Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Espaços para receber em casa: ambientes para acolher bem seus convidados

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

Com a vacinação contra Covid-19 avançando, receber em casa é novamente possível. E nada melhor do que reunir os amigos e os familiares para conversar e se divertir – agora nas festas de fim de ano, mas também em qualquer outro momento. Para isso, claro, é importante preparar a sua casa, deixando-a aconchegante para seus convidados.

Usando algumas dicas e truques de decoração, é possível transformar os espaços para receber em casa. Veja as inspirações que separamos!

Bar

Ter um barzinho em casa é uma excelente maneira de receber seus convidados com muito estilo, tornando as noites de conversa mais agradáveis. 

Mesmo quem tem pouco espaço pode investir nessa ideia, já que é possível montar um mini bar, usando um aparador ou outro móvel, como o carrinho de bebidas (que tem a vantagem de contar com rodízios e poder ser transportado para qualquer parte da casa).

Outra ideia é transformar as prateleiras da cozinha em bar, expondo taças e garrafas como objetos decorativos. No projeto abaixo, o bar ficou ainda mais sofisticado com o revestimento E-Motion Wood, da linha Tropicália, ao fundo.

espaços para receber em casa

Destaque suas garrafas de bebidas com um revestimento especial para a parede, como essa ideia com E-Motion Wood, da linha Tropicália. Zebra Cinza, da linha Clássica, no piso

O segredo para um bar bonito e funcional é a organização. Escolha as garrafas de bebida que sejam mais bonitas para deixar em evidência. Coloque suas melhores taças e copos à vista. Complemente com os acessórios que seus convidados precisam para preparar as bebidas.

Canto do café

Que tal receber os amigos para uma tarde agradável, com café e muita conversa boa? O cantinho do café é perfeito para isso. Nesse caso, são fundamentais poltronas confortáveis. Se não forem, você pode adicionar aconchego com almofadas.

A sugestão do projeto abaixo é um aparador com a máquina de café, as xícaras e quitutes. Use potes bonitos para incluir esses itens, assim como suas melhores louças. Esse nicho foi criado dentro da marcenaria planejada e foi valoriza com revestimento Heritage Beige Mer, da linha Clássica. Os armários permitem guardar mais louças e acessórios.

espaços para receber em casa

Qualquer ambiente pode ser transformado na área do café. Crie um destaque para a parede, usando revestimentos que recriam mármore, como Heritage Beige e Heritage Mer, da linha Clássica

Para quem tem pouco espaço, é possível montar um cantinho do café na cozinha, na sala de estar ou na sala de jantar. Não é preciso uma área muito grande, e você também pode usar um aparador ou uma mesinha lateral. Quem tem pouco espaço na bancada pode usar a criatividade, por exemplo pendurando as xícaras em ganchos na parede e organizando os demais itens em uma bandeja.

Cozinha gourmet

Quando falamos em espaços para receber em casa, sem dúvida a cozinha gourmet é uma das mais lembradas. Esse ambiente está super na moda! Normalmente, a cozinha gourmet tem integração com outros ambientes da casa, geralmente a sala de jantar e de estar. Assim, quem está cozinhando pode manter o contato com os convidados.

espaços para receber em casa

A cozinha gourmet em conceito aberto é a mais usada. E você pode destacá-la ainda mais com revestimentos diferenciados, como Jacquard Gray, da linha Zeppelin, na parede, e Nirvana Zen, da linha Graphic, no piso

Em apartamentos, é possível aproveitar a área da varanda para criar um espaço gourmet. Quem mora em uma casa, pode transformar a área externa.

Para que esse espaço fique charmoso, atenção aos detalhes, como locais para os convidados se sentarem e, claro, a escolha adequada de revestimentos. Uma parede que aposte em um revestimento com relevos, como Jacquard Gray, da linha Zeppelin, é garantia de criar um ponto de destaque no local.

Sala de estar

Chegamos a boa e velha sala de estar. Sem dúvida, é a parte mais social da casa. Um bom sofá, poltronas e mesinhas laterais ou uma mesa central para apoiar os copos e bandejas são indispensáveis para receber bem nesse ambiente. 

Quem tem pouco espaço pode investir em outras soluções, como pufes e até futtons, para que os convidados possam se sentar, criando um ambiente mais intimista e descontraído.

espaços para receber em casa

A sala de estar é a área mais social da casa e pode ficar ainda mais refinada com revestimentos que recriam mármore, como Zebra Grafite, da linha Clássica

Um piso mais decoratico, com personalidade, como Zebra Grafite, da linha Clássica, completa o ambiente.

Sala de jantar

A sala de jantar é outro ótimo espaço para receber em casa. Afinal, nada mais gostoso do que reunir os amigos e familiares em torno da mesa, servindo pratos deliciosos regados a uma ótima conversa, certo?

Atualmente, a sala de jantar costuma ser integrada com a sala de estar, cozinha ou área gourmet. Porém, o ambiente é mais sofisticado quando delimitado, criando a sensação de exclusividade. 

espaços para receber em casa

Transforme a sua sala de jantar criando uma parede de destaque, como Quasar Sol

Na sala de jantar, a protagonista é a mesa. Os modelos redondos ou ovais ocupam menos espaço e acomodam mais pessoas, sendo ideais para salas pequenas. Garanta que haja assentos para todos. Além das cadeiras tradicionais, você pode improvisar usando bancos.

Por fim, não se esqueça da iluminação. O ideal é que ela seja mista, com luz indireta sobre o tampo a uma altura de 75 a 90 cm. Finalize com a mesa posta, escolhendo cuidadosamente as louças, toalhas, jogos americanos, copos, talheres e outros utensílios.

Terraço

O terraço é um excelente ambiente para receber as visitas. Afinal, nada mais gostoso do que essa sensação de “ar livre” e liberdade, permitindo que todos se divirtam com mais espaço. Ainda mais caso esse espaço seja voltada para uma linda vista.

Como essa é uma área bastante social, você pode complementá-la incluindo sofá e outros móveis para área externa. Escolha mobiliário com proteção contra sol e chuva. Não se esqueça dos vasos de plantas, que ajudam a trazer aconchego e essa sensação de natureza.

espaços para receber em casa

O terraço pode ficar ainda mais agradável com os móveis e os revestimentos certos, como essa inspiração com piso Nirvana, da Linha Graphic, e parede Boulevard, da linha Lazer

E, então, com essas dicas ficou mais fácil transformar os espaços para receber em casa? Se quer deixar sua casa ainda mais diferenciada, que tal conhecer a tendência Me is We? Ela é uma das principais apostas da decoração para 2022 e capaz de deixar seus ambientes ainda mais diferenciados!