Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

7 etapas de uma obra para organizar e monitorar

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Monitorar uma reforma ou construção não é tarefa fácil, mas não necessariamente as obras residenciais precisam significar estresse ou saldo no vermelho. Basta seguir corretamente as etapas de uma obra, baseando-se em um planejamento adequado e em um orçamento bem-definido.

Para ajudá-lo nessa tarefa, preparamos este post, que é um verdadeiro guia das construções residenciais. Vamos apresentar as sete etapas básicas de uma obra e no que consiste cada uma delas. Assim, você garante que o serviço será de qualidade e sem desperdícios. Acompanhe!

1. Planejamento

O planejamento é a palavra de ordem sempre que estamos lidando com projetos complexos ou de grandes dimensões. Quando falamos em construções, não poderia ser diferente.

Nesse caso, planejar-se inclui estudar e esboçar toda a parte documental da edificação, passando pela elaboração da planta, do projeto arquitetônico, elétrico, hidráulico e os demais planos necessários à estruturação do imóvel.

Para você ter uma ideia da importância da etapa do planejamento, considere o transtorno que seria, por exemplo, levantar as paredes de um cômodo e só depois pensar em uma maneira de aproveitar melhor o ambiente. Deu dor de cabeça só de imaginar a situação, não é mesmo?

Por isso, é fundamental estabelecer tudo com antecedência, além de considerar questões como as condições climáticas para a realização das tarefas, o tempo hábil disponível, as tendências de decoração e a documentação do imóvel junto à prefeitura ou demais órgãos competentes.

2. Orçamento

Se o planejamento é a fase primordial das obras residenciais, podemos dizer que o orçamento é um dos pilares que sustenta essa etapa. Afinal, é impossível planejar bem uma obra sem definir o orçamento disponível, concorda?

Portanto, antes de executar qualquer tarefa, estude o seu orçamento e decida exatamente o que você pode gastar e como deseja fazê-lo. Desse modo, será muito mais fácil garantir o melhor custo-benefício no momento da compra dos materiais e contratação da mão de obra.

Procure estabelecer também o custo total do projeto, mesmo que as tarefas sejam realizadas aos poucos. Isso é importante porque ajuda a definir melhor o cronograma, indicando, por exemplo, quais tarefas devem ser priorizadas.

3. Estrutura

Falar em estrutura significa falar em sustentação e estabilidade do imóvel. Por isso, todo cuidado é pouco, pois uma estrutura malfeita pode comprometer todo o trabalho final.

Conte com profissionais competentes e capacitados para evitar erros, considerando aspectos como peso, nivelação, vento, sobrecargas e quaisquer outros critérios que possam interferir na estruturação. Basicamente, a estrutura de uma construção é formada pelos seguintes componentes:

3.1. Fundação

A fundação é responsável por transmitir as cargas da obra ao solo. Essa estrutura é projetada considerando o nível de carga que a edificação vai receber e o tipo de solo onde será elevada.

3.2. Pilares

Os pilares são responsáveis por transmitir as cargas das vigas e das lajes para as fundações da estrutura. Geralmente, denomina-se como “pilar” o componente de formato quadrado ou retangular, e como “coluna” o componente de forma cilíndrica.

3.3. Vigas

As vigas estão acima dos pilares, em posição horizontal. São as estruturas capazes de transferir o peso da laje e dos demais componentes para os pilares, reforçando a obra como um todo.

3.4. Lajes

A laje é um pavimento de superfície plana e horizontal no teto da construção. Ela recebe diretamente as cargas do projeto, transferindo-as para as vigas e para as demais estruturas da obra.

4. Alvenaria

Normalmente, a fase da alvenaria pode ser convencional ou estrutural. A etapa convencional é executada em concreto armado, tendo como principais funções a vedação e o levantamento das paredes que vão separar os cômodos.

A alvenaria estrutural, por sua vez, é a própria estrutura básica da construção, que dispensa armações de ferro e aço. Essa etapa utiliza as medidas-padrão de cada elemento da obra para compor a vedação, sustentação e projeção dos ambientes.

É na fase da alvenaria que costumamos perceber melhor o desenvolvimento e o avanço da edificação, conforme a colocação da laje e o levantamento das paredes.

5. Cobertura

A etapa da cobertura também é primordial ao considerarmos sua função de proteger a obra da ação das águas pluviais, ventos, sol e demais intempéries climáticas que possam deteriorar o imóvel.

Além disso, é também nesse estágio que o conforto termoacústico da edificação é planejado. Via de regra, as subetapas fundamentais dessa fase englobam o telhamento e o desenvolvimento do sistema de captação e condução da água.

6. Acabamento

Ao chegar nessa etapa, você provavelmente estará bastante satisfeito com o andamento e a evolução da obra. Afinal, toda a estrutura do imóvel já vai estar pronta. Aí, basta concentrar-se na melhor fase: o acabamento.

Esse momento engloba a realização de diversos serviços que darão o “tom” do imóvel, como o assentamento de pisos, azulejos e demais revestimentos; pintura de teto e paredes; passagem de fiação; instalação das peças elétricas e hidráulicas, entre outros pormenores da obra.

Sendo assim, podemos resumir a parte do acabamento como uma fase de detalhes. Por isso, é preciso estar bastante atento para não errar nas escolhas. Pense com carinho no design e na composição que você quer para os ambientes da sua casa.

Só depois disso escolha os revestimentos mais adequados aos cômodos, considerando as especificidades de cada área — interna, externa, úmida etc. Além disso, nessa etapa é imprescindível contar com lojas especializadas para encontrar materiais de alto padrão e procedência garantidas.

Revestimento Amendola, Pointer. Material clean, elegante e que traz aconchego em interpretações de um designer artesão

7. Fornecedores

Para além das lojas especializadas nos materiais de construção e acabamentos, também é essencial ter atenção aos fornecedores e profissionais envolvidos na obra. Até porque a confiança deve vir antes de tudo, certo?

Por isso, esteja certo de que está contratando profissionais capacitados e fornecedores reconhecidos no ramo. Para facilitar, você pode pedir indicações a pessoas próximas e contar com o auxílio de um arquiteto para gerir as etapas básicas do projeto.

Seguindo esse percurso, vai ser moleza organizar e monitorar todas as fases da obra com muita precisão, segurança e qualidade. Isso tudo sem abrir mão do bom gosto, sofisticação e economia.

Gostou de aprender quais são as etapas de uma obra? Então aproveite e siga nosso Facebook e Instagram para acompanhar o que há de melhor no universo dos revestimentos!

#VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida