Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

As diferentes opções de revestimentos cerâmicos

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Na hora de escolher como revestir o piso ou a parede, é comum surgirem dúvidas. Afinal, com tantas opções de revestimentos cerâmicos, pode ser difícil entender as diferenças entre eles – e optar pelos melhores técnica e esteticamente.

Para te ajudar, montamos este conteúdo bastante didático, com todas as informações que você precisa.

Se você quiser entender melhor todas essas questões, nossa recomendação é assistir ao vídeo abaixo, produzido pela nossa equipe e com detalhes importantes para a hora de escolher o seu revestimento cerâmico.

O que são revestimentos cerâmicos?

O revestimento cerâmico é formado por duas camadas. A de cima é a que tem uma cobertura de esmalte. Já a camada de baixo é a base, formada por argila e outros compostos minerais.

A camada superior pode ter diferentes características, como: reprodução de materiais, relevo e acabamentos. A escolha dessa camada precisa considerar alguns pontos, como o seu desejo para o estilo do ambiente, o projeto e as características técnicas da área onde essa cerâmica será usada.

Quais as opções de revestimentos cerâmicos?

A camada de cima pode variar em relação a inúmeros pontos e eles devem ser analisados tanto considerando a estética (ou seja, o design e estilo decorativo), como as questões técnicas (pensando nas características do ambiente e no revestimento que trará mais segurança para o espaço).

Veja, a seguir, as principais opções da camada do esmalte:

Reprodução de materiais

O uso de tecnológicas impressoras de alta definição permite reproduzir placas cerâmicas com superfícies idênticas a vários materiais de origem natural. Por exemplo, mármores, cimentos, pedras, madeiras etc.

opções de revestimentos cerâmicos

As cerâmicas que reproduzem madeira são opções sustentáveis para decorar a casa, como Ibérica Design

Muitos desses materiais são difíceis e até raros de serem encontrados na natureza. Isso torna o uso do revestimento cerâmico uma opção mais acessível, além de sustentável, já que não é preciso desmatar nem explorar jazidas de minérios.

Relevo

Existem três opções de relevos para os revestimentos cerâmicos: lisos, com relevo e 3D.

opções de revestimentos cerâmicos

As superfícies lisas são uniformes em toda a peça, como Zebra Grafite, da linha Clássica

As superfícies lisas são aquelas uniformes em toda a peça. Ao tocar o revestimento, você sentirá uma peça lisa, independentemente do material que ela representa. Esse toque é comum nos revestimentos cerâmicos polidos, por exemplo, Zebra Grafite, da linha Clássica.

opções de revestimentos cerâmicos

A textura ajuda a deixar as peças ainda mais realistas, como Tear Branco, que traz a estética da fibra natural aquecendo os ambientes. Na parede, os relevos 3D Ondina Cinza e Ondina Oliva

Outra opção é a superfície de baixo relevo, ou textura, que acrescenta mais realidade à decoração. Em conjunto com uma boa impressão realizada no produto esmaltado, a textura cria um padrão que imita as características do material. Por exemplo, os sulcos de uma madeira ou as tramas de um tecido, como o lançamento Tear Branco.

opções de revestimentos cerâmicos

O revestimento 3D traz diferenciação a qualquer ambiente, como essa parede com Pedra Ferro, da linha Lazer. No piso, a reprodução de concreto Zeppelin Fall

Já os revestimentos com relevo 3D são tendência na arquitetura e decoração de paredes. Nesse caso, o relevo realmente se projeta para fora da superfície. Eles são protagonistas em diversos ambientes, criando um jogo de luz e sombra dependendo da iluminação usada.

Acabamentos

É possível optar entre acabamentos mate, brilhante, polido ou externo. Veja em detalhes.

Mate

Esse acabamento também é conhecido como acetinado, natural ou fosco. Ele é aquele acabamento que não brilha. É indicado para áreas internas secas ou molhadas, como banheiros e cozinhas, e também para áreas externas que tenham cobertura, como varandas.

O acabamento mate é ideal para revestimentos que reproduzem madeira ou pedra, como Piasentina Cinza.

opções de revestimentos cerâmicos

As cerâmicas esmaltadas com acabamento mate não têm brilho, como Piasentina Cinza

Brilhante

As cerâmicas brilhantes são as mais desejadas no mercado nordestino. O brilho das peças vem da aplicação de uma camada de esmalte brilhante. As opções de cerâmica com brilho dispersam mais a luz, deixando os ambientes onde são aplicadas ainda mais claros.

opções de revestimentos cerâmicos

As cerâmicas com brilho ajudam a compor a iluminação de ambientes. Uma opção é Infinita Bege

Polido

O acabamento polido é o que recebe um polimento mecânico. Esse processo proporciona um efeito estético semelhante ao cristal. É o acabamento ideal para a reprodução de mármores, como Vendome, da linha Clássica.

Sua indicação de uso é em áreas internas – quando no piso, apenas em ambientes secos, pois se torna muito escorregadia em contato com água.

opções de revestimentos cerâmicos

O acabamento polido tem um efeito estético parecido com o cristal, como Vendome, da linha Clássica

Externo

Esse acabamento também é conhecido como EXT ou antiderrapante. Ele não apresenta brilho e tem uma textura bem mais áspera. Por isso, proporciona mais aderência, o que reduz os riscos de escorregões e quedas. A aplicação é indicada para áreas externas.

opções de revestimentos cerâmicos

O acabamento antiderrapante é ideal para áreas externas, com esse espaço com Boulevard Street, da linha Lazer

Revestimento técnico

Os revestimentos técnicos são aqueles sem nenhuma camada de esmalte em sua superfície. É fácil identificar essa cerâmica, já que ela tem uma única cor da base ao topo da peça – ou dupla prensagem.

Essa cerâmica é a mais indicada para espaços com alta circulação de pessoas, pois apresenta uma grande resistência mecânica. Assim, é a opção ideal de revestimento para comércios, pátios, corredores em condomínios e shoppings. A Pointer não trabalha com cerâmicas técnicas.

Com todas essas dicas, ficou mais fácil escolher entre as diferentes opções de revestimentos cerâmicos, não é mesmo? Para continuar aprendendo, confira os vídeos da Pointer com inúmeras dicas sobre revestimentos!