Área gourmet pequena: dicas para decorar e otimizar o espaço

Um espaço para receber e reunir a família, se confraternizar e aproveitar os momentos de lazer. Quem não deseja isso, não é mesmo? Mas se você tem uma área gourmet pequena não precisa se desesperar.

Com algumas dicas e truques de decoração é possível tornar esse espaço mais amplo e aconchegante. Quer saber mais? Então confira as dicas que a Pointer separou!

Como decorar uma área gourmet pequena?

Um bom projeto decorativo é fundamental para quem tem uma área gourmet pequena. Além de deixar o ambiente mais estiloso, você ganha um ponto extra: otimiza o espaço.

O que isso significa? Fazer com que sua área pareça maior e também fique mais funcional, trazendo facilidade na hora de receber e aproveitar os benefícios desse espaço.

Curtiu a ideia? Então veja as dicas mais importantes!

Entenda suas necessidades e o tamanho do seu espaço

Antes de tomar qualquer decisão decorativa, avalie o tamanho disponível e pense nos usos que você fará da área. Assim será mais fácil definir o layout adequado, o posicionamento dos móveis e eletrodomésticos e questões práticas.

Entenda o layout que melhor funciona para sua área gourmet. Assim, será mais fácil definir o tamanho e a disposição dos móveis

Entenda se você pretende usar essa área apenas para receber visita ou se irá integrá-la à sua sala de estar, jantar ou cozinha. Pense, ainda, se a área gourmet será apenas voltada à alimentação ou se você quer aproveitar para criar um cantinho de meditação, por exemplo.

Em relação ao layout, se a sua área gourmet é comprida, é possível, sim, criar mais de um ambiente. Por exemplo, usando mesa, cadeiras e banquetas próximas à churrasqueira e com poltronas e pufes para uma área mais relax.

As áreas gourmet com balcão podem aproveitar esse item como espaço extra para servir. Basta adicionar algumas banquetas mais altas.

Defina um estilo

Depois de entender as possibilidades e o uso da sua área gourmet pequena, é hora de avaliar o estilo que melhor se adapta a ela.

Caso a ideia seja integrar a área gourmet com algum espaço interno, é preciso que os dois estilos tenham complementaridade. Dessa forma, você cria a sensação de continuidade.

Se esse não for o caso, você pode decorar o espaço externo com um estilo diferente. Só tente criar alguma unidade. Por exemplo, usando uma cor ou estampa que se repete, ou algum material. Assim sua decoração ficará mais harmônica.

Atenção ao tamanho dos móveis e eletrodomésticos

Nada pior do que uma área gourmet pequena e entulhada, que os convidados não conseguem nem se movimentar, não é?

Por isso, uma das principais dicas é ter cuidado com o tamanho dos móveis e eletrodomésticos. Eles devem ser compatíveis com as metragens do seu espaço.

Se você perceber que ficará apertada, que tal trocar a geladeira por um frigobar? Existem modelos bem charmosos que podem até ser o destaque da sua decoração.

A mesa é um dos pontos que merece destaque, já que ela é a que ocupa mais espaço. Em geral, os modelos estreitos e compridos são ideais para quem costuma receber muitas pessoas. Outra ideia é investir em mesas dobráveis que podem ser guardadas quando não forem usadas.

Caso o número de convidados não seja muito grande, vale a pena optar por uma mesa redonda. O formato ajuda a otimizar o espaço e comporta uma boa quantidade de cadeiras, além de aproximar as pessoas.

Atenção à escolha dos móveis. A mesa redonda é uma excelente alternativa para não ocupar muito espaço. Na imagem, piso com revestimento Piasentina Cinza, da Pointer

Para as áreas gourmet com balcão, é possível aproveitá-lo para substituir a mesa. Complemente com banquetas altas para o balcão e bancos, cadeiras e pufes confortáveis para o restante dos convidados.

Os bancos também precisam ser mais estreitos, para não atrapalharem a circulação. No caso das cadeiras, prefira os modelos sem braços, que ocupam menos espaço.

E, claro, não se esqueça de analisar os materiais dos móveis, que precisam ser resistentes para a área externa.

Se for usar estofados, prefira os tecidos impermeáveis, como Acquablock ou equivalente.

Outros materiais interessantes são madeira maciça e tratada, fibra sintética ou natural, metal e plástico.

Aproveite as paredes

A verticalidade é indispensável para quem deseja decorar com sabedoria uma área gourmet pequena. Nesse caso, estamos falando do poder das paredes!

Nelas, você poderá usar nichos e prateleiras para colocar eletrodomésticos, louças e objetos decorativos. Também é possível montar um belo jardim vertical, para adicionar um toque de natureza ao ambiente.

Escolha bem os revestimentos e as cores

A escolha do revestimento é uma parte que deve ser feita com muito cuidado na sua área gourmet pequena. Lembre-se que esse espaço tem uma grande tendência a sujar, porque você irá cozinhar, receber pessoas, etc.

Por isso, opte por um revestimento que seja fácil de limpar e manter. As cerâmicas são ótimas alternativas. Já que elas são resistentes às intempéries, não mancham com facilidade, podem receber água e são muito simples de manter.

Elas podem ser usadas em pisos e paredes. Aliás, vale a pena revestir as paredes da pia, do cooktop e da churrasqueira, já que essa área ficará mais suscetível a respingos de gordura, água, bebidas e outros. Dessa forma, você irá proteger suas paredes.

Os revestimentos tornam o espaço mais aconchegante e fácil de manter. Na imagem, Duomo Troppo no piso e Pietra di Basalto Platina nas paredes

As cerâmicas ainda têm a vantagem de recriarem de maneira fidedigna diversos outros tipos de revestimentos.

Por exemplo, se você sonha em ter um piso de madeira na sua área gourmet pequena, existem cerâmicas que recriam diversos tipos de madeira. Assim como há opções que imitam mármore, granilite e muitos outros materiais.

Para fazer com que o espaço pareça maior, opte por revestimentos claros e com poucos desenhos, evitando deixar o espaço sobrecarregado.

Escolha bem os revestimentos de paredes, para decorar e proteger áreas importantes, como a pia. Na imagem, backsplash com Sacra Beige

Caso queira criar um ponto de destaque em alguma parede com um revestimento diferenciado, cuidado com as estampas que escolhe. Prefira aquelas com fundo neutro e que não pesem visualmente.

Para as áreas que serão integradas, é importante que o piso traga a sensação de continuidade. Então, tente escolher uma linha próxima para trazer unidade.

Pense na iluminação

A iluminação é fundamental para gerar amplitude fazendo com que sua área gourmet pequena pareça mais ampla e agradável.

Durante o dia, a iluminação natural deve ser valorizada. Para a noite, invista em uma iluminação difusa e acolhedora.

Além da iluminação central com o lustre no teto, adicione outros pontos de luz, como fitas de LED, pendentes sobre a bancada da cozinha, arandelas, entre outros. Nesses itens, prefira lâmpadas amarelas, que trazem aconchego. Nos locais onde for manusear facas e alimentos, opte por lâmpadas brancas.

Use vasos e outros detalhes decorativos para tornar seu espaço mais aconchegante. A ideia foi composta com revestimento E-Motion Wood nas paredes

Use objetos decorativos

Não se esqueça de finalizar sua decoração usando diferentes objetos e detalhes complementares. A principal dica em áreas gourmet pequenas é preferir objetos úteis ou peças suspensas, para não ocuparem espaço.

Por exemplo, quadrinhos e placas decorativas nas paredes, vasos de plantas, fotografias emolduradas, letreiro neon, entre outros.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu que, mesmo tendo uma área gourmet pequena, com alguns truques decorativos é possível deixá-la aconchegante e funcional.

Essas dicas são válidas tanto para a área gourmet pequena com churrasqueira como para outros projetos de área gourmet pequena.

Curtiu nossas ideias? Então siga a Pointer no Instagram para mais inspirações incríveis!