Blog Pointer Revestimentos Cerâmicos
Main Navigation
Search Button
Site Pointer
Close Menu

Saiba como proteger sua casa do sol em dias quentes de verão

Dicas Pointer
Autor: Pointer - Data:

“Moro num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza!” Sim, a gente concorda que morar em um país tropical é mesmo uma bênção divina! Porém, junto desse privilégio, vem também a preocupação de como proteger casa do sol, principalmente nas regiões mais quentes do Brasil, como o litoral nordestino.

Essa tarefa pode até parecer complicada à primeira vista, sobretudo naqueles dias em que o termômetro beira os 40º. Mas saiba que com truques simples — alguns pensados desde o momento de projetar a obra— fica muito fácil garantir o conforto térmico na casa.

Quer saber qual é o segredo? Então, acompanhe este post com 5 dicas infalíveis para combater o calor excessivo e garantir o frescor da sua casa em grande estilo!

1. Observe os locais de maior incidência solar

No momento de projetar a arquitetura da casa, pense bem no posicionamento das estruturas. É importante que a fachada do imóvel esteja de frente para as faces norte ou nordeste geográficos, recebendo sol de maneira indireta. Assim, os raios solares não ficarão concentrados em uma só região, como acontece no caso de fachadas voltadas para o oeste, que recebem incidência solar direta.

Outro aspecto a se observar ainda no momento da construção é o tipo de telhado: telhas mais claras garantem menor absorção dos raios solares, fazendo com que o interior da casa se mantenha mais fresco.

2. Invista em paredes com proteção térmica

Uma excelente dica para combater as ilhas de calor é revestir internamente — e, se possível, externamente — as paredes que recebem mais incidência solar. Isso porque paredes de maior espessura isolam melhor a temperatura externa, mantendo o interior mais arejado.

Para aliar design e conforto, uma boa alternativa é optar por paredes de bloco cerâmico. Esses blocos são perfurados e têm menos massa. Consequentemente, acumulam menos calor.

3. Utilize aditivos plastificantes na obra

Os aditivos plastificantes atuam como compostos orgânicos na preparação de argamassas para reduzir a porosidade do concreto, diminuindo, assim, o acúmulo de calor no interior da peça. Mas como isso acontece?

Sobretudo em estruturas de grandes concretagens, o calor liberado pelas reações de hidratação do cimento se acumula no interior da peça, elevando a temperatura do concreto. O aditivo plastificante atua, então, de modo a controlar o aquecimento proveniente dessa reação, o que contribui para manter a superfície mais fria.

4. Aposte na tintura refletiva

Esse tipo de tinta ainda é uma novidade no mercado, mas parece que chegou para ficar! Funciona assim: a tintura reflexiva é utilizada nos telhados das construções para barrar a alta concentração dos raios solares no teto.

Por ser composta por milhares de microesferas cheias de ar, a tinta reflexiva consegue refletir a maioria dos raios solares, diminuindo consideravelmente o aquecimento interno e os altos gastos com refrigeração, como com o ar-condicionado. É ou não é uma solução moderna, tecnológica e sustentável para sua casa?

5. Escolha revestimentos frios

Uma maneira muito simples, porém bastante eficaz, para proteger sua casa do sol é escolher revestimentos frios. Pisos de cerâmica e porcelanato são perfeitos nessa situação!

Resistentes, fáceis de limpar e versáteis para combinar, tanto as peças em cerâmica quanto as em porcelanato têm tudo a ver com conforto térmico, praticidade e sofisticação para a sua casa.

A diferença entre as duas peças está no processo de fabricação, pois a composição do porcelanato é um pouco mais complexa em comparação à da cerâmica, o que o torna ainda mais durável. As cerâmicas, por sua vez, são peças mais delicadas, além de apresentarem diversas padronagens, que ajudam a compor um belo design de interiores para a residência.

E não se esqueça: plantas e jardins também ajudam a manter a casa fresca, valorizam a decoração e são um verdadeiro descanso para o olhar.

Anotou tudo? Agora é só colocar essas dicas para proteger casa do sol em prática e garantir um ambiente fresco e arejado, seja qual for a temperatura do lado de fora. Quer ficar por dentro de mais conteúdos interessantes? Siga as nossas redes sociais: estamos no Instagram e no Facebook! #VivaSuaCasa #DesignDemocrático #DicaPointer #Decoração #MaisDesignEmSuaVida