Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Tudo sobre varanda integrada

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Integrar a varanda é uma excelente opção para apartamentos. Com os apês cada vez menores e as varandas cada vez maiores, faz sentido fechar a varanda com vidro e aproveitar mais esse espaço. Essa é uma tendência da arquitetura de interiores, representando uma possibilidade extra de uso do espaço, deixando os apartamentos maiores e mais funcionais.

A varanda integrada pode aumentar a área da cozinha ou da sala. Também pode virar a sala de jantar. Se você mora em um apartamento com varanda, que tal integrá-la? Veja as dicas e ideias que separamos.

A varanda integrada permite adicionar mais espaço e até criar novos ambientes para sua casa, como essa inspiração de cozinha com Zebra Cinza no piso e detalhes em E-Motion Wood

O que é varanda integrada?

O termo é usado quando a varanda é apropriada por outro ambiente. Assim, é possível que tenham de ser feitas algumas modificações estruturais, como a retirada das portas divisórias ou de paredes, dependendo da configuração do imóvel. 

Ainda é preciso pensar na instalação de uma cortina de vidro ou outro tipo de envidraçamento, fechando a abertura da varanda. A principal vantagem, sem dúvida, é o ganho de amplitude dos ambientes internos.

Como aproveitar melhor a varanda integrada?

A varanda pode ser integrada com diferentes espaços, dependendo da configuração do imóvel e dos seus desejos para os interiores. Vamos ver algumas inspirações?

Varanda integrada com a sala de estar

Integrar a varanda com a sala de estar é uma maneira de aumentar a área social. Com essa ampliação, é possível incluir um sofá maior, ter um painel com uma TV mais ampla e garantir espaço de circulação para sua família e para receber suas visitas com mais conforto.

A integração da varanda com a sala de estar traz ainda mais conforto para o coração da casa, especialmente com o revestimento Traventino Roma Bege

No projeto acima, a varanda foi totalmente integrada, deixando de ser varanda para ampliar a sala. Porém, claro, você pode aproveitar a luminosidade para cultivar plantas em vasos. 

Mas não se esqueça da cortina! Especialmente caso a sala de estar seja, também, de TV. Nesse caso ela deverá cobrir todo o envidraçamento da varanda, trazendo mais conforto térmico para o uso do novo espaço e filtrando a grande luminosidade natural que entrará durante o dia.

Varanda integrada com a cozinha

Se em vez de uma cozinha básica você sonha com uma área gourmet, com certeza integrar a varanda é uma boa opção. Essa é uma ótima ideia para quem adora receber visitas. Veja no exemplo abaixo como a varanda recebeu um banco.

A varanda integrada à cozinha traz mais amplitude e espaço para cozinhar e receber. Nesse projeto, os revestimentos criam unidade visual, com Ibérica Natural na parede e Pietra di Basalto Platina no piso

A vantagem é que você poderá ter uma cozinha maior, com mais espaço de bancada, podendo até criar um bar ou um canto do café, para receber suas visitas com estilo e sofisticação.

Sala de jantar na varanda

Outra possibilidade bem bacana é aproveitar a varanda para criar uma sala de jantar. Se falta espaço na sala ou na cozinha para uma mesa, talvez na varanda você consiga encaixar o móvel. E o melhor é que você poderá desfrutar das suas refeições com uma bela vista!

Caso não queira uma integração total, você pode manter as portas para trazer mais privacidade, e garantir a sensação de continuidade com o mesmo piso nos ambientes. No projeto, Ilhéus Canela, da linha Tropicália

No projeto acima, vemos que a integração da varanda pode inclusive manter uma divisão com porta de vidro. Apesar da divisória, a unidade visual se dá pela transparência e pelo mesmo piso, Ilhéus Canela, da linha Tropicália

Além dessa ideia, você pode usar a varanda como outros ambientes, por exemplo, criando um home office, um espaço para se exercitar ou outras demandas da sua família, adicionando um ambiente extra a sua casa.

Quais as dicas para integrar a varanda?

Além de definir quais espaços deseja integrar e com quais objetivos e funções, existem outras dicas técnicas que são muito importantes. Veja quais são elas.

Nivelamento do piso

Esse é um dos principais segredos para conseguir uma varanda integrada. É uma etapa imprescindível, já que, normalmente, o piso da varanda é mais baixo que o do resto do apartamento, criando um degrau.

Ao fazer o nivelamento, você traz essa sensação de continuidade para o olhar e, claro, evita acidentes. A melhor maneira de fazer isso é retirando os pisos originais. Assim, o seu acabamento ficará perfeito. Não se esqueça que também será preciso remover os caixilhos e as portas.

Vale destacar que o revestimento cerâmico é a melhor opção para as varandas, afinal ele é resistente e prático de manter. Além disso, mesmo se a varanda for aberta e pegar chuva, não tem problema, porque a cerâmica é resistente a àgua e não desbota com o sol.

A varanda integrada também pode funcionar como um ambiente multiuso, como esse cantinho do café, ainda mais charmoso com o uso de Zebra Cinza no piso e parede

Envidraçamento da varanda

Para trazer conforto térmico e privacidade, envidraçar a varanda com uma cortina de vidro é fundamental. Porém, é preciso conferir se o seu condomínio permite essa alteração na fachada (e qual tipo de envidraçamento foi aprovada em assembleia).

Os tipos mais comuns de cortina de vidro são:

  • Sistema Europeu: permite a abertura total do vão e se adapta a qualquer tipo de varanda. As folhas de vidro são alinhadas em um trilho único e são manipuladas por um pivô central. Para abrir, as folhas têm um giro de 90 graus e se recolhem totalmente em um dos cantos. É o modelo mais usado.
  • Sistema Stanley: é proporcional ao tamanho do vão. São adicionados trilhos por onde as folhas de vidro correm. A abertura é quase completa, com as folhas recolhidas atrás de um painel fixo.
  • Sistema Versatik: esse sistema funciona como uma ampla janela, com as duas laterais fixas. As folhas centrais se movimentam em um único trilho.

Parte estrutural

Não basta apenas nivelar o piso e fechar a varanda com vidro. É essencial que seja feito um estudo técnico para garantir que a varanda suportará o novo peso que ela receberá, com os móveis e o uso constante.

Nesse caso, é indispensável a presença de um arquiteto ou engenheiro. Você também deverá consultar o regulamento do condomínio e conversar com o síndico. Nos documentos do prédio devem estar os limites de peso suportados pelas varandas.

Autorização do condomínio

Como a varanda integrada irá modificar vários pontos críticos, é muito importante que você tenha uma autorização do condomínio. Afinal, será preciso modificar a fachada (instalando a cortina de vidro) e garantir que a integração não afetará a parte estrutural do prédio. 

Nesse caso, você deverá questionar o síndico e seguir as regras estipuladas para o envidraçamento. Geralmente, os condomínios estipulam quais tipos de cortina de vidro podem ser feitas, os materiais e cores que podem ser usados e vários outros detalhes técnicos.

Também pode ser necessário realizar o licenciamento da obra. A obrigatoriedde desse processo depende muito de cada prefeitura (por isso é importante checar antecipadamente). De forma geral, será preciso solicitar Alvará de Obra na Secretaria Municipal de Urbanismo. 

Algumas prefeituras exigem documentos, como: ata da assembleia que aprovou a modificação na fachada e ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do profissional responsável pelo projeto e obra.

Unidade visual

Por fim, é claro, não se esqueça da importância da harmonia na decoração. Os revestimentos são cruciais nesse ponto. Na integração da varanda, escolha o mesmo piso para tudo. Assim, você terá essa sensação de continuidade. 

Agora que você já sabe tudo sobre varanda integrada, veja nosso conteúdo com dicas para criar espaços para receber em casa!