o desperdício, é importante que você determine quais paredes vão receber a camada de reboco. Dessa forma, será possível calcular com precisão a quantidade de argamassa que será utilizada.

Diferença entre emboço e reboco

É importante entender diferentes etapas da obra para fazer a execução correta. No caso de paredes, existem três camadas de acabamento que seguem a seguinte ordem: chapisco, emboço e reboco. Saiba mais sobre a função de cada uma:

  • o chapisco é a base e costuma ter espessura entre 3mm e 5mm. Ele deixa a superfície áspera e serve para garantir aderência entre a alvenaria e a próxima camada;
  • o emboço tem como função vedar, regularizar e proteger a base contra agentes nocivos. A espessura varia entre 1,5cm a 2cm nas áreas internas e 3cm a 4cm nas superfícies externas;
  • o reboco é aplicado após a cura do emboço e serve para dar acabamento final à parede. Também chamada massa fina, essa camada costuma espessura entre 5mm e 2cm e mantém a base lisa e pouco porosa — condição ideal para o recebimento de pintura e outros revestimentos.

Providencie bons equipamentos e materiais de qualidade

Na reforma da casa é importante contar com materiais de qualidade e equipamentos específicos

Como todas as etapas de obra, o reboco deve ser executado com materiais de qualidade e equipamentos específicos. Eles são necessários para melhorar a qualidade do serviço, aumentar sua produtividade e garantir o visual homogêneo da superfície.

Abaixo listamos as principais ferramentas e quando elas são utilizadas:

  • colher de pedreiro: usada para mexer e trabalhar com a argamassa;
  • desempenadeira lisa: utilizada para dar acabamento ao reboco;
  • régua de alumínio de 2m: usada na conferência de planicidade da parede;
  • prumo: usado para conferir o prumo de paredes;
  • esponja macia: usada para dar acabamento à superfície;
  • trincha: utilizada para umedecer as superfícies;
  • recipiente plástico: utilizado para misturar a argamassa.

Respeite os prazos técnicos de cada etapa. Antes de rebocar parede, é necessário que os processos de chapisco e emboço já tenham sido finalizados. Para que o revestimento exerça sua função corretamente, é muito importante que os prazos entre as etapas de execução do revestimento sejam respeitados.

As informações abaixo mostram os prazos mínimos entre cada uma das etapas.

  • emboço: 3 dias após chapisco;
  • assentamento das placas cerâmicas COM cal: 21 dias após emboço;
  • assentamento das placas cerâmicas SEM cal: 14 dias após emboço;
  • rejuntamento das juntas de assentamento: 3 dias após assentamento;
  • tratamento das juntas de movimentação com selante: 7 dias após assentamento.

Passo a passo de como rebocar parede

Com tudo que foi dito até aqui em mente, chegou a hora do nosso passo a passo de como rebocar parede, para que você possa avançar na reforma da sua casa.

Antes de começar a colocar a mão na massa (literalmente), nós precisamos sentar e fazer alguns cálculos para saber a quantidade de material necessário para o trabalho. Para isso, devemos saber como calcular o traço para esse projeto.

Como calcular o traço do reboco

Traço é a unidade de massa de reboco usada para a construção. Normalmente, ele é composto pela proporção 1:2:6 (1 saco de cimento com 60ml de aditivo, 2 sacos de cal fina e 6 latas de 18l de areia) para paredes internas, e 1:2:4 para externas, mas alguns profissionais usam outras fórmulas para o trabalho.

Essa quantidade de traço é o suficiente para cobrir 0,15m³ de parede. Esses são os números base que usaremos para o cálculo da quantidade de material para nosso reboco.

O primeiro passo é medir a parede que você vai rebocar e calcular o metro cúbico do seu reboco. Considerando que sua parede é retangular (ou quadrada), a fórmula é simples:

  • M³ = altura x comprimento x profundidade.

Aplicando a massa na parede e avançando na reforma da sua casa

No caso, o reboco deve ter espessura mínima (profundidade) de 5mm e máxima de 2cm. A altura e o comprimento são de acordo com a sua parede. A seguir, você deverá dividir o resultado dessa fórmula por 0,15 para obter a quantidade de traços necessários para o seu projeto. Vamos ver um exemplo para solidificar o conhecimento.

Imagine que a sua parede tem 5 metros de comprimento e 3 de altura. Com os 2cm de espessura do reboco, a fórmula fica assim:

  • m³ = 3 X 5 X 0,02;
  • m³ = 0,3.

Ou seja, nossa parede tem 0,3m³. Considerando que cada traço cobre 0,15m³, precisamos de 2 traços para a produção do nosso reboco (2 sacos de cimento com 120ml de aditivo, 4 sacos de cal fina e 12 latas de 18l de areia).

Já se você quiser fazer um reboco com apenas 5mm de espessura — pode ser o suficiente, se seu emboço já tiver os 2cm e for impermeabilizado —, a fórmula seria a seguinte:

  • m³ = 3 x 5 x 0,005;
  • m³ = 0,075.

Dividindo o valor por 0,15, chegamos a 0,5, ou seja, meio traço. Usaríamos somente metade das medidas citadas antes para um reboco dessa espessura.

Como aplicar o reboco na parede

rebocar parede

Usando a massa para rebocar a parede

Com o material em mãos, a primeira coisa que devemos fazer é preparar a massa. Por isso, coloque todos os ingredientes no chão e misture-os muito bem com uma enxada, até ficar bem homogêneo.

Nós ainda precisaremos colocar água nessa mistura antes dela ser aplicada na parede, mas não devemos fazer isso com todo o traço de uma vez. Isso acontece porque não sabemos quanto tempo vamos levar para rebocar a parede e a massa pode secar no chão, desperdiçando o material. Por isso, vá adicionando água aos poucos até a mistura ficar bem flexível à medida que vai usando a massa para rebocar.

Preparando a parede para receber o reboco

Com a mistura pronta, você deve preparar a parede para que possamos aplicar o reboco. Para isso, comece montando as mestras.

Mestras são guias visuais para você saber a quantidade de massa a aplicar em cada região na parede. Para montá-las, comece colocando um pouco de reboco na parte de cima da parede e aplique um pedacinho de azulejo ou piso disponível, apenas para marcar. Cuide para que essa mestra tenha exatamente a espessura escolhida (de 5mm a 2cm).

Alinhada com a primeira mestra, mas na parte debaixo da parede, repita o processo e faça um segundo ponto ali, novamente colocando um pouco de reboco e um pedaço de azulejo para marcar, quando tiver terminado, você terá uma carreira de mestras.

Dependendo do tamanho da sua parede e da sua régua para fazer o sarrafeamento, você pode precisar de duas ou mais carreira de mestras. O normal é colocar duas, mas talvez você precise de mais para ir se guiando visualmente em relação à quantidade de massa que vai aplicar.

Com as carreiras de mestras montadas, é hora de preenchê-las. Para isso, aplique o reboco na vertical entre uma mestra e a outra. A ideia é que fique como um desenho de uma linha na parede, que será seu guia. Deixe o reboco descansar entre meia e uma hora para perder a umidade e use a régua para fazer o nivelamento daquela parte. Repita o processo nas outras carreiras e a sua parede estará pronta para receber o reboco.

Aplicando o reboco

rebocar parede

Aplicando a massa corrida na parede

Com isso feito, é hora de colocar o reboco na parede. O processo é simples: coloque uma quantidade de massa na desempenadeira e, com a colher de pedreiro, arremesse-a na parede, tentando manter mais ou menos a espessura. Repita o processo até cobrir a parede inteira com o reboco.

Depois disso, deixe a massa descansar entre meia hora e uma hora. Se você não fizer isso antes de sarrafear o reboco, ele perderá elasticidade e poderá rachar com o tempo.

Passado o tempo, use sua régua de pedreiro para fazer o sarrafeamento, passando o instrumento na parede para tirar o excesso de massa e manter a espessura escolhida.

Preste atenção se alguma região ficou com o reboco um pouco mais fundo ou se a parede ficou com sulcos. Se for o caso, aplique o reboco novamente nessas partes (use a desempenadeira para alinhar mais facilmente), espere descansar e passe a régua novamente.

Finalizando a aplicação do reboco

Quando estiver satisfeito e o reboco não apresentar barrigas ou sulcos, é hora de finalizar o trabalho. Jogue algumas gotas de água numa região e passe a desempenadeira em movimentos circulares. Repita o processo na parede inteira e espere secar.

Depois, finalize passando uma esponja grande e molhada na parede inteira, novamente em movimentos circulares, para dar melhor acabamento e tirar a areia da superfície. Quando terminar este passo, sua parede está pronta para receber o revestimento que você quiser, seja uma tinta, um porcelanato ou uma cerâmica.

Seguindo nosso tutorial de como rebocar parede, respeitando todas as etapas na ordem apresentada e o tempo certo entre cada trabalho, não há motivo para que você não consiga finalizar as paredes da sua casa. Esses cuidados são fundamentais em qualquer serviço para reforma ou construção de novos ambientes.

Se você gostou deste post e acredita que ele poderá ajudar outras pessoas, compartilhe-o nas suas principais redes sociais!